© Lisboa Games Week

Lisboa Games Week confirma estatuto de maior evento de jogos em Portugal

A sétima edição do Lisboa Games Week confirmou o seu estatuto de maior evento de jogos do país. Pela FIL, passaram mais de 34 mil pessoas! 

A pandemia obrigou à organização, a Fundação AIP, esperar dois anos pelo próximo Lisboa Games Week. A sétima edição foi um evento muito aguardado pelas comunidades do gaming, esports e cultura pop, que durante quatro dias voltaram a encher a FIL. Com uma vasta oferta de gaming, desde dos esports, passando pela realidade virtual, retrogames, e até jogos de tabuleiro, foram mais de 34 mil pessoas (entradas únicas, sem contabilizar as reentradas) que não deixaram escapar o grande regresso.

A sétima edição do Lisboa Games Week contou com cerca 120 marcas com presença directa, e ainda com cerca de 130 representadas. Destaca-se a forte aposta da Nintendo, que apresentou os novos jogos “Pokémon Scarlet & Pokémon Violet”, lançados mundialmente durante os dias do evento. Também a Xbox Game Pass apresentou a sua oferta com os jogos que disponibiliza nesta plataforma, numa grande área dedicada. No palco das competições profissionais esports do LGW, Palco Inygon, houve espaço para as finais de LP LOL e VCE. O Campeonato de Elite de Valorant atraiu imensos jogadores no último dia, com a vitória da equipa Arroz

Houve também espaço para duas estreias, novas participações directas por parte de produtoras internacionais, a Riot Games, editora cujos os jogos estiveram em competição no grande palco Esports do Lisboa Games Week, e a Nacom, presente com o seu mais recente “WRC”. Como os jogos têm o poder de atravessar gerações, os visitantes tiveram a oportunidade de jogar nas diversas arcadas originais disponíveis na área Arcade Lovers, mas também puderam visitar o espaço dedicado ao Museu LOAD ZX Spectrum, um microcomputador lançado há cerca de 40 anos, e que marcou a história dos jogos.

Ligado também ao mundo dos jogos, o cosplay esteve de novo representado ao mais alto nível, com a presença de Cosplayers de renome internacional, com a participação de Geheichou, mas também de embaixadores nacionais, actividades e o concurso LGW Cosplay, qualificador para a presença dos cosplayers nacionais vencedores no Internacional Cosplay League em 2023.

Um dos pilares do LGW é o Serviço Educativo. Organizado em parceria com a Direção-Geral da Educação e em colaboração com outras entidades ligadas à formação, ofereceu 173 acções formativas presenciais e online, orientados para alunos e professores. Esta área do LGW permitiu que 430 alunos tivessem formação e que 46 professores obtivessem certificações ACD. De destacar ainda cerca de 40 acções que se realizaram no contexto do Creative Play Ground, dirigido a todos os visitantes. O Serviço Educativo do Lisboa Games Week, atraiu mais de 10.500 alunos e professores, provenientes de visitas de estudo de todo território continental. Também ligado à formação, os projectos nacionais foram uma atracção forte deste LGW, com mais de 60 novos jogos inseridos na Loading Zone, um espaço que contou também com a presença do programa PlayStation Talents, iniciativa Novos Talentos FNAC e várias produtoras independentes.

O evento já tem data marcada para 2023, dos dias 23 a 26 de Novembro, o LGW voltará a abrir portas na FIL, numa edição que ambiciona trazer ainda mais novidades e conteúdos e reforçar a sua posição.

TRAILER | RECORDA A ÚLTIMA EDIÇÃO DO LISBOA GAMES WEEK

Foste a um dos dias? Onde é que passaste mais tempo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *