© New Line Cinema

J.R.R. Tolkien, O Criador de Mundos estreia hoje na RTP2

No dia 2 de Setembro, estreia “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, na Amazon Prime Video. Mas antes, há tempo para descobrir mais sobre o criador deste universo. Por isso, a RTP2 vai estrear um documentário sobre a vida de J.R.R. Tolkien. 

No âmbito da literatura, os livros de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” tinham uma visibilidade e reputação bem cimentada. Contudo, o reconhecimento mundial veio através da adaptação cinematográfica, pelas mãos de Peter Jackson. Entre 2001 e 2003, o realizador neozelandês criou uma das melhores trilogias de fantasia de sempre, sendo que o último filme arrecadou o Óscar de Melhor Filme.

Lê Também:
Os Anéis do Poder | Primeiras Imagens da Nova Adaptação

Apesar de maioria das pessoas conhecerem este universo, nem todos sabem quem foi realmente J.R.R. Tolkien. Quando falta menos de um mês para a estreia de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder“, a RTP2 vai estrear um documentário sobre a vida do escritor. Realizado por Simon Backès e lançado em 2014, segue uma linha mais documental da sua vida, ao invés do filme de 2019.

A história de JRR Tolkien (1892-1973), um homem aparentemente tão calmo quanto possível, mas cuja vida interior era, no entanto, imensamente rica. Um homem que deixou uma obra gigantesca e parcialmente inacabada – uma tentativa sem precedentes de criar sozinho uma mitologia coerente para um país inteiro. O documentário de Simon Backès procura reconstituir a sua génese questionando as suas fontes de inspiração, escritas ou visuais, na tentativa de compreender porque o impacto da sua obra foi e continua a ser tão grande. Como conseguiu, pela pura força das palavras, impor tão amplamente a presença de um pouco de magia no coração de um século XX particularmente desencantado?

Da criação de uma língua totalmente nova, acabou por criar um universo gigantesco. O seu primeiro livro sobre a Terra Média, “The Hobbit” saiu em 1937. A continuação, “The Lord of The Rings” foi escrita entre 1937 e 1949, em plena Segunda Guerra Mundial. Existem diversas opiniões que apontam para este acontecimento como uma das várias fontes de inspiração do escritor. Infelizmente, J.R.R. Tolkien partiu sem terminar a sua obra. Coube ao seu terceiro filho, Christopher Tolkien, completar da melhor maneira, os manuscritos do seu pai.

TRAILER | DESCOBRE MAIS SOBRE A VIDA DE J.R.R. TOLKIEN ANTES DA ESTREIA DA SÉRIE DA AMAZON PRIME

O que é que sabes sobre a vida do escritor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.