Kirin Kiki

Kirin Kiki falece em Tokyo aos 75 anos

Hoje é dia de luto para o cinema não só japonês como mundial. A atriz Kirin Kiki faleceu no passado sábado em casa, vítima de um cancro.

Keiko Uchida (Kirin Kiki) nasceu na capital japonesa em 1943 e entrou para o mundo da atuação nos anos de 1960 como membro do grupo de teatro Bungakuza, sob o nome artístico de Chiho Yuki. Os seus papéis cómicos e excêntricos rapidamente levaram-na à ribalta e, após alguns trabalhos televisivos, a atriz chega ao grande ecrã na década de 1970.

Lê Também:   Naomi Kawase afirma que a Netflix irá salvar o cinema japonês

A sua personalidade e o seu dom para a atuação levaram-na a ser nomeada para 24 prémios, dos quais venceu 10, incluindo o de melhor atriz secundária (“Still Walking” de Hirokazu Kore-eda) no Kinema Junpo Awards de 2009, melhor atriz principal (“Uma Pastelaria em Tóquio” de Naomi Kawase) no Hochi Film Awards de 2015, e melhor atriz principal (“Waga haha no ki” de Masato Harada) no Awards of the Japanese Academy de 2013.

Em 2004, Kiki foi diagnosticada com um cancro da mama que acabou por ser um dos responsáveis pela sua morte. Já no final de junho a atriz tinha afirmado ao The Japan Times que:

Estou longe de saudável. O meu cancro espalhou-se por todo o meu corpo e não há nada que os médicos possam fazer. Não existe qualquer razão para comparar o meu ‘eu’ atual com o meu antigo ‘eu’ saudável e sentir-me miserável. Em vez de lutar contra a realidade, escolhi aceitar o que está à minha frente e o que está por vir.

Um mês depois a sua condição piorou quando uma queda a levou a partir uma perna, acidente que obrigou a uma operação que a colocou em risco devido aos estragos feitos pelo cancro.

“Uma Pastelaria em Tóquio” de Naomi Kawase, do qual Kirin Kiki fez parte, estreou em território nacional, tiveste oportunidade de ver? Perde-se uma das grandes atrizes do cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *