Little Nightmares (PS4) | Análise

Little Nightmares irá levar-vos a uma viagem para enfrentarem os vossos pesadelos de criança. Estão preparados?

Em Little Nightmare iremos controlar uma menina de 9 ano que terá de fugir de um local onde os nossos pesadelos de infância parecem ganhar vida. Esta é a base simples e sem spoilers do que irão encontrar neste jogo. Mas será que a ideia resulta? A verdade é que sim, mas vamos por partes.

Rapidamente percebemos que este é um jogo de gato e do rato, em que teremos de fugir, evitar encontrar e tentar nunca sermos caçados. Temos de andar quando podemos, parar quando devemos e deixar de respirar muitas vezes. É um jogo de paciência e coragem, pois teremos de enfrentar o que está à nossa frente. Com uma jogabilidade bem pensada mas com algumas falhas, este é um jogo que nos obriga a não sermos vistos ou ouvidos, e ao avançarmos pelos cenários, iremos compreendendo a história numa narrativa baseada muito mais no que vemos e menos no que nos é dito.

Lê também: Top Jogos | Os 100 melhores jogos de sempre

Muito ao estilo de Limbo ou Inside, principalmente pela mecânica usada e pela mistura de narrativa e puzzles, este é um jogo sobre aqueles momentos em que estamos parados, quase a sermos apanhados. A narrativa é negra e por vezes indireta, pois nunca o jogo nos tenta afastar da sensação que cria um peso nos nossos ombros. É constante a sensação de que temos de avançar e enfrentar os medos da personagem. Aliás, o que difere este jogo de outros de terror é que aqui sabemos o que estamos a enfrentar. Saebmos sempre onde estão os inimigos, o que nos podem fazer, como se vão movimentar. Sabemos como temos de os enfrentar e ganhar coragem para o fazer.

Com cada cenário a contar uma parte da história, o design está muito bom, com grande variedade e sempre baseados num tema negro e por vezes brutal. O facto de todos os cenários parecerem gigantes perante a nossa personagem é a forma como o jogo nos reduz à insignificância de uma criança que tem um pesadelo e pouco pode fazer. A isto junta-se uma banda sonora que quase não notamos, mas que faz muito bem o trabalho de criar um ambiente tenso e quase surrealista.

Nos pontos mais fracos do jogo temos tempos de loading demasiado extensos e uma jogabilidade que não é perfeita. A isso junta-se ainda a duração do jogo, porque acaba em cerca de 6 horas, e nós queremos mais, porque o jogo é realmente bom.

Little Nightmares consegue de forma única cativar o jogador e explorar um tema pouco explorado. Com alguns puzzles inteligentes e outros que exigem tentativa e erro, este é um jogo original a cada instante. É curto, mas fica na memória, e deve ser jogado. Uma das melhores surpresas do ano.

HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor Philips BDM3275UP

Mobile:

  • LAIQ Glow
Little Nightmares, em análise
little nightmares poster

Game title: Little Nightmares

Game description: Uma menina de 9 anos terá de fugir de um local onde os nossos pesadelos de infância parecem ganhar vida.

  • Enredo - 83
  • Jogabilidade - 77
  • Gráficos - 82
  • Som - 84
82

RESUMO

O MELHOR: Cativa o jogador de forma única, aborda tema pouco explorado.

O PIOR: Tempo excessivo de loading, jogabilidade não perfeita, tempo reduzido de jogo.

EDITORA: Namco Bandai

PRODUTORA: Tarsier Studios

PLATAFORMA PlayStation 4

Sending
User Review
0 (0 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)


Também do teu Interesse:


About The Author


Leave a Reply

Sending