Jane Austen | As versões televisivas

 

Se os romances têm sido populares no cinema, então têm sido idolatrados no pequeno ecrã, com a televisão inglesa a oferecer uma infindável quantidade de adaptações do trabalho de Jane Austen.

 

<<  Introdução  |  As adaptações tradicionais no cinema >>

 

Talvez ainda mais popular que a sua presença na sétima arte, seja o legado televisivo de Jane Austen, cujo trabalho foi primeiramente adaptado não ao cinema, mas à televisão. A primeira versão de Orgulho e Preconceito a ser encenada para câmaras foi feita nos anos 30, nos primeiros anos da televisão em Inglaterra, sendo que apenas algumas centenas de pessoas tiveram acesso a este marco na história da televisão inglesa. Pouco se sabe sobre esta primeira adaptação que teve menos de uma hora e cuja transmissão foi feita ao vivo, sendo que foi mais um espetáculo teatral para a BBC que o que usualmente chamaríamos de telefilme.

Virna Lisi Jane Austen
Orgoglio e pregiudizio

 

Seguiram-se outras adaptações com este formato, e outras versões já mais próximas do atual formato do filme televisivo, mas foi em 1952 que, pela primeira vez, a obra de Jane Austen foi tornada numa minissérie, um formato que tem sido crescentemente popular na televisão inglesa no que diz respeito a prestigiosas adaptações literárias. Ainda na década de 50, Orgulho e Preconceito teve direito a uma versão televisiva em Itália, com a celebrada Virna Lisi no papel de Elizabeth Bennett.

Vê Também: Eis o primeiro trailer da minissérie War & Peace da BBC

Apesar de populares na sua época, a maioria das adaptações televisivas dos romances de Austen feitas antes da década de 70 têm, na sua grande maioria, caído no esquecimento, com muitos destes programas a serem completamente perdidos e não havendo quaisquer registos em vídeo da sua existência. Há também que referir que, apesar de Orgulho e Preconceito e Sensibilidade e Bom Senso terem usual direito a séries de vários episódios, as restantes obras da autora são, por vezes, adaptadas em formatos de menor duração.

Persuasão Jane Austen
Persuasão

 

Um dos mais celebrados casos de um filme televisivo baseado no trabalho de Jane Austen foi a versão de 1995 de Persuasão, uma das mais maturas obras da autora. Esse filme, protagonizado por Amanda Root e Ciarán Hinds, foi originalmente produzido pela BBC para a televisão mas, após a participação de outras produtoras internacionais, a obra ganhou maiores dimensões do que inicialmente planeado e acabou mesmo por ser exibido no respeitado Festival de Cinema de Toronto. Esta versão, mais estilisticamente realista do que era usual, chegou mesmo a ser distribuída nos cinemas australianos e americanos, fugindo ao usual estigma dado a telefilmes como obras de menor importância que os seus equivalentes cinematográficos.

Orgulho Preconceito Jane Austen Colin Firth Jennifer Ehle
Orgulho e Preconceito

 

Foi também em 1995 que a presença de Austen na televisão chegou à sua gloriosa apoteose com a minissérie de Orgulho e Preconceito que contou com o protagonismo de Jennifer Ehle e Colin Firth como Elizabeth Bennett e Fitzwilliam Darcy. Para muitos fãs do trabalho de Austen, esta é a definitiva encenação de qualquer um dos seus livros e, considerando a majestosa qualidade e virtuosismo dramático de toda a produção, é fácil perceber esta aprovação generalizada. O impacto desta adaptação é tão grande, que a cena em que Darcy se banha num lago da sua propriedade se tem vindo a enraizar como parte da imagética desta narrativa, apesar de não constar da sua génese literária.

Northanger Abbey Jane Austen
Northanger Abbey

 

Apesar da BBC ter tradicionalmente dominado o mundo das adaptações literárias para televisão, há que salientar as mais recentes produções da ITV, cujos telefilmes baseados em Persuasão, Mansfield Park e Northanger Abbey contaram com prestações de atrizes tão formidáveis como Sally Hawkins, Billie Piper, Felicity Jones e Carey Mulligan.

Miss Austen Regrets Jane Austen
Miss Austen Regrets

 

Por último, há que referir o modo como a vida de Austen também tem servido de inspiração para a televisão. Miss Austen Regrets é um telefilme que retrata uma fase tardia na vida da autora e que foi produzida pela BBC e parcialmente distribuída pela americana PBS, com Olivia Williams no papel da ilustre autora.

Depois de exploradas as mais tradicionais adaptações televisivas da obra e vida de Jane Austen, passemos ao seu legado cinematográfica, na próxima página.

 

<<  Introdução  |  As adaptações tradicionais no cinema >>

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *