Pennywise © Canal Hollywood

IT: Capítulo 2 | Os Easter Eggs de Stephen King

Stephen King é conhecido por incluir múltiplas referências entre as suas obras e a adaptação cinematográfica de “It: Capítulo 2” não deixou nada ao acaso.

Por entre personagens transversais a vários livros, pequenas homenagens a momentos icónicos de outras obras, até locais iguais, o universo de Stephen King é uma verdadeira teia de ligações. Em “It: Capítulo 2”, Andy Muschietti adaptou uma das maiores obras do autor mas sem esquecer estes pequenos easter eggs.

Recorda alguns dos momentos do filme que fizeram referências a elementos que apenas os verdadeiros fãs de Stephen King poderiam reconhecer à primeira. Atenção: contém spoilers caso não conheças os livros/tenhas visto o filme.

DERRY, MAINE

it canal hollywood
© Canal Hollywood

É um dos locais mais assombrados do universo de Stephen King. Além de “It”, apareceu nas história “Insomnia”, “Bag of Bones”, “Dreamcatcher” e “11/22/63”. É também uma referência à cidade natal de King, Bangor (Maine), na qual o autor se inspirou e que também tem um canal – no filme é o Derry Canal mas na realidade era o Kenduskeag Stream Canal.



UM CRIME REAL

it canal hollywood
Nada é deixado ao acaso na história de “It” © Canal Hollywood

“It: Capítulo 2” começa com uma morte violenta de um homem homossexual chamado Adrian Mellon. O assasínio por um grupo de adolescentes homofóbicos é na verdade inspirado no caso real de Charles O. Howard em 1984. Stephen King tem por hábito inclur várias referências do mundo real nos seus livros.



BILL DENBROUGH

IT: Capítulo 2
Jaeden Martell e James McAvoy em “It: Capítulo 2” | © NOS Audiovisuais

O facto de Bill Denbrough ser apresentado como um escritor enquanto adulto não é uma surpresa. Stephen King adora escrever sobre escritores com passados sombrios e cheios de segredos. Bill Denbrough junta-se ao grupo de personagens de Thad Beaumont (“The Dark Half”), Mort Rainey (“Secret Window, Secret Garden”), Pau Sheldon (“Misery”), Ben Mears (“Salem’s Lot”) e Jack Torrance (“The Shining”).



O FINAL DE UMA HISTÓRIA

James McAvoy
James McAvoy interpreta a versão adulta de Bill © Canal Hollywood

As piadas sobre os finais das histórias de Bill são uma referência clara ao trabalho de Stephen King, o próprio autor de “It”. Apesar das inúmeras obras de terror escritas, os seus finais nem sempre foram bem recebidos pela crítica. “The Dark Tower” e “The Stand” são os mais comentados ao longo dos anos.



IT E THE SHINING

Jim Carrey em Shining
“Here’s Johnny!” é uma frase icónica proferida por Jack Nicholson no filme “The Shining” | © Warner Bros

No filme há duas claras referências à história de “The Shining”. Bowers grita durante o filme “Here’s Johnny!”, a frase icónica da história/filme, e depois quando Bev se encontra na casa de banho com sangue, uma referência à famosa cena do elevador no filme de Stanley Kubrick.



IT E CARRIE

Jessica Chastain
Jessica Chastain em “It: Capítulo 2” | © NOS Audiovisuais

“It: Capítulo 2” tem duas cenas com referência à história de Carrie. A primeira é a cena em que Bev (Jessica Chastain) aparece coberta de sangue, tal como Sissy Spacey no filme de 1976 e no final com a explosão da casa da Rua Neibolt, semelhante ao que aconteceu quando Carrie explode a sua própria casa.



A ARANHA

it capitulo 2
Pennywise a seduzir uma das suas vítimas | © NOS Audiovisuais

A transformação de It numa aranha do tamanho de uma criança é uma homenagem ao final original de Stephen King, onde It revela a sua verdadeira forma como algo muito parecido a uma aranha gigante. A referência também pode ser vista no final do filme quando Pennywise ganha pernas de aranha.



A TARTARUGA

it elenco
Nos filmes o Clube dos Falhados não encontra a tartaruga como nos livros © Canal Hollywood

Os fãs dos livros lembram-se que uma poderosa tartaruga, Maturin, ajuda o Clube dos Falhados a derrotar Pennywise, mas nos livros a mesma não aparece. No entanto, há pequenos cameos do animal; em “It: Capítulo 2” aparece numa das salas de aula da Secundária de Derry quando Ben procura o seu totem.



O PADRÃO DO SKATE

IT: Capítulo 2
© Canal Hollywood

O padrão do skate de Dean tem um padrão, desvanecido, do design de David Hicks presente na carpete de “The Shining”, de Stanley Kubrick, outra adaptação de Stephen King.



SECONDHAND ROSE, SECONDHAND CLOTHES

IT: Capítulo 2
IT: Capítulo 2 © Canal Hollywood

Tanto no livro como no filme esta é a loja onde Bill encontra e compra a sua velha bicicleta, Silver. A história está presente em quase todas as histórias de Stephen King onde Derry é um dos locais de interesse, incluindo “Insomnia” e “11/22/63”.

No filme é também aqui que vemos o cameo do autor Stephen King.

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3070 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.