John Lennon e as suas músicas preferidas dos Beatles
John Lennon apontou algumas vezes as suas canções preferidas dos Beatles. Entre elas estão músicas compostas pelo próprio, compostas em conjunto com outros membros da banda, ou então escritas sem qualquer interferência da sua parte.
Os Beatles foram uma banda que fez muito pela música e pela forma como a mesma é feita hoje em dia. Apesar de poder parecer excessivo dizer que foram provavelmente o conjunto musical mais importante da história, nós arriscamo-nos nesse sentido.
Com uma criatividade e liberdade muito pouco comum para altura, os Beatles exploraram uma enorme variedade de estilos musicais, e há quem diga que até são os “pais” de alguns deles. John Lennon, mais em específico, é muitas vezes visto como o criador da música psicodélica devido à faixa “Tomorrow Never Knows”, que integra o álbum Revolver.
John Lennon foi, dos quatro membros da banda, um dos que criou mais música. Entre as composições de Lennon e as de Paul McCartney, bem como aquelas que ambos fizeram em conjunto, conta-se um sem número de obras brilhantes e que marcaram mais que uma geração com o passar dos anos.
Numa entrevista que Lennon deu, este abordou as canções que mais o marcaram na banda, aquelas com as quais ele mais se identificava. Entre estas encontravam-se algumas compostas por ele e outras feitas pelos outros membros da banda.
Nesta conversa, Lennon deu um especial destaque à honestidade artística. As músicas que mais o tocaram e que sempre mexeram com ele são aquelas que são “reais”, tais como o músico diz. Assim sendo, John Lennon foca-se em “Help”, e diz que aquilo que é cantado na música é verdade, explica que escreveu mesmo aquilo que sentia. “Girl” é outra faixa também destacada nesta conversa pelas mesmas razões, pela honestidade que o beatle sente que foi colocada na composição da obra.
“Strawberry Fields” e “Across The Universe” são outras das músicas preferidas de John Lennon, e o britânico chegou mesmo a afirmar, sem qualquer tipo de vaidade e de uma maneira bastante sincera, que a letra de “Across The Universe” era provavelmente a mais bonita que tinha feito.
No que toca às canções escritas pelos outros membros da banda, Lennon destacava “Taxman” de George Harrison, bem como “Within You Without You”, esta última bastante experimental e com uma sonoridade asiática. “Here, There and Everywhere” e “Oh! Darling”, escritas por Paul McCartney, são outras canções que eram bastante apreciadas por John Lennon.
“I Want To Hold Your Hand”, vinda da colaboração tão fulcral no início dos Beatles de Lennon e McCartney, também era muito estimada pelo músico.
John Lennon Interview
Deixamos aqui uma das conversas em que John Lennon mais falou sobre as músicas dos Beatles com que se identificava bastante e o porquê disso.