Jack Black só precisou de 37 segundos para conquistar este recorde histórico
Há coisas na vida que duram menos do que um micro-ondas a aquecer leite e, aparentemente, algumas delas podem ser hits musicais do Jack Black.
Jack Black, o ator e músico que nos habituou a personagens extravagantes e a riffs de guitarra inesperados, acaba de entrar para os livros de recordes. Mas não foi por uma das suas habituais proezas ao estilo Tenacious D. Desta vez, a façanha aconteceu nos charts norte-americanos. O contexto? “Um Filme Minecraft“, onde Jack Black empresta o seu talento a uma personagem que, entre explosões e aventuras, ainda arranja tempo para uma sessão de culinária bastante quente.
Jack Black bate recorde com uma canção extremamente curta
A música em questão chama-se “Steve’s Lava Chicken” de Jack Black. Com apenas 37 segundos, este tema ultrapassou “Beautiful Trip“, do rapper Kid Cudi (que já era brevíssimo, com os seus 38 segundos), tornando-se na canção mais curta de sempre a entrar no Top 100 da Billboard Hot 100.
Como é que uma música tão efémera conseguiu tal feito? A resposta está na cultura viral e no poder da cultura pop. “Um Filme Minecraft” não é apenas um filme – é um fenómeno que mobiliza milhões de fãs, muitos dos quais correram a ouvir (e a comprar) a absurda mas cativante melodia que Jack Black canta enquanto explica como cozinhar uma galinha com lava. O tema chegou ao 77.º lugar, provando que, por vezes, menos é realmente mais.
E, sim, a música é tão inegavelmente curta que, se tentarem cantá-la no chuveiro, mal têm tempo para ensaboar o cabelo. Mas há uma razão para o seu sucesso: é extremamente cativante. Num mundo onde as trends duram menos do que um suspiro, uma música de 37 segundos parece quase… generosa.
Porque é que isto importa (além de ser hilariante)?
Este recorde diz mais sobre os nossos tempos do que parece. Primeiro, é um sinal de como as plataformas digitais e o consumo de música se transformaram. Assim, nos anos 90, uma canção com menos de um minuto dificilmente seria considerada single – hoje, encaixa-se perfeitamente no TikTok, no YouTube Shorts e na paciência reduzida da era do scroll infinito.
Segundo, é inegavelmente uma vitória do absurdo criativo. Jack Black já nos mostrou, vezes sem conta, que a fronteira entre o cómico e o genial é ténue. E, aqui, conseguiu algo raro: fazer com que uma piada dentro de um filme se tornasse um marco na história da música. Assim, não é todos os dias que uma piada musical entra para as tabelas – e muito menos com este impacto.
Por fim, é uma lembrança de que a cultura pop ainda consegue surpreender. Num mundo saturado com “conteúdo”, onde tudo parece calculado e focado em algoritmos, há espaço para o inesperado. E, às vezes, esse inesperado vem na forma de uma galinha cozinhada em lava e cantada por um ator que nunca deixou de acreditar no poder do rock (mesmo que só dure 37 segundos).
Música | Steve’s Lava Chicken – Jack Black
O que fariam com 37 segundos de fama? Um discurso épico? Uma coreografia improvisada? Deixem a vossa opinião nos comentários, mas sejam rápidos, o timer já está a contar.