Crédito editorial: ymgerman / Shutterstock.com

Bluetooth: Provavelmente não fazes ideia da origem deste popular nome

Certamente já usaste pelo menos uma vez o Bluetooth. Provavelmente há alguns anos, para passares músicas aos teus amigos. Mas conheces a origem do nome?

Apesar de ter tido o seu grande boom há sensivelmente 15 anos, sendo que se tornou quase moda os mais novos passarem músicas e vídeos entre si nos intervalos da escola, a verdade é que o Bluetooth continua a estar muito presente nos dispositivos tecnológicos.

Prova disso mesmo é que a esmagadora maioria da população mundial é portadora de pelo menos um dispositivo com Bluetooth. Do mais evidente – smartphone – até aos mais elaborados – auscultadores. Já alguma vez te questionaste sobre a origem deste nome que, traduzido à letra, significa algo como Dente Azul?

Lê Também:   Google Chrome recebe funcionalidade que vai mudar a forma como navegas

A origem remonta aos tempos vikings, ao reinado do rei Harald Haraldr Blátǫnn (conhecido como Bluetooth em nórdico) Gormsson. Este é famoso por ter unificado os reinos da Dinamarca e Noruega, um paralelo interessante com a funcionalidade do Bluetooth, que também liga dispositivos diversos para possibilitar a comunicação entre si. O icónico símbolo do Bluetooth é uma combinação das letras nórdicas que representam as iniciais deste monarca: H.B.

Lê Também:   Google Fotos recebe atualização mais pedida pelos utilizadores



AFINAL, HÁ MESMO UM DENTE AZUL!

Harald era o filho do rei Gorm, o Velho, e de Thyra Dannebod. Reinou como monarca da Dinamarca de aproximadamente 958 a 986. Durante o reinado, introduziu o cristianismo na Dinamarca e consolidou a sua autoridade sobre grande parte das regiões da Jutlândia e da Zelândia. Harald também governou a Noruega após o assassinato do rei Harold Greycloak da Noruega.

Lê Também:   Está a chegar ao WhatsApp funcionalidade há muito pedida

Além disso, há algum debate sobre a origem desta alcunha. Alguns garantem que tinha uma predileção por mirtilos, o que causava a coloração azul dos dentes, enquanto outros sugerem que um tinha um dente podre num tom azul-acinzentado. Seja por uma ou outra razão, não deixa de ser menos curioso perceber que muitos dos objetos que consideramos banais e que muitas vezes nem sequer pensamos neles possam ter uma história tão… histórica.

VÍDEO | A HISTÓRIA DO BLUETOOTH

Já conhecias a origem do nome Bluetooth?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *