IV Mostra de Cinema Olhares Sobre Angola | Programação Completa
Conhece a programação completa da IV Mostra de Cinema “Olhares Sobre Angola” que se realiza em Lisboa nos próximos dias 25 e 26 de outubro e que destaca os melhores trabalhos da Geração 80.
A IV edição da Mostra de Cinema “Olhares Sobre Angola” inicia-se na próxima quarta-feira, dia 25 de outubro, pelas 19h no Hangar – Centro de Investigação Artística e destaca, pela primeira vez, os trabalhos da Geração 80, com o intuito de dar a conhecer aos espetadores os novos artistas e talentos angolanos, sempre com o país africano em foco.
Apesar de terminar logo no dia seguinte, a Mostra tem uma variedade de filmes, na sua maioria documentários, que deverão conquistar o público. Para mais, nada melhor do que a entrada gratuita no espaço (limitada aos lugares disponíveis) para assistir à variedade de produções.
Saliente-se que nos dois dias Kamy Lara, realizadora e diretora de fotografia da Geração 80, estará presente na mostra para algumas conversas com o público.
[tps_start_button label=”CLICA para conheceres a programação completa!” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]
QUARTA, 25 de outubro – “A Nossa Geração” 19h – Sessão de Abertura
“A Nossa Geração” foi produzido propositadamente para esta IV edição da Mostra de Cinema “OLHARES SOBRE ANGOLA”. Trata-se de um documentário que dá a palavra a vários criadores e técnicos da equipa da GERAÇÃO 80, sua participação em vários projectos, com imagens de arquivo de várias produções e de bastidores dessas filmagens.
QUARTA-FEIRA, 25 de outubro – “Independência”, 21h
A 11 de Novembro de 1975 Angola proclamou a independência, 14 anos depois do início da luta armada contra o domínio colonial português. O regime de Salazar recusava qualquer negociação com os independentistas, aos quais restava a clandestinidade, a prisão ou o exílio. Quando quase toda a África celebrava o fim dos impérios coloniais, Angola e as outras colónias portuguesas seguiam um destino bem diferente. Só após o golpe militar de 25 de Abril de 1974 ter derrubado o regime, Portugal reconheceu o direito dos povos das colónias à autodeterminação. Os anos de luta evocados em “Independência” determinaram o rumo de Angola após 1975. Opções políticas, conflitos internos e alianças internacionais começaram a desenhar-se durante a luta anti-colonial. A independência foi proclamada já em clima de guerra, mas com muita emoção e orgulho, como é contado no filme.
Principais prémios e festivais
Prémio Nacional da Cultura, Angola, 2015 | Selecção Oficial Festival Internacional de Durban, África do Sul, 2016 | Selecção Oficial Festival Pan Africano, Estados Unidos da América, 2017 | Melhor Documentário Festival Internacional dos Camarões, Camarões, 2016 | Selecção Oficial Festival de Luxor, Egito, 2015
QUINTA-FEIRA, 26 de outubro – “Alambamento” 19h
O dia em que Matias entrega o alambamento ao pai da sua namorada é interrompido por um acidente na complicada Ilha de Luanda, o que vai pôr à prova até onde Matias está disposto a ir pelo seu amor.
Curta-metragem realizada por Mário Bastos apresentada em conjunto com “A Luz no Quarto Era Vermelha Porque Não Existia Amor” (2016), de Ery Claver; “Há um Zumbido, Há um Mosquito, São Dois” (2017), de Ery Claver; “Havemos de Voltar” (2017), Kiluanje Kia Henda.
QUINTA-FEIRA, 26 de outubro – “Do Outro Lado do Mundo” 21h
O documentá rio retrata duas histó rias de amor, protagonizadas por duas mulheres de culturas diferentes. A de Paulina, uma angolana do Bentiaba que conhece Johnny, um cidadão chinê s que veio para Angola construir uma estrada que fica inacabada, e que deixa à Paulina dois filhos e a esperança de Agosto finalmente chegar. A de Sofia, que chega a Angola com o seu marido, Inácio, ex-bolseiro angolano na China, deixando no seu paiś o filho de ambos. Inserida numa cultura diferente, com um nome “adaptado” para ser mais fácil de pronunciar, ‘Sofia’ procura entender se a mudança não a separou demasiado de si própria. As duas mulheres partilham a coragem e a ousadia de mudar o seu destino e quebrar barreiras culturais em prol da felicidade. O primeiro passo foi dado. O futuro é desconhecido.
A Magazine.HD é Media Partner da IV Mostra de Cinema Olhares Sobre Angola e estará presente nesta edição, onde realizará algumas entrevistas e destacará o melhor de mais um festival de cinema que passa por Lisboa.
muito bom