INDRA cria parceria para auxiliar as deslocações de pessoas com mobilidade reduzida

 

Indra associa-se à Fundação Adecco e à Universidade de Málaga para a criação de uma cátedra dedicada à melhoria da mobilidade nas Smart Cities.

 

Primeiro projeto vai criar solução para localização e orientação de pessoas com mobilidade reduzida.

 

Objetivo final é criar uma plataforma que permita o desenvolvimento de aplicações que contribuam para a eliminação de barreiras nas urbes do futuro.

 

A Indra associou-se à Fundação Adecco e à Universidade de Málaga para a criação de uma cátedra dedicada à melhoria da mobilidade nas Smart Cities. Com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que facilitem o acesso à tecnologia e a integração social e laboral dos portadores de deficiências motoras, esta é a décima oitava disciplina – nona no campo das Tecnologias Acessíveis – que a multinacional põe em prática no âmbito das suas políticas de Responsabilidade Social.

 

O primeiro projeto desta cátedra será a criação de uma solução que permita localizar e orientar as pessoas com mobilidade reduzida. A partir desta solução vai ser possível analisar o potencial e a viabilidade de aplicações que facilitem o dia-a-dia dos portadores de deficiência recorrendo à tecnologia das cidades inteligentes.

 

A criação desta cátedra representa um passo importante na relação da Indra com a Universidade de Málaga, assim como um impulso essencial para a atividade de I+D e inserção profissional dos alunos. Com o objetivo de atrair profissionais e promover o acesso às novas tecnologias, o acordo faz parte da estratégia da multinacional de manter relações estreitas com as instituições de ensino através da sua rede de Software Labs.

 

Sobre este projeto, o Diretor de Inovação da Indra, José Luis Angoso, refere “a Indra e a Universidade de Málaga incorporam neste projeto a vasta experiência de ambos no desenvolvimento de soluções e serviços para dotar as cidades de inteligência. Desta forma vai ser possível tornar a tecnologia acessível a todos, em especial para os portadores de deficiências motoras.”

 

Melhorar a mobilidade nas cidades

 

Centrado nos portadores de deficiências motoras, este primeiro projeto consiste no desenvolvimento de uma aplicação para Smartphone que, mediante a origem e destino selecionados, fornece informações, em tempo real, sobre o melhor trajeto a utilizar (evitando zonas de muito trânsito e potenciando a utilização de condições adaptadas ao utilizador). Para tal, a aplicação vai fazer uso da realidade aumentada e da tecnologia GPS.

 

Além disso, o sistema vai ter a capacidade de direccionar para as autoridades públicas pedidos de melhoria de infra-estruturas que os utilizadores considerem necessários para garantir a sua integração. Aqui incluem-se a substituição de rampas ou escadas, assim como a criação de pontos de passagem mais espaçosos.