Kylo Ren (Adam Driver) de regresso a Star Wars?
Na mais recente trilogia “Star Wars” da saga Skywalker (2015-19) fomos introduzidos a uma importante e complexa personagem: Klyo Ren (interpretado por Adam Driver).
A saber, Kylo Ren é, basicamente, o Darth Vader do século XXI na saga “Star Wars” e que nasceu da relação entre Han Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia (Carrie Fisher). No último filme desta trilogia – “Star Wars: Episódio IX – A Ascensão de Skywalker” (2019, J. J. Abrams) – a personagem tem uma catarse e junta-se ao lado bom da Força. Agora, surgem planos para o regresso desta personagem…
Irá Kylo Ren regressar a Star Wars?

Há dias Adam Driver revelou que estava a trabalhar com Steven Soderbergh num projeto intitulado “The Hunt for Ben Solo” [A Caça por Ben Solo]. Contudo, o CEO da Disney Bob Iger cancelou o projeto. Como saberás, Ben Solo é o nome verdadeiro de Kylo Ren na saga “Star Wars”, uma vez que ele é filho de Han Solo e da Princesa Leia.
O filme tinha já o apoio da Lucasfilm e o argumento estava a ser trabalhado por Scott Z. Burns. O objetivo seria, pois, corrigir as pontas soltas de “Star Wars: Episódio IX – A Ascensão de Skywalker”, após o destino confuso da personagem de Driver.
Os fãs pensam que Adam Driver terá propositadamente abordado os planos do filme “The Hunt for Ben Solo” para que os fãs forçassem a Disney a prosseguir com o projeto. Algo que, por exemplo, Ryan Reynolds também fez com a divulgação dos testes de imagem de “Deadpool” (2016, Tim Miller). Também a 20th Century Fox não queria avançar com o projeto e foram os fãs a conseguir forçar a sua feitura.
O que os fãs estão a fazer?

Após o corte dos planos pela Disney, vários fãs da saga “Star Wars” estão a fazer pressão para que o filme veja a luz do dia. Desde uma fã que alugou um avião para sobrevoar os estúdios da Disney em Burbank, na Califórnia, até outra fã que comprou um outdoor em Times Square (Nova Iorque). Ou seja, tudo isto para fazer com que Iger reconsidere a sua decisão.
A saber, no outdoor instalado entre as ruas 43 e 44 no número 1500 da Broadway lê-se: “Pelo Adam. Nunca ninguém se foi verdadeiramente. A esperança vive. Ben está vivo! #THBS”.
A fã que comprou o outdoor, B.D. Neagle, referiu: “Sou apenas uma fã que pensava que a história de Ben não estava terminada. Queria fazer o que pudesse para apoiar os fãs e todos os envolvidos em ‘The Hunt for Ben Solo’. A intenção era mostrar à Disney que é isso que os fãs realmente querem. ‘Ninguém nunca se foi realmente embora’, penso eu, diz tudo. Se conseguiram trazer Palpatine de volta com uma única fala, há muitas formas de Ben regressar que já se encaixam na história de Star Wars.”
Neagle acrescentou ainda: “O que torna esta luta por Ben Solo diferente é que sabemos que existe um guião pronto. Havia um realizador envolvido, e o próprio Adam Driver estava à procura de uma forma de contar a história de Ben. Já não se trata simplesmente de querer que uma personagem regresse. Trata-se de lutar por uma história que estava pronta para ser contada.”
Qual a importância da personagem?
Kylo Ren tornou-se uma personagem com tanta relevância que até houve uma fã que decidiu lançar um livro de ficção sobre uma possível relação amorosa entre Kylo Ren e Rey (Daisy Ridley). Intitulado “A Hipótese do Amor”, o livro de Ali Hazelwood foi lançado em 2021. Ou seja, dois anos depois do 9.º episódio de “Star Wars” ter estreado em sala de cinema. Chegou igualmente a Portugal em 2022.
O livro foi um best-seller instantâneo do “New York Times”. Assim, com o sucesso da obra, a Amazon MGM Studios comprou os direitos de adaptação cinematográfica. Este filme, ainda em pré-produção, deverá ter lançamento algures no próximo ano e tem como protagonistas Lili Reinhart e Tom Bateman (ele, marido de Daisy Ridley).
Outros objetivos dos fãs de Star Wars

Além disso, associada a esta campanha para este projeto cancelado de “Star Wars”, os fãs estão também a alertar para a situação na Palestina. Assim, uma fã como Lianna Al Allaf usou esta cobertura sobre o projeto de Kylo Ren/Ben Solo para ajudar a angariar dinheiro para o Fundo de Assistência às Crianças Palestinianas.
A campanha ativa na plataforma GoFundMe já angariou 11.670 dólares até ao momento da escrita deste artigo. Al Allaf foi igualmente a pessoa responsável pelo banner que sobrevoou os estúdios da Disney.
Esta campanha tem, pois, como objetivo angariar fundos para cuidados essenciais como cirurgias e tratamentos médicos para crianças com necessidade, comida, roupa ou educação.

