Leopardo Filmes vai distribuir WINTER SLEEP, o vencedor da Palma de Ouro

 

A PALMA DE OURO de 2014 vai ser estreada em Portugal pela LEOPARDO FILMES.

 

Chegou ao fim o 67º Festival de Cannes com a vitória do filme WINTER SLEEP, do cineasta turco NURI BILGE CEYLAN, que será distribuído em Portugal pela Leopardo Filmes.

O filme centra-se nas relações entre um antigo actor, que gere um modesto hotel na Anatólia, a sua jovem mulher e a sua irmã, a recuperar de um divórcio recente. WINTER SLEEP venceu ainda o PRÉMIO FIPRESCI, atribuído pela crítica internacional.

LEVIATHAN, o novo filme de ANDREY ZVYAGINTSEV, venceu o prémio de MELHOR ARGUMENTO, co-escrito pelo realizador e por Oleg Negin. A obra conta igualmente com a distribuição nacional assegurada pela LEOPARDO FILMES.

Dos filmes seleccionados para a Competição do mais importante festival de cinema do mundo, a LEOPARDO FILMES assegurou ainda a distribuição portuguesa de CLOUDS OF SILS MARIA, o filme de OLIVIER ASSAYAS que conta com as actrizes Juliette Binoche, Kristen Stewart e Chloe Grace-Moretz, STILL THE WATER, de NAOMI KAWASE, e JIMMY’S HALL, de KEN LOACH.

Ainda da Selecção Oficial, mas Fora de Competição, a LEOPARDO FILMES vai estrear em Portugal os filmes L’HOMME QU’ON AIMAIT TROP, de ANDRÉ TÉCHINÉ, GUI LAI (COMING HOME), de ZHANG YIMOU, e ainda EAU ARGENTÉE, SYRIE AUTOPORTRAIT, deOSSAMA MOHAMMED e WIAM SIMAV BEDIRXAN.

Da secção oficial Un Certain Regard, os filmes LA CHAMBRE BLEUE, realizado por MATHIEU AMALRIC e produzido por PAULO BRANCO, e BIRD PEOPLE, de PASCALE FERRAN, também serão distribuídos pela LEOPARDO FILMES.

O mesmo acontecerá com os novos filmes de CÉLINE SCIAMMA, BANDE DE FILLES, e do documentarista FREDERICK WISEMAN, NATIONAL GALLERY, apresentados na Quinzena

LISTA COMPLETA DE VENCEDORES

Palma de Ouro: ‘Winter Sleep’, de Nuri Bilge Ceylan (Turquia, França e Alemanha).

Grande Prémio do Júri: ‘Le meraviglie’, de Alice Rohrwacher (Itália, Suíça e Alemanha).

Melhor Realizador: Bennett Miller por ‘Foxcatcher’ (EUA).

Melhor interpretação feminina: Julianne Moore, por ‘Maps to the Stars’ (Canadá e Alemanha).

Melhor interpretação masculina: Timothy Spall por ‘Mr. Turner’ (Reino Unido).

Melhor roteiro: Andrey Zvyagintsev, por ‘Leviathan’ (Rússia).

Prémio do Júri: ‘ex aequo’ a ‘Mommy’, de Xavier Dolan, (Canadá) e a ‘Adieu au langage’, de Jean-Luc Godard. (França).

Camera de Ouro à melhor estreia: ‘Party Girl’, dirigida por Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis. (França).

Palma de Ouro ao melhor curta-metragem: ‘Leidi’, de Simón Mesa Soto (Colômbia e Reino Unido).

Menções especiais de curtas-metragens: ‘Aissa’, de Clément Trehin-Lalanne (França); e ‘Ja vi elsker’ (‘Yes we love’), de Hallvar Witzo. (Noruega).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *