Little Big Planet 3 (PS4) | Análise

 

 LittleBigPlanet_3_boxart  

  • Editora: SCEE
  • Produtora: Sumo Digital
  • Plataformas: PS4, PS3

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Little Big Planet 3 tem em cima o peso de ser o primeiro grande jogo de família para a PS4. O nome LBP é sempre uma das grandes apostas da Sony, não só pelo impressionante efeito na comunidade, que se junta à volta das várias possibilidades que este jogo oferece, mas também porque aqui costumamos presenciar momentos de grande criatividade e diversão. Little Big Planet 3 segue a mesma fórmula que os seus anteriores jogos e, apesar de falhar em alguns aspetos, melhora bastante outros detalhes que são muito importantes para a experiência.

LittleBigPlanet-

Comecemos por aquele aspeto que menos costuma contar nesta saga, o enredo. De forma surpreendente e agradável, Little Big Planet 3 dá maior foco ao enredo do que os jogos anteriores da série, oferecendo uma maior ligação entre história e os níveis que vamos ultrapassando, levando a que este jogo não seja apenas um consecutivo passar de níveis, mas algo com mais sentido. Isto leva, obviamente a uma maior ligação com as personagens, e desta vez Sackboy não está sozinho!

A inclusão de novos personagens leva-nos à jogabilidade, que aqui recebe uma evolução em relação ao que estávamos habituados. Com novas personagens (e muitos gadgets) que apresentam possibilidades muito criativas na jogabilidade, LBP 3 ganha bastante em tudo o que podemos fazer durante os níveis. Todavia, devido ao aumentar de possibilidade de movimentos com os dois novos personagens, estes estão impossibilitados de jogar em algumas etapas do jogo, porque de outra forma não existiria desafio, pois essas personagens tornariam tudo mais fácil.

O problema neste aspeto é que as personagens são boas, ao ponto de sentirmos a sua falta quando não estão presentes, e a verdade é que não o estão numa grande parte do jogo. Isto leva-nos a um dos principais problemas do jogo: ao apresentar as novas personagens em poucos momentos do jogo, fica a sensação que Little Big Planet 3 nunca aproveita totalmente o que nos dá de novo. Claro que isto não piora o jogo, mas fica a sensação que podia ser muito melhor!

little big planet

Com uma banda sonora divertida e de luxo, tal como sempre nesta série, encaixando totalmente na diversão que o jogo possibilita, Little Big Planet 3 é um portento no design que oferece. Os níveis são fantásticos, diversificados e a cada instante pode existir uma surpresa mascarada num novo desafio. A criatividade desta equipa está aqui bem comprovada, criando um dos jogos mais divertidos desta consola. A isto juntam-se muitos puzzles, também eles diversificados e divertidos, sem baixarem muito o ritmo do jogo, que aqui pode ser alucinante se assim o desejarmos.  Ainda na parte gráfica, Little Big Planet 3 sofre de alguns bugs. Aconteceram, apesar de não muitas vezes, termos de recomeçar o nível porque ao morrermos não conseguimos regressar no último checkpoint. Não são erros muito graves mas são frustrantes, principalmente quando chegamos aos últimos níveis e onde tudo é mais difícil.

O ponto mais alto deste jogo é a liberdade de criação que nos oferece, e aqui chegámos ao ponto mais alto da série. Agora é muito mais fácil criar, temos direito a lições numa Academia para percebermos as mecânicas da criação e o resultado final é incrível! Little Big Planet 3 é um colosso da criação, de tal forma bem feito e estruturado que torna obsoleto o modo de criação dos jogos anteriores. Aqui o destaque vai para a facilidade que levará muitos jogadores, que experimentaram os antigos modos de criação e que não gostaram, a gostarem deste, pois a evolução é muito mais rápida.

Little-Big-Planet-3-

Little Big Planet 3 é um jogo muito divertido e que merece ser jogado. Fica manchado por alguns bugs e no final temos a sensação que podia ter sido melhor, principalmente porque as personagens novas não são totalmente aproveitadas. Todavia, este é um divertido jogo de família, com um viciante co-op e que consegue manter-nos muitas horas a jogar, e a sorrir. Não consegue ter o impacto dos jogos anteriores, que mostraram uma criatividade incrível para a altura em que saíram, mas Little Big Planet 3 tem os seus trunfos. É maior, é diversificado e tem um fantástico modo de criação que a comunidade irá usar e abusar! Se gostam da saga, este não vos irá desiludir com os novos e vastos utensílios que o nosso Sackboy poderá usar até chegar ao fim! E lembrem-se que Little Big Planet 3 tem compatibilidade com os jogos anteriores!

Pontos fortes:

  • O mais impressionante criador de níveis que já vimos
  • Design incrível
  • Novas personagens refrescam jogabilidade com as suas capacidades
  • Um verdadeiro jogo de comunidade
  • Banda sonora de luxo encaixa totalmente no jogo

Pontos fracos:

  • Alguns bugs
  • Apesar de muito criativo e com muitas surpresas, não consegue ter o impacto dos anteriores jogos

LP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *