Instagram | Cloudlynx/Pixabay

Instagram e Facebook querem esconder “likes”

O Instagram e o Facebook pensaram nesta funcionalidade em 2019 e, atualmente, já se encontra em fase de implementação, tendo sido bem acolhida na versão beta.

O Facebook e o Instagram têm, a partir de agora, uma funcionalidade que permite ao utilizador escolher se pretende mostrar o número de likes de cada conteúdo que publica. Através das definições, na área de Posts, os utilizadores podem tornar privada a popularidade das suas publicações, ficando apenas para si essa informação.

De acordo com Adam Mosseri, responsável pelo Instagram, as redes sociais têm vindo a trabalhar nesta opção desde 2019, tendo já passado pela sua fase de testes. “Algumas pessoas gostaram mesmo, e outras nem por isso”, relatando que, no geral, a ausência de likes tira a “pressão”. Quem não gostou alega que os likes dão maior perceção do conteúdo mais trending e são, muitas vezes, indicadores de qualidade de um conteúdo.

Lê Também:
NOS Alive regressa em 2022

Como resposta a esta novidade, alguns especialistas em social media, avançam que a eliminação dos likes contribui para a diminuição do sentido de comunidade, o que poderá levar a que alguns utilizadores se interessem menos pela plataforma. Pode, ainda, influenciar o trabalho dos influencers, que, muitas vezes, são avaliados pela quantidade de interações e de likes recebidos.

Nesta primeira fase, a funcionalidade vai ser introduzida de forma gradual. Se pretendes implementar esta novidade apenas necessitas de escolher  a opção privacidade e publicações, e seguir os passos.

Irás implementar este novo update, ou preferes manter as definições como até aqui?

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *