Lara Croft and the Temple of Osiris (PS4) | Análise

 

 lara croft  

  • Editora: Square Enix
  • Produtora: Crystal Dymanics
  • Plataformas: PS4, XBox One, PC

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Lara Croft está de regresso num jogo que é muito mais uma aventura cheia de puzzles do que um jogo de ação puro, e a isso junta um excelente co-op/multiplayer mode que tornam a experiência muito melhor.

Aqui Lara Croft apresenta-se de forma diferente, oferecendo um jogo cheio de desafios e puzzles, ritmo constante e muitos inimigos para matar. Todavia, o ponto forte do jogo é mesmo os seus constantes puzzles que poderemos solucionar sozinhos ou acompanhados. Este é uma das belezas deste jogo, o seu modo cooperativo que muda totalmente a experiência durante estas 8 horas que necessitarão para chegar ao fim. É verdade que o jogo é pequeno mas também é verdade que da segunda vez que o jogarem, terão um prazer igual ao que tiveram da primeira vez, e isso é algo difícil de ser alcançado por um jogo nos dias de hoje.

Começando pelo enredo, este é o ponto mais fraco do jogo. Não existe aqui um história que nos faça continuar a jogar. O que nos fará jogar é o constante desafio muito bem conseguido pelos criadores do jogo. O enredo, para além de secundário, nunca nos agarra porque não é intenso nem sequer tenta justificar totalmente o que iremos fazer. As personagens são simples e não esperem que sejam muito aprofundadas, porque o essencial está no ponto mais alto do jogo, a sua jogabilidade.

Lara

E é na jogabilidade que o jogo tem o seu trunfo. Quer seja sozinhos ou acompanhados, o que temos aqui é um conjunto de vários puzzles que podem ser solucionados de formas diferentes. Todavia, se conseguirem, recomendamos que joguem o jogo com um amigo, pois a diversão aumenta bastante. Neste jogo o nosso objetivo será encontrar fragmentos da estátua de Osiris e para tal teremos também de enfrentar alguns bosses, em batalhas intensas e interessantes. No entanto, para pena nossa, tirando as batalhas entre bosses, todas as outras acabam por se tornarem fáceis o suficiente para que não exista uma necessidade de estarmos atentos à evolução da personagem e preparação da mesma para um certo encontro. Sente-se aqui que o jogo poderia ser mais difícil, mas também se percebe que é tudo uma questão de intensidade, e com um jogo mais fácil o ritmo aumenta.

Em termos gráficos temos de aplaudir o design. Infelizmente na parte técnica o jogo não deslumbra nem demonstra que estamos perante um jogo da nova geração (retirando os momentos em que os cenários se enche de inimigos e amigos e o frame rate não baixa), mas, por outro lado, o design é muito bom, criando um ambiente que se enquadra totalmente com o espírito que Tomb Raider nos ofereceu quando nasceu há muitos anos. A este design alia-se a própria construção de alguns cenários, ajudando os puzzles a serem mais credíveis, mas também mais complexos. De forma global, nunca iremos encontrar puzzles demasiado difíceis, mas também não esperem que seja tudo fácil e por vezes o jogo irá oferecer a sensação de conquista por termos solucionado um puzzle que era mais complexo do que poderá parecer à primeira vista. Para isso muito conta a facto de estes puzzles serem variados o suficiente para que a solução não nos seja dada de imediato por uma questão de repetição.

laracroft

Em termos sonoros, Lara Croft and the Temple of Osiris é um jogo que consegue criar ambiente com uma interessante banda sonora e efeitos sonoros competentes. Em relação aos trabalhos de vozes este não é fantástico, mas também o próprio enredo não o exige.

Com um excelente ritmo e uma progressão constante, este é um jogo divertido e intenso que vos irá viciar. Não é muito fácil, não é muito difícil e é variado o suficiente para apresentar puzzles com várias soluções, quer estejam acompanhados, ou não. O seu design e ambiente levam-nos ao espírito de Indiana Jones e os próprios desafios quase parecem coerentes, mesmo tendo em conta que iremos enfrentar um enredo em que as civilizações antigas apresentam um poder e tecnologia que nós não detemos. Se gostam deste ambiente e se puzzles é um desafio que gostam de enfrentar, então este jogo, apesar de curto, irá dar-vos muito prazer e deve ser jogado com amigos! um dos melhores jogos co-op do ano!

 

Pontos fortes:

  • Muito bom para se jogar acompanhado
  • Bom design
  • Puzzles variados
  • Bom ritmo
  • Luta de bosses interessantes
  • Ambiente Tomb Raider/Indiana Jones!

Pontos fracos:

  • Enredo quase irrelevante
  • Tirando contra os bosses, as batalhas não são exigentes
  • Seria bom ter mais loot!

LP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *