Foto de Lars Kienle no © Unsplash

Internet por fibra de 20 Gb/s já começou a ser testada

Sem trocar de rede óptica, já podemos começar a sonhar com internet por fibra de 20 Gb/s. Os testes já começaram nos Estados Unidos.

A internet da rede óptica pode ser rápida, mas há uma nova oferta a caminho com o Google Fiber. Algumas cidades dos Estados Unidos já receberam um serviço de internet de 20 Gb/s, graças a uma nova tecnologia da Nokia.

Lê Também:   Bluetooth: Provavelmente não fazes ideia da origem deste popular nome

O hub de inovação, responsável por este novo serviço, faz parte do GFiber Labs e foi lançado em setembro deste ano. A iniciativa vai usar uma rede ótica passiva da Nokia chamada de 25G PON. Esta tecnologia consegue aumentar a largura de banda sem precisar de novas linhas de fibra ótica.

A empresa só vai precisar de trocar dos 5 ou 8 Gb/s atuais para a nova velocidade, de acordo com Nick Saporito, o chefe de produto do Google Fiber. Os 20 Gb/s disponíveis serão para download e também para upload.




A NOVA VELOCIDADE DE INTERNET VEM COM WI-FI 7

Os subscritores do novo serviço vão receber um Wi-Fi 7, que oferece maior largura de banda, três opções de frequência, operação multi-link para uma conexão mais estável e, por fim, criptografia mais avançada.

O Wi-fi 7 consegue aproveitar toda a velocidade do novo plano do Google Fiber, uma vez que pode alcançar até 46 Gb/s.

Este novo plano de internet já começou a ser testado em algumas cidades dos Estados Unidos. O Google não revelou os locais que receberam os primeiros testes e também não há informações de quando este serviço chegará ao resto do mundo.

Lê Também:   É isto que deves fazer para que o teu telemóvel não se volte a desligar da rede Wi-Fi

Neste momento, o Google Fiber está disponível em cerca de 30 cidades espalhadas por 15 dos 50 estados americanos. Os planos variam entre os 70 dólares mensais por 1 Gb/s e 150 dólares mensais por 8 Gb/s.

Ainda não foram divulgados os valores oficiais para as novas velocidades, uma vez que o serviço ainda está numa fase de testes.

VÍDEO | DESCOBRE MAIS SOBRE ESTA NOVA INTERNET

Acreditas na eficácia desta nova tecnologia?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *