A dupla que dá vida ao colorido "Licorice Pizza" | © MGM

Licorice Pizza | De onde vem o nome do novo filme de Paul Thomas Anderson?

Paul Thomas Anderson, um dos autores mais conceituados da Hollywood do século XXI, realizador de obras como “Magnólia”, “Haverá Sangue” ou “Linha Fantasma”, está de regresso no final de 2021 com “Licorice Pizza”, uma narrativa mais leve, numa marcante história de “coming of age”. Mas de onde surgiu o título tão invulgar? 

Lê Também:
Globos de Ouro 2022 | Lista completa de nomeados

O conceituado realizador e argumentista Paul Thomas Anderson, muitas vezes carinhosamente apelidado apenas PTA pelos fãs, regressa no final de 2021 com o seu aguardado “Licorice Pizza”, a história de dois jovens que se apaixonam no Vale de São Fernando, Califórnia na década de 1970.

UMA HISTÓRIA FAMILIAR REPLETA DE ESTREIAS

Licorice Pizza
Alana Haim e Cooper Hoffman © NOS Audiovisuais

Este é um filme de estreias e de muitas formas uma narrativa familiar. A mulher do realizador, a comediante Maya Rudolph, faz uma perninha e, de forma mais notória, toda a família Haim (incluindo as irmãs e músicas Danielle e Este Haim, membros do grupo pop HAIM) representa membros de uma família. Ao fim de contas, o filme é protagonizado por Alana Haim no papel de Alana Kane, uma jovem de 25 anos que se apaixona por um insistente adolescente de 15 anos, Gary Valentine, interpretado por Cooper Hoffman, filho do falecido Philip Seymour Hoffman – que morreu em 2014, vítima de overdose – um colaborador frequente de PTA.

“Licorice Pizza” assinala a estreia na representação tanto de Cooper Hoffman como de Alana Haim, ambos avassaladores nos seus papéis de protagonistas desta história sobre crescimento e entrada na vida adulta, a qual se encontra repleta de personagens coloridas e situações insólitas. Aqui, Paul Thomas Anderson reencontra-se com a família HAIM depois de realizar vários dos videoclipes do grupo . Não fosse ele um antigo amigo da família, em tempos aluno da mãe das três irmãos que integram as HAIM.

DE ONDE VEM O TERMO LICORICE PIZZA? 

Licorice Pizza
©NOS Audiovisuais

 

“Licorice Pizza” parece, à primeira vista, um nome estranho para esta comédia nostálgica que Paul Thomas Anderson apresenta a fechar o ano em chave de ouro. Contudo, um olhar mais atento permite compreender que existe uma longa história por trás da escolha deste título. Diz-se que o termo foi criado pela primeira vez por Abbott e Costello num número de comédia, como uma tentativa vã de vender discos de vinil. “Bem, podemos polvilhar amido de milho no fundo e vender os discos passando por pizzas de alcaçuz”. 

Por isso, o termo remete-nos para a história da comédia mas, acima de tudo, tem um lugar especial no coração dos Californianos, isto porque o termo foi também associado a uma cadeia popular de lojas de discos, a cadeia Licorice Pizza, que operou no Sul da Califórnia entre os anos de 1969 e 1986, cobrindo portanto o período em que se situa a narrativa do filme.

Supostamente a primeira loja da cadeia abriu em 1969, em Glendale, e teve como inspiração um sketch de comédia do ano 60 – reza a lenda que a dupla de folk Bud e Travis, oriunda de São Francisco, tinha por hábito cobrir os seus discos de sementes de sésamo e apelidava-os de “pizzas de alcaçuz”, ma vez que o vinil preto brilhante faz lembrar esse doce preto.

Lê Também:
"Hallelujah" de HAIM chega com vídeo
Estas lojas, que dão o nome ao filme, são para lá de icónicas e têm uma longa história, repleta de mitos. Por exemplo, diz-se que foi na Licorice Pizza de Sunset Strip, em LA, que Matt Groening começou a tirar as primeiras cópias das suas ilustrações dos “Simpsons”. Verdade ou lenda? Pouco importa, o caráter emblemático do estabelecimento é aqui a chave.
O realizador revelou, em entrevista, que o título provisório do filme era “Soggy Bottom”, um título sugestivo que fará sentido para quem já viu a obra. Contudo, o nome da cadeia de lojas acabou por vencer. Nas palavras citadas de Anderson no Los Angeles Times: “Se há duas palavras que têm um efeito Pavloviano para mim e que me fazem lembrar a infância são “licorice” e “pizza”; remetem-me logo para esse tempo.” Para ele, o título “é capaz de captar o sentimento do filme e ilustrar a sua vibração”. 

UMA MUSICALIDADE MUITO PRÓPRIA NESTE NOVO FILME

Novo filme paul Thomas anderson
©NOS Audiovisuais

Não só toda a popular banda HAIM integra o elenco do filme, como a irmã e membro Alana co-protagoniza. Para além disso, o cantor Tom Waits entra também no filme como ator. A sua aventura bem-humorada é musicada com classe e qualidade, fazendo jus ao nome da obra. Aqui fica a lista de músicas que compõem a banda-sonora da longa metragem: 

01.  Nina Simone: “July Tree”
02.  Chris Norman / Suzi Quatro: “Stumblin’ In”
03.  Johnny Guarnieri: “Sometimes I’m Happy”
04.  Bing Crosby / The Andrews Sisters: “Ac-Cent-Tchu-Ate the Positive (Single Version)” [ft. Vic Schoen and His Orchestra]
05.  Chico Hamilton Quintet: “Blue Sands” [ft. Buddy Collette]
06.  Sonny & Cher: “But You’re Mine”
07.  Chuck Berry: “My Ding-a-Ling (Live at Fillmore Auditorium, San Francisco, CA/1967)” [ft. Steve Miller Band]
08. The Doors: “Peace Frog”
09.  Paul McCartney / Wings: “Let Me Roll It”
10. David Bowie: “Life on Mars?”
11.  Clarence Carter: “Slip Away”
12.  Seals & Crofts: “Diamond Girl”
13.  Mason Williams: “Greensleeves”
14.  Donovan: “Barabajagal”
15.  Congregation: “Softly Whispering I Love You”
16.  Jonny Greenwood: “Licorice Pizza”
17.  Gordon Lightfoot: “If You Could Read My Mind”
18.  James Gang: “Walk Away”
19.  Blood, Sweat & Tears: “Lisa, Listen to Me”
20.  Taj Mahal: “Tomorrow May Not Be Your Day”

TRAILER | LICORICE PIZZA CHEGOU ÀS SALAS DE CINEMA A 30 DE DEZEMBRO DE 2021 

 

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Maggie Silva has 441 posts and counting. See all posts by Maggie Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.