©HBO

Jane Fonda galardoada com o prémio Cecil B. deMille

A conceituada actriz, Jane Fonda, vai ser honorada com o prémio Cecil B. deMille na próxima 78º edição dos Golden Globes.

Nascida em Nova Iorque no ano de 1937, Jane Fonda, é uma conceituada actriz, activista política e ambientalista, que conta com uma longa carreira no cinema e na televisão, preenchida por filmes que caem tanto na categoria dos clássicos como na categoria das obras de culto.

Depois da sua passagem pelo Actors Studio, onde recebeu a confirmação do seu talento pelo próprio, Lee Strasberg, Fonda estreia-se no cinema em 1960 com o filme, “Garota Apimentada” e preconizando uma carreira prolífica, percorre os anos 60, participando numa média de 2 filmes por ano. Apenas dois anos depois da sua estreia, ganha, com o seu segundo filme, o Golden Globe para actriz mais promissora. Apesar do burburinho que gerou nos seus primeiros anos, Jane Fonda só viria a atingir o estrelato em 1965 com, “Mulher Felina”, um western com comédia à mistura, que não só gerou um grande sucesso junto do público, como foi também nomeado para 5 Oscars. Para Fonda, que assegurou aqui o papel de protagonista, este foi o primeiro grande marco da sua carreira. Em 1971, ganha o primeiro de dois Oscars de melhor actriz com o filme, “Klute”, sendo que o segundo viria em 1979 a par de, “O Regresso dos Heróis” e apesar de só ter ganho duas vezes, a actriz foi nomeada mais 5 vezes. Recentemente, a actriz participou no filme, “Do Jeito que Elas Querem”.

Lê Também:
História dos Óscares | Os actores mais premiados

Nos dias que correm, Jane Fonda conta com uma filmografia povoada por mais de 50 projectos e a mesma valeu-lhe até agora 7 Golden Globes e 15 nomeações. Por isto e por muito mais, foi agora anunciado, que a actriz será galardoada com o prémio Cecil B. deMille, na 78º edição dos Golden Globes, no próximo dia 28 de Fevereiro.

O prémio Cecil B. deMille, é um prémio honorário, oferecido a artistas que se considera terem contribuído de forma exceptional para a sétima arte. O prémio vai buscar o seu nome ao conceituado realizador que é, por muitos considerado, como o pai do cinema americano.

 

Que filme de Jane Fonda recomendas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *