Livros a Não Perder em Junho

Livros a não perder | Seleção de junho 2019 by MHD

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em junho.

Com uma fornada de livros imperdíveis a caminho, distinguimos a seleção literária da MHD em 10 temas, de forma a poderes encontrar imediatamente os livros que mais te cativam. Eis os temas:

1. Ficção

2. Poesia & Conto (1)

3. Não-Ficção

4. Familar & Bambino (3)

5. Reedições (3)

Ficção (Romance & Romance Histórico; Scifi & Fantasia; Ficção Geral; Young Adult; Policial & Suspense)

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos a não perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante, quer pretendas um dilema recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Não Ficção (Prático; Histórico; Ensaio & Atualidade)

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Familiar & Bambino

Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!

Reedições

Para quem procura ler finalmente aquele clássico que queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a pedir uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.

Livros a Não Perder em Junho

Preparado para descobrir os livros do mês? Basta virares a página!




FICÇÃO

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos que não podes perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante ou recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Livros a Não Perder em Junho




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (1)

Reencontro no Céu

‘REENCONTRO NO CÉU’, de Mitch Albom (ASA Edições)

Sinopse Oficial: Eddie tinha 83 anos e muito mau feitio. O que não o impediu de sacrificar a sua vida para salvar uma menina.
Annie nunca mais foi a mesma desde esse dia. O acidente quase a matou, e embora os ferimentos tenham sarado, as cicatrizes permaneceram para sempre. Só quando reencontra Paulo, um amor de infância, é que a felicidade parece estar finalmente ao seu alcance.

Mas o Destino tem outros planos para ela… planos que incluem novamente Eddie. O velhote rezingão vai ajudá-la a compreender o significado da sua vida na Terra e a aceitar os seus erros, pois é através deles que se aprendem as maiores lições. E vai mostrar-lhe também que, por mais insignificante que ela se julgasse, a sua existência era, afinal, de uma importância tremenda.
Belo e tocante, “Reencontro No Céu” vem complementar “As Cinco Pessoas que Encontramos no Céu” na perfeição. Trata–se de uma profunda reflexão sobre a vida, plena de esperança e sabedoria.
A tão aguardada sequela de AS CINCO PESSOAS QUE ENCONTRAMOS NO CÉU….




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (2)

Paixão Proibida

‘PAIXÃO PROIBIDA’, de Penelope Douglas (Quinta Essência)

Sinopse Oficial: Ele acolheu-me quando eu estava desamparada.
Preocupa-se comigo. Pensa em mim. Ouve o que tenho para dizer. Protege-me. Sinto o seu olhar quando estamos à mesa, e o meu coração dispara quando o ouço chegar ao final do dia.
Tenho de pôr um fim a isto. Simplesmente não pode acontecer.
Em tempos, a minha irmã disse-me que não há homens decentes – e os poucos que existem estão comprometidos. Mas não é Pike Lawson que está comprometido… sou EU.

PIKE Jordan veio viver cá para casa e, no início, tudo correu muito bem.
À medida que o tempo passa, porém, a situação complica-se. Tenho de parar de pensar nela. Não lhe posso tocar… nem devia querer fazê-lo. Mas quanto mais tempo passo com ela, mais ela se entranha em mim.
Não podemos ceder a esta tentação. Ela tem dezanove anos e eu trinta e oito. E sou PAI do namorado dela…

Um romance pleno de tensão e ritmo. Perfeito para fãs de amores proibidos e paixões escaldantes.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (3)

Eu Sou Eric Zimmerman

‘EU SOU ERIC ZIMMERMAN’, de Megan Maxwell (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Eric Zimmerman, um dos homens mais desejados do planeta, conta-nos o seu ponto de vista da saga erótica mais sensual de sempre.

Após um casamento e uma lua-de-mel de sonho, a minha vida com Judith começa a normalizar. Durante o dia, enquanto trabalho na minha empresa, a minha maravilhosa mulher teima em contrariar-me em tudo o que pode.
Apesar de nos amarmos muito, somos especialistas em nos zangarmos e reconciliarmo-nos… Mas um dia chega-me aos ouvidos um malicioso comentário que me fará perder a confiança em Judith. Dias difíceis, noites em claro. Discussões. Problemas, muitos problemas.
Felizmente, a minha Morenita faz-me ver a razão e apercebo-me do parvo e quadrado, para não dizer imbecil, que sou, e uma vez solucionado tudo larga-me uma bomba: vou ser pai! Se a minha vida já tinha dado uma volta de cento e oitenta graus quando conheci Judith, nem quero imaginar o que mudará quando nascer o bebé.

Uma história que faz sonhar, com ritmo, paixão e sentimentos à flor da pele.




FICÇÃO —ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (4)

O Jardim das Flores de Pedra

‘O JARDIM DAS FLORES DE PEDRA’, de Deborah Smith (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Para Darl Union, a vida em Burnt Stand, na Carolina do Norte, foi sempre uma estranha mistura de riqueza, privilégio e solidão. Criada pela avó, uma mulher tão fria e dura como a pedreira de mármore que é a herança da família, o amor é-lhe estranho até ao dia em que se apaixona perdidamente por Eli Wade, o filho de um canteiro.

Porém, o amor adolescente e puro cedo se vê comprometido por uma teia de mentiras e de morte: o pai de Eli é considerado o responsável pelo desaparecimento da tia-avó de Darl e, embora inocente, acaba por ser morto.

Mas agora, vinte e cinco anos depois, há segredos que podem literalmente vir à superfície – e Darl e Eli têm finalmente uma hipótese de enfrentar e resolver o passado.




FICÇÃO —ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (5)

A Casa à Beira da Noite

‘A CASA À BEIRA DA NOITE’, de Catherine Banner (Topseller)

Sinopse Oficial: No Mediterrâneo, entre a Sicília e o Norte de África, encontra-se uma ilha caída no esquecimento… mas não o suficiente para fugir aos problemas do mundo.

Amedeo Esposito, um jovem oriundo de Florença, aparece para ocupar o posto médico em Castellamare, uma ilha banhada pelas ondas e onde o tempo parou. Embora profissional e sério, Amedeo cede ao feitiço da ilha e deixa-se encantar por um bar decrépito chamado A Casa à Beira da Noite, tido como amaldiçoado pelos locais. Mas Amedeo decide comprá-lo e devolver-lhe a vida e o esplendor de outrora.

Rodeado pelo som do mar e o aroma das buganvílias, o bar torna–se a casa de Amedeo e da sua mulher, Pina, e o ponto de encontro para as conversas e mexericos dos habitantes. O papel do bar é tão importante, que, detrás do seu balcão, as várias gerações da família Esposito se tornam testemunhas de quase um século de História que marcará os ilhéus.

Neste belo e assombroso romance, o povo de Castellamare é o personagem principal e as suas histórias são o maravilhoso mosaico que confere mais vida à ilha.




FICÇÃO —ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (6)

A Ferver

‘A FERVER’, de Jennifer Blackwood (Cinco Sentidos Editora)

Sinopse Oficial: Erin Jenkins está de regresso a casa, 10 anos depois de ter deixado Portland. Não está a atravessar o melhor dos momentos, mas quando surge a oportunidade de acompanhar a sua velha paixão de escola a um casamento, o verão torna-se bem mais interessante. Escaldante, até…
Jake Bennett é bombeiro e pai solteiro. Sofreu no passado e, por isso, faz o que pode para proteger o coração de mais… chamuscadelas. Quando reencontra Erin, forma-se a tempestade perfeita para uma noite intensa. Ou duas. Ou cinco.
Erin e Jake depressa descobrirão que quem brinca com fogo dificilmente lhe escapa.
Os dados estão lançados sobre dois corações incendiados num verão quente.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (7)

Faz-me Ficar — Os Mandamentos do Afonso

‘FAZ-ME FICAR, OS MANDAMENTOS DE AFONSO’, de Afonso Noite-Luar (Manuscrito Editora)

Sinopse Oficial: «Não havia volta a dar, tinha de reconquistar a Inês. E desta vez não o iria fazer por ela e muito menos pelo Henrique. Ia fazê-lo por mim, para me salvar.»

Afonso regressa do Brasil, depois de sete meses de ausência, e reencontra Inês nos braços do seu rival, Henrique. Confrontado com o ciúme, Afonso percebe que aquilo que o move por Inês é muito mais do que ego, é amor. Precisa de a reconquistar, mas não será uma tarefa fácil, pois tem Henrique pelo meio. Como se não bastasse, surge um quarto elemento para dificultar a sua missão: Verónica.

Depois do sucesso de Ela Primeiro, o autor sensação Afonso Noite-Luar regressa à escrita com um livro surpreendente recheado de sexo e com ainda mais mistério e intriga. Nesta nova obra ficamos a saber mais sobre o misterioso e sombrio passado de Afonso, ao qual ele terá de recorrer para se defender, mas a sua salvação pode ser a sua perdição.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (8)

A Casa de Charles Street

‘A CASA DE CHARLES STREET’, de Danielle Steel (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: O que faz de uma casa um lar? De desconhecidos a amigos, de amigos a família…
Na sequência do seu divórcio e dos problemas financeiros que se seguiram, Francesca sente-se desesperada. Sozinha, teme não ser capaz de suportar a casa encantadora onde vive e, como solução de recurso decide alugar uma parte dela. Pouco a pouco, a casa vai readquirindo vida: primeiro com Eileen, uma jovem professora da Califórnia, depois com Chris, um pai divorciado, e, finalmente, com Marya, uma cozinheira notável que perdeu o marido. Rapidamente, uma feliz cumplicidade instala-se entre os companheiros da casa. Contagiada por esta nova energia, Francesca volta a sentir-se com forças para reabrir o coração e procurar o amor…

Ao longo de um ano assombroso, inesquecível e que, em última análise, vai alterar muitas vidas, a casa do número 44 de Charles Street enche-se de risos, de mágoas e, sempre, de esperança.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (1)

Pandemia

‘PANDEMIA’, de Robin Cook (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Bem-vindos ao incrível mundo da modificação genética e do mercado de órgãos…

Quando uma jovem anónima, aparentemente saudável, perde os sentidos no metro de Nova Iorque e morre ao chegar ao hospital, Jack Stapleton, o médico-legista, encontra semelhanças inquietantes entre este caso e a gripe de 1918. Temendo uma repetição da fatídica pandemia ocorrido há um século, Jack faz a autópsia poucas horas depois da morte da mulher e descobre anomalias estranhíssimas: em primeiro lugar, ela tinha sido submetida a um transplante do coração, em segundo, o seu ADN corresponde ao do coração transplantado.

Contudo, os factos não apontam para o vírus da gripe, e Jack vê-se envolvido numa corrida contra o tempo para determinar que tipo de vírus poderia provocar aquela morte, uma tarefa que se torna mais urgente quando outras duas vítimas sucumbem de forma idêntica. Mas nada faz sentido até a investigação o conduzir ao mundo fascinante do CRISPR/CAS9, uma biotecnologia de edição de genes que conquistou a comunidade médica… e a atenção dos seus membros menos escrupulosos. Arrastado para o submundo do mercado de transplante de órgãos, Jack depara-se com um homem de negócios megalómano disposto a arriscar vidas humanas para poder conquistar uma nova e lucrativa fronteira da medicina. E, se Jack não tiver cuidado, a próxima vida sacrificada pode muito bem vir a ser a sua.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (2)

Feridas de Guerra

‘FERIDAS DE GUERRA’, de Anthony Riches (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Marcus Valerius Aquila, membro da Guarda Pretoriana do imperador Commodus, viaja para a Britânia com uma mensagem urgente para o legado das tropas que se encontra na Muralha de Adriano. Mas assim que chega ao destino é acusado de traição e condenado a uma morte desonrosa. Com a ajuda dos antigos companheiros de armas do pai, consegue fugir e assume um novo nome enquanto se infiltra num obscuro regimento na Muralha de Adriano e tenta não dar nas vistas.

É então que um exército rebelde surge do lado norte da Muralha, e Marcus tem de provar que tem a resistência necessária para liderar uma centúria na linha da frente de uma guerra violenta e brutal com um inimigo impiedoso. Uma leitura fantástica… Alucinante e cheio de ação.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (3)

Perdido no Espaço

‘PERDIDA NO ESPAÇO’, de S. K. Vaughn (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: No meio da escuridão, a tua voz irá salvar-me.
Dia de Natal, ano 2067. May Knox está à deriva no espaço, única sobrevivente na primeira missão tripulada a Europa, uma lua de Júpiter.
Um thriller visceral – perfeito para os apaixonados de O Primeiro Encontro e Perdido em Marte – em que acompanhamos a única sobrevivente de um acidente espacial catastrófico, tendo tem apenas a voz do seu distante marido, um cientista da NASA, a guiá-la de volta à Terra. A comandante May Knox, à deriva no espaço, desperta de um coma induzido, sozinha, e tem pouca ou nenhuma memória de quem é ou do que faz ali.

Lentamente, vai descobrindo que é a comandante da nave Hawking II que se dirigia para Europa, uma das luas de Júpiter, e que é a única sobrevivente de um possível acidente que dizimou toda a tripulação. Com recursos escassos e muito debilitada, May precisa de confiar em alguém que a possa ajudar a regressar. Mas há um problema: todos pensam que está morta.
Na Terra, há semanas que a Hawking II não comunica com a NASA, e o Dr. Stephen Knox está de licença a lidar com a suposta morte da sua ex-mulher, cuja decisão de participar na missão a Europa conduziu o casamento a um final inevitável.

Mas quando sabe que a NASA recebeu uma transmissão de May, Stephen corre em seu auxílio. O que ele não sabe é que nem todos querem que ela regresse com vida e, ainda mais aterrador, pode não estar sozinha na nave.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (1)

No Final Morrem os Dois

‘NO FINAL, MORREM OS DOIS’, de Adam Silveira (Topseller)

Sinopse Oficial: Sem morte, não há vida. Sem perda, não há amor.

Pouco depois da meia-noite, Mateo e Rufus, dois completos estranhos, recebem a notícia de que vão morrer dentro de 24 horas. Neste último dia que lhes resta, ambos anseiam por fazer um amigo.

A boa notícia é que existe uma aplicação para isso. Chama-se Último Amigo e, através dela, estes dois jovens encontram-se para uma derradeira e intensa aventura: viver toda uma vida num só dia.

Para nos lembrarmos de que todos os dias contam.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (2)

As Filhas da Floresta

‘AS FILHAS DA FLORESTA’, de Alaitz Leceaga (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Numa mansão fustigada pelas ondas…
Duas irmãs gémeas, Estrella e Alma, levam uma vida privilegiada como filhas dos marqueses de Zuloaga. Crescem rodeadas de festas e luxos, mas estão fatalmente marcadas por um poderoso mistério.

As duas irmãs desafiam o destino…
Pois as gémeas – tão idênticas que só através dos olhos se distinguem – não são como as outras raparigas. Ambas herdaram um extraordinário dom que passa de geração em geração entre as mulheres da família…

E vivem à sombra de uma maldição que dita que uma delas morrerá antes de completar quinze anos.
Unidas pelo sangue e separadas pelo amor a um homem, Estrella e Alma cumprirão a profecia. A floresta – que guarda nas suas profundezas o segredo das irmãs – será também testemunha do derradeiro ato de paixão e vingança de uma delas.

Uma história plena de magia e mistério. Uma protagonista inesquecível, indiferente aos perigos e corajosa perante as convenções sociais. Desde a infância nos anos vinte aos meandros do poder nazi durante a II Guerra Mundial, de Espanha aos Estados Unidos, passando por Inglaterra, vamos acompanhar esta mulher admirável na sua luta para defender o legado que lhe faz parte do sangue.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (3)

Amada

‘CASA DA NOITE — OUTRO MUNDO, AMADA’, de P. C. Cast & Kristin Cast (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: O 18.º aniversário de Zoey aproxima-se. A Manada dos Marados está dispersa por todo o país há quase um ano quando Stark os convoca para regressarem a Tulsa e surpreenderem Zoey no seu aniversário. Mas nem tudo corre bem na cidade. Estranhos e sombrios sinais indiciam que Neferet está a agir nas sombras. Para evitar um novo desastre, Zoey reúne os amigos para adicionarem uma proteção extra à gruta onde Neferet se encontra aprisionada. Fácil, certo? Errado. Nem tudo é o que parece na Casa da Noite. Com vampyros vermelhos a tomarem as suas posições, Zoey e a Manada dos Marados têm de se juntar novamente e combater o mal.

Mas um ano é demasiado tempo. Será que as velhas amizades resistiram à separação? Quando os antigos aliados se tornam em inimigos, eclode a batalha entre as trevas e a luz. Irá a escuridão destruir a amizade ou conseguirá a luz salvar aqueles que Zoey ama?




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (1)

O Sinal da Cruz

‘O SINAL DA CRUZ’, de Glenn Cooper (Topseller)

Sinopse Oficial: Um aparente milagre

Em Abruzos, uma região no centro de Itália, um jovem padre aparece com chagas nos pulsos, levando toda a gente a pensar que desenvolveu os estigmas da crucificação. O Vaticano decide investigar o caso, convocando Cal Donovan, professor de Harvard especialista em Religião e Arqueologia, para apurar a verdade.

Um segredo devastador

Depois de falar com o padre, Cal acredita não estar perante uma fraude, e em pouco tempo percebe que por detrás dos estigmas se esconde um terrível segredo. Simultaneamente, em Berlim, uma organização neonazi toma conhecimento do padre estigmatizado e acredita que ele é a chave para a criação de uma arma mortal catastrófica.

Um resgate perigoso

Quando o padre é raptado pelos neonazis, começa uma perigosa corrida contra o tempo. Apenas Cal pode encontrar a organização implacável e detê-la, antes que uma catástrofe apocalíptica seja desencadeada.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (2)

Intruso
Intruso

‘INTRUSO’, de Iain Reid (Topseller)

Sinopse Oficial: Não recebemos visitas.
Nunca.
Não aqui.

Junior e Henrietta são casados e levam uma vida simples e tranquila na sua quinta, afastados do bulício citadino. Um dia, um estranho vindo da cidade chega com notícias surpreendentes: Junior foi selecionado aleatoriamente para fazer uma viagem para muito, muito longe. Ao que parece, ele é um dos candidatos para um projeto de colonização espacial. O mais bizarro é que foi tudo orquestrado para que Henrietta não ficasse sozinha durante a ausência de Junior. Nunca, nem por um segundo. Para todos os efeitos, Henrietta terá sempre uma companhia familiar. Demasiado… familiar.

Mas a ideia não agrada a Junior, cuja desconfiança aumenta de dia para dia. Afinal, que alternativas lhe restam num futuro que foi decidido por si? Em quem poderá ele confiar? Astucioso e pleno de incerteza, Intruso é um thriller psicológico e intenso que analisa a natureza das relações amorosas, a autodeterminação e o significado de se ser (ou não) uma pessoa.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (3)

As Cores do Assassino

‘AS CORES DO ASSASSINO, de Sarah J. Harris (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Aconteça o que acontecer, não contes a ninguém o que fizeste a Bee Larkham.
Um romance fascinante, repleto de suspense, em que um rapaz com sinestesia – que associa cores a sons -, tenta descobrir o que se passou com Bee Larkham, a sua bonita vizinha. Onde está ela? Porque é que ainda não voltou para casa?

Jasper não é uma criança vulgar. Com treze anos, vive num deslumbrante mundo colorido que mais ninguém consegue ver, nem mesmo o seu pai. Palavras, números, dias da semana, vozes das pessoas: tudo tem uma cor própria. Mas recentemente é atormentado por uma cor de que não gosta e que não entende a cor do homicídio.

Jasper tem a certeza de que alguma coisa aconteceu a Bee Larkham, mas parece que ninguém o compreende. Jasper tem de descobrir toda a verdade sobre o que se passou naquela noite, incluindo o seu envolvimento no que ocorreu. Aparentemente, alguém quer impedir isso a todo o custo.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (4)

55

’55’, de Jame Delargy (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Antes desta havia 54 vítimas. Quem será a 55.ª? Dois homens fogem um do outro. Qual deles é a vítima? Qual é o assassino?
Gardner’s Hill é uma pacata cidade australiana, um lugar isolado rodeado de vida selvagem e onde não acontece muita coisa.
Mas um dia tudo muda. Pela esquadra da polícia, chefiada pelo sargento Chandler Jenkins, um homem habituado a pequenos distúrbios e conflitos familiares, irrompe um forasteiro ferido e a cambalear. O desconhecido chama-se Gabriel e conta a Chandler aquilo de que se lembra. Foi drogado e levado para um barracão nas montanhas, onde foi preso com correntes de ferro. O homem que o levou chamava-se Heath e disse-lhe que ele seria o número 55. A sua 55.ª vítima. Heath é um serial killer. Gabriel fugiu e conseguiu chegar àquela pequena cidade para contar a sua história.

Antes que Chandler tenha oportunidade de começar a investigar, o próprio Heath entra na esquadra e conta a Chandler aquilo de que se lembra.
Foi drogado e levado para um barracão nas montanhas onde foi preso com correntes de ferro. O homem que o levou chamava-se Gabriel e disse-lhe que ele seria o número 55. A sua 55.ª vítima. Gabriel é um serial killer. Dois suspeitos. Duas histórias idênticas. Qual delas é verdadeira? Conseguirá Chandler desvendar o enigma antes que o assassino ataque de novo?




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (5)

Diz-me Que És Minha

‘DIZ-ME QUE ÉS MINHA’, de Elisabeth Norebäck (Porto Editora)

Sinopse Oficial: «Eu enterrei-te. Estivemos junto à tua lápide no cemitério. Chorámos e despedimo-nos.
Mas eu nunca deixei de te amar. Procurei-te em todas as multidões, em todos os rostos, em todos os autocarros, em todas as ruas. Ano após ano.»

Stella Widstrand é uma psicoterapeuta respeitada. Casada com um homem carinhoso, mãe de um rapaz de 13 anos, com uma casa invejável e um bom carro, parece ter tudo para ser feliz. Porém, há no seu passado um terrível acontecimento que nunca foi verdadeiramente superado.

Quando um dia Stella vê entrar no seu consultório a jovem Isabelle, suspeita de que se trata na realidade de Alice, a sua filha desaparecida durante um passeio em família cerca de vinte anos antes, e que todos julgavam morta.

Mas será realmente a filha de Stella? Estará a imaginação a pregar-lhe mais uma partida? Como poderá confirmar tal suspeita sem que a considerem louca? E se Isabelle for mesmo a sua filha, o que lhe aconteceu afinal? Como desapareceu? Para obter respostas, Stella inicia uma busca obsessiva pela verdade, colocando em risco a vida que levou vinte anos a construir.

Elisabeth Norebäck estreia-se na escrita com um thriller psicológico inquietante que evoca o amor maternal e o maior medo que uma mãe pode sentir: o da perda de um filho.

Em “Diz-Me Que És Minha”, o leitor assiste à luta entre prudência e loucura, passado e presente, ilusão e realidade, mas sobretudo entre vida e morte.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (6)

Há Algo Estranho Na Água

‘HÁ ALGO ESTRANHO NA ÁGUA’, de Catherine Steadman (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Erin, autora de documentários televisivos, está à beira de uma reviravolta profissional. Mark é um atraente gestor de investimentos com um futuro risonho. Parecem ter tudo para serem felizes, até que Mark perde o emprego, o que ensombra a vida perfeita do casal. Mas ambos estão determinados a fazer com que as coisas resultem. Decidem partir para uma lua de mel num local paradisíaco, confiantes de que tudo se resolva – afinal, têm-se um ao outro.

Em Bora Bora, Mark leva Erin a fazer mergulho. Mark está com ela, Erin sabe que está segura. Vai correr tudo bem. Porém, descobrem algo estranho na água… o casal decide manter a sua descoberta em segredo – se mais ninguém souber o que eles encontraram, que mal poderá haver nisso? Mas a decisão que tomam desencadeia uma devastadora sequência de acontecimentos… que vai pôr em causa tudo o que lhes é mais querido.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (7)

O Espião e o Traidor

‘O ESPIÃO E O TREINADOR’, de Ben Macintyre (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: A maior história de espionagem da guerra fria.
O coronel Oleg Antonyevich Gordievsky do KGB estava no auge da sua carreira. Um prodígio dos serviços secretos soviéticos, tinha subido diligentemente nas fileiras, tendo servido na Escandinávia, em Moscovo e na Grã-Bretanha sem qualquer mancha na sua folha de serviços. Agora, com 46 anos, fora promovido a chefe do KGB na estação de Londres, um bom posto, e fora convidado a regressar ao quartel-general para ser formalmente consagrado pelo chefe do KGB.

«Chegado a Moscovo, Gordievsky avançou confiante pelo meio da multidão no aeroporto. No seu íntimo, contudo, borbulhava um terror surdo. Porque Oleg Gordievsky, veterano do KGB, fiel servidor secreto da União Soviética, era um espião britânico.»




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (1)

Persona

PERSONA’, de Eduardo Pitta (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Versão moderna de uma educação sentimental, Persona estabelece o confronto entre as exigências do corpo, a normatividade social e o policiamento do Estado durante os anos que precederam a descolonização.

«Persona, enquanto texto literário, é insólito, original, de grande qualidade literária, onde o tema das diferenças vai muito além do meramente sexual. Constitui-se de facto como um pequeno romance na medida em que cada um dos contos tem por herói a personagem de Afonso, apanhada em três momentos-chave da sua vida: aos 12, aos 18 e aos 22 anos. A cada idade corresponde a narrativa de uma forma de iniciação. Três etapas de um caminho em direcção à maturidade marcadas pelos encontros, pelos espaços: a escola, uma viagem ao deserto, a vida de guerreiro. Trata-se de um percurso de crescimento e, apesar da brevidade, os episódios revelam-no como a versão moderna de uma educação sentimental. O herói move-se na alta-burguesia, retrata-lhe os tiques e os podres, o discurso tanto mais elegante quanto escabroso, reproduz a snobeira de um distanciamento muito british.»
(Helena Barbas, Expresso)




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (2)

Os Jardins do Presidente

‘OS JARDINS DO PRESIDENTE’, Muhsin Al-Ramli (Topseller)

Sinopse Oficial: Num país onde não havia bananas, ao terceiro dia do Ramadão, a aldeia deparou-se, ao acordar, com nove caixas de bananas, cada qual contendo a cabeça degolada de um dos seus filhos. Uma delas pertencia a um dos homens mais procurados do Iraque, conhecido pelos seus amigos como Ibrahim, o Predestinado.

Como teria este homem bom e humilde conquistado a inimizade de tantos? O que fizera ele para merecer tal morte? A resposta reside na amizade que partilhou a vida inteira com Abdullah Kafka e com Tariq, o Deslumbrado, cada qual com as suas próprias histórias incríveis para contar. Reside também nos campos de batalha devastados pela Guerra do Golfo. Reside no amor inabalável da sua mulher e no escárnio dilacerante da sua filha.

E, acima de tudo, reside nos portões trancados dos Jardins do Presidente, enterrada com as incontáveis vítimas de um reinado impiedoso de terror.

Um romance extraordinário passado no Iraque de Saddam Hussein, que traz à memória “Cem Anos de Solidão” e “O Menino de Cabul”.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (3)

Diário de um Carbonário

‘DIÁRIO DE UM CARBONÁRIO, de Mário Silva Carvalho (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Carbonária: Sociedade sinistra e cruel para uns. Sonho de liberdade para outros. Mas onde estará a verdade, no meio de tanto sangue e segredos?

Em 1907, o jovem Constantino da Silva chega a Lisboa. Fugira de Coimbra devido a uma zaragata em que atacou um miguelista para proteger um grupo de estudantes republicanos. O deslumbre com a capital, tão maior e mais sofisticada do que o resto do país, logo é substituído pela realidade: Lisboa é uma cidade pobre, esfaimada e onde o conflito entre monárquicos e republicanos deixa feridos e mortos nas ruas.

Cedo o caminho de Constantino se cruza com a Carbonária, sociedade sinistra e cruel aos olhos dos conservadores, e um juramento secreto atira-o para uma vida dupla: de dia é um alfaiate que passeia pelo Rossio e namorisca operárias; de noite participa em assaltos e agressões violentas em nome dos ideais democráticos e republicanos. Quando a tesoura e a pistola permitem, o jovem pega na pena e descreve a sua vida, com simplicidade e honestidade, num diário que é um hino emocionante a uma das épocas mais importantes e turbulentas da História de Portugal.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (4)

Até os Cães

‘ATÉ OS CÃES’, de Jon McGregor (Elsinore)

Sinopse Oficial: No final de um mês de dezembro, o corpo de um homem é encontrado num apartamento vazio. Agrupados à porta, os seus amigos ? também eles já mortos ? assistem, numa espécie de vigília, ao corpo a ser transportado, autopsiado e, finalmente, cremado. É através das histórias deste coro de fantasmas que vamos conhecendo a vida passada de dependência e marginalidade de Robert, o falecido, e de todos aqueles que, cruzando-se com ele, pertenceram ao seu microcosmos de esperança e desilusão, de caos e indiferença, e de amor destruído em prol de uma necessidade maior.

Intenso, alucinante e escrito com fúria, “Até os Cães” é uma exploração íntima e destemida da vida nas franjas da sociedade, uma viagem carregada de amor, perda, desespero e uma esperança constante na redenção.

Vencedor do International Dublin Literary Award.




POESIA & Conto (1)

Teoria da Viagem

‘TEORIA DA VIAGEM’, de Michel Onfray (Quetzal Editores)

Sinopse Oficial: «Sonhar com um destino é obedecer a um imperativo que, no nosso íntimo, fala uma língua estrangeira.»

Qual é a origem do desejo de viajar? Por que razão nos sentimos mais nómadas ou mais sedentários? Porque somos impelidos para o movimento constante, a deslocação, ou amamos o imobilismo e as raízes? Porque mantiveram alguns povos a sua marcha inexorável, pastoreando os seus rebanhos? E porque se dedicaram outros a um só lugar, onde cuidaram dos seus campos? A energia que anima estas formas de vida tão distintas, estes dois arquétipos, é a que anima o resto do universo, e que as combina obscuramente em cada um de nós.




NÃO FICÇÃO

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Livros a Não Perder Em Junho




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (1)

Mixórdia de Temáticas, Série Lobato

‘MIXÓRDIA DE TEMÁTICAS — SÉRIE LOBATO’, de Ricardo Araújo Pereira (Tinta da China)

Sinopse Oficial: Uma obra que aborda o tema do ensacamento de produtos com coragem e desassombro.

«Pedro: Há quem diga que é a história mais triste que alguma vez foi contada. Joaquim Lobato, que história é esta?
Eu: É a história da minha vida. Eu fui trocado à nascença.
Vanda: E quando é que os seus pais se aperceberam de que tinha havido troca de bebés?
Eu: Não foi de bebés. Eu fui trocado à nascença por um leitão.
Vanda: Como é que isso é possível?
Eu: Porque a nossa porca teve porcos. E a minha mãe estava a tratar dos porcos da porca, quando eu nasci. Gera-se confusão, e tal, e naquela barafunda fui trocado por um leitão. A minha mãe diz que éramos os dois cor-de-rosa, de maneiras que não se percebia bem qual era qual.
Nuno: E os seus pais não repararam logo que tinham levado um porco?
Eu: Não, porque quem é pai ama o filho, não é? Quantas vezes a gente vê uma mãe a dizer que o filho é lindo e o miúdo parece um leitão? E a minha mãe era a mesma coisa. Os meus pais trataram o porco como se fosse um filho. Batiam‑lhe, chamavam-lhe nomes, era como se fosse um filho, sem tirar nem pôr. […]»

Este livro é uma antologia dos guiões da terceira série da rubrica Mixórdia de Temáticas, da Rádio Comercial. O autor agradece a Pedro Ribeiro, Vanda Miranda, Vasco Palmeirim e Nuno Markl pela paciência e pelas magníficas interpretações.




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (2)

Delicioso, Fácil e Rápido

‘DELICIOSO, FÁCIL E RÁPIDO’, de Matt Preston (Casa das Letras)

Sinopse Oficial: O QUE HÁ PARA JANTAR? – Este livro é a resposta a esta pergunta.
Todos nós temos uma seleção de pratos para cozinhar para a família e os amigos, mas, apesar de deliciosos, até os melhores de nós entram na rotina, presos numa roda de culinária, como as dos hamster, a cozinhar repetidamente a mesma seleção de mais ou menos nove receitas.
Este livro pretende quebrar este ciclo preparando pratos que são fáceis, deliciosos e nutritivos … deixando pouca louça para lavar!

Estes pratos são a minha seleção de clássicos modernos, que se tornarão de imediato os favoritos da família. Repletos de sabor, são confecionados com ingredientes frescos do dia a dia, e básicos retirados do frigorífico, do congelador e da despensa, para serem facilmente cozinhados; quer esteja a preparar uma refeição rápida a meio da semana, um jantar descontraído para amigos no fim de semana, ou a antecipar a preparação dos almoços da semana seguinte.

Todas as receitas podem ser preparadas em 30 minutos ou menos (com exceção de uma — respostas num cartão…), permitindo-lhe gastar o seu tempo naquilo que é realmente importante.




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (3)

Dicas da Madalena

‘DICAS DA MADALENA — IMPRESCINDÍVEIS EM QUALQUER CASA’, de Madalena Villalobos (Contraponto Editores)

Sinopse Oficial: Presença assídua nas televisões, a autora do êxito Solucionário, Madalena Villalobos, regressa com um livro imprescindível em qualquer casa. Dicas da Madalena inclui conselhos e truques de limpeza, de cozinha, de beleza, de bricolage e de decoração e até sugestões para o Natal, utilizando somente – como é marca desta autora – produtos e acessórios que todos temos em casa.

Sabia que:
– Pode utilizar açúcar e azeite para fazer um esfoliante caseiro?
– A pasta de dentes serve para tapar buracos nas paredes?
– As claras de ovos podem disfarçar as olheiras?

Aprenda:
– Quais as melhores especiarias para cada alimento;
– A cozinhar um arroz que fica sempre solto;
– A limpar panelas queimadas num instante.




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (4)

Diga Nâo Ao Plástico

‘DIGA NÃO AO PLÁSTICO — 101 IDEIAS SIMPLES PARA REDUZIR O USO DE PLÁSTICO NO DIA A DIA’, de Harriet Dyer (Ideias de Ler)

Sinopse Oficial: O plástico está a causar danos irreversíveis no ambiente. Chegou o momento de passarmos à ação.

Diga não ao plástico demonstra que reduzir o uso de plástico no dia a dia não implica uma alteração radical do nosso estilo de vida. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença.

Aqui vai encontrar 101 ideias simples para diminuir drasticamente o consumo de plástico: alternativas sem custos adicionais, produtos disponíveis em todas as lojas e soluções que pode criar pessoalmente em casa.
Dê um primeiro passo, o planeta agradece.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (1)

Lições - O Meu Caminho Para Uma Vida Com Sentido

‘LIÇÕES — O MEU CAMINHO PARA UMA VIDA COM SENTIDO’, de Gisele Bündchen (Lua de Papel)

Sinopse Oficial: Quem é a verdadeira Gisele Bündchen? A supermodelo que durante 15 anos dominou o mundo da moda? Ou a mãe dedicada que defende causas sociais? Desde que começou a pisar as passerelles, Gisele descobriu que a sua versão iluminada pelos holofotes estava longe de corresponder à pessoa que realmente era por dentro.
Aos 18 anos, na expectativa de sentir que era mais do que um simples objecto, criou para si própria um escudo protetor: “O meu eu privado era Gisele, mas a modelo Gisele era ela. Era assim que eu a chamava também — ela. Ela era uma atriz. Uma performer. Uma camaleoa. Uma personagem que criei para expressar a fantasia de um estilista.”

Uma e outra não se podem separar. Mas neste livro Gisele fala só de uma, a íntima, a verdadeira. A menina que cresceu em Horizontina, no Sul do Brasil, na companhia de cinco irmãs. A moça desajeitada, desconfortável com o próprio corpo, descoberta por um olheiro aos 14 anos. A mãe de dois filhos e mulher de uma superestrela do futebol americano, que enfrentou na vida muitos dissabores.

Lições – O Meu Caminho Para uma Vida Com Sentido é um livro lindo, colorido, positivo, confessional. O livro de uma mulher que soube usar a sua beleza extraordinária para conquistar o mundo. E que agora retribui a graça, espalhando uma mensagem de gratidão.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (2)

Hugo Chávez, o colapso da Venezuela

‘HUGO CHÁVEZ, O COLAPSO DA VENEZUELA’, de Leonardo Coutinho (Ideias de Ler)

Sinopse Oficial: Como o presidente venezuelano alimentou o tráfico de droga, financiou o terrorismo e continua a assombrar o país e o mundo.

O que levou um país rico, dono das maiores reservas de petróleo do planeta, ao colapso financeiro e institucional?

A crise na Venezuela é apenas a face mais evidente de uma rede de organizações políticas e criminosas criadas ou alimentadas por Hugo Chávez como parte do seu sonho de desenhar uma nova ordem mundial.

Neste livro, o jornalista Leonardo Coutinho revela – com base em milhares de páginas de documentos, muitos deles secretos, e mais de uma centena de entrevistas em dez países – como as ações de Hugo Chávez deixaram marcas em todo o mundo, desde a explosão da violência na América Central e no México até ao financiamento de organizações terroristas como o Estado Islâmico.

Chávez quis mudar o mundo e conseguiu: deixou-o muito pior do que quando o encontrou.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (3)

A Geografia do Infante D. Henrique

‘A GEOGRAFIA DO INFANTE D. HENRIQUE’, de Joaquim Ferreira do Amaral (Temas e Debates)

Sinopse Oficial: As razões que levaram o infante D. Henrique a conduzir com invulgar tenacidade um projeto tão exigente e tão prolongado como foi o dos chamados «descobrimentos» é uma questão que ainda hoje merece análise.

Este projeto não constituiu um mero episódio fugaz, que tenha aparecido e logo depois desaparecido sem consequências permanentes. Pelo contrário, os descobrimentos deram origem a uma modificação radical da História da Humanidade, que se prolonga até aos nossos dias.

Na base de tudo esteve sempre a geografia, que naqueles tempos era matéria muito difícil de conhecer em vastas zonas do globo. Na presente obra o autor procura compreender de que forma o infante D. Henrique abordou esta questão, que era afinal decisiva para o sucesso do seu projeto.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (4)

Aventuras de Um Jovem Naturalista

‘AVENTURAS DE UM JOVEM NATURALISTA’, de David Attenborough (Temas e Debates)

Sinopse Oficial: Sir David Attenborough, lenda viva e apresentador da série da BBC Planeta Terra, conta-nos nas suas próprias palavras a história dos primórdios da sua carreira como naturalista e personalidade televisiva.
Em 1954, David Attenborough, um jovem apresentador de televisão, foi presenteado com uma oportunidade única: viajar pelo mundo em busca de animais raros e desconhecidos para a coleção do Jardim Zoológico de Londres, e filmar a expedição para um novo programa da BBC intitulado Zoo Quest. Esta é a história dessas viagens.

Escrito com a sagacidade e o charme característicos de David Attenborough, este livro não é apenas a história de uma aventura notável. É a história do homem que nos fez apaixonar pelo mundo natural e nos ensinou a importância de o proteger, e que ainda hoje o faz.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (5)

Guerreiro da Paz

‘GUERREIRO DA PAZ — UMA HISTÓRIA REAL’, de Hélder Batista (Cultura Editora)

Sinopse Oficial: Depois de ser abandonado pelos pais aos oito anos numa zona precária de Lisboa, Hélder via diariamente a sua vida a desmoronar. Primeiro, perdeu os dois irmãos, levados do abrigo em que viviam pela polícia quando ele – o irmão mais velho – procurava comida para lhe dar. Dali, sem ter para onde ir e a quem recorrer, Hélder mergulhou anos na vida de rua, junto de tantos outros sem-abrigo embrulhados em cobertores imundos, escondidos debaixo de caixas de cartão adaptadas para acolher suas misérias, que mesmo a céu aberto e numa área central da cidade, pareciam completamente invisíveis ao resto do mundo.

Entretanto, contra todas as previsões, Hélder conseguiu sobreviver à indigência. Absolutamente do zero, criou uma carreira e um negócio de sucesso, comprovando que com determinação inabalável é possível darmos uma volta ao destino e alcançarmos nossos sonhos.

“Guerreiro da Paz” é uma história real e inspiradora sobre a essência da esperança.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (6)

A Grande Família Europeia

‘A GRANDE FAMÍLIA EUROPEIA — OS PRIMEIROS 54 000 ANOS’, de Karin Bojs (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Este livro narra a história da Europa e dos europeus a partir do seu legado genético, da primeira onda de migração que povoou o continente até aos dias de hoje. Seguindo as pistas deixadas pelo seu ADN e viajando por locais de interesse arqueológico por toda a Europa, a autora traça o nosso passado comum da atualidade até à Pré-História.

Bojs visitou vários países para conhecer geneticistas, historiadores e arqueólogos eminentes, acabando por descobrir que os seus (e os nossos) genes contam uma história fascinante, que espelha e acompanha a história da Europa. Esta narrativa científica e de viagem, na primeira pessoa, vai muito além da genealogia pessoal da autora: explora a história escondida nos nossos genes e revela a história partilhada dos povos europeus.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (7)

Os Bons Rapazes Que Conquistaram a Europa do Futsal

‘OS BONS RAPAZES QUE CONQUISTARAM A EUROPA DO FUTSAL’, de Miguel Henriques (Cultura Editora)

Sinopse Oficial: Dez de Fevereiro de 2018 foi um grande dia para o desporto em Portugal. Em Liubliana, na Eslovénia, a seleção de futsal venceu a Espanha e garantiu, pela primeira vez na história, o título do campeonato Europeu de futsal. A notícia foi reportada por Miguel Henriques através do microfone da TSF e das páginas do Diário de Notícias e Expresso. Face à importância do triunfo e da sua ligação ao futsal nos últimos dez anos, o jornalista dedicou-se a colocar nas páginas deste livro toda a história por detrás deste grande feito.

Desde as histórias de cada um dos jogadores que formavam a Seleção, passando pelo empenho incansável da claque Raça Tuga, até aos momentos decisivos da grande final, Henriques faz um relato completo e emocionante deste momento que ficará para sempre na memória de todos os amantes do desporto.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (8)

Morte à Pide

‘«MORTE À PIDE» — A QUEDA DA POLÍCIA DO ESTADO NOVO’, de António Araújo (Tinta da China)

Sinopse Oficial: Uma revolução sem sangue?
O que aconteceu na sede da PIDE no 25 de Abril?
Qual o destino dos agentes da polícia política do Estado Novo?

«Salgueiro Maia, falando já de uma janela do Quartel do Carmo, acalma os ânimos com recurso a um megafone: ‘É da mais elementar justiça que não se atente contra a liberdade de ninguém sem que primeiro seja julgado.’ Havia, pois, que entregar a justiça à justiça. Mas seria possível alguém perceber isso na tarde de 25 de Abril de 1974? Seria possível serenar os ânimos no Largo do Carmo quando, entre a multidão, uma voz gritava ‘Há gajos da PIDE nos telhados!’?»

O sangrento assalto à sede da PIDE/DGS no 25 de Abril, a «caça aos pides» nas ruas de Lisboa, a espectacular fuga da prisão de Alcoentre no «Verão Quente» de 1975. Enquanto isso, os principais responsáveis do anterior regime abandonavam o país sem prisões nem julgamentos, o que, entre outros factores, condicionou decisivamente o destino a dar aos funcionários e agentes da polícia política do Estado Novo. Viagem por um passado que ainda é presente.




NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE (1)

Até À Eternidade

‘ATÉ À ETERNIDADE — VIAJAR PELO MUNDO À PROCURA DA BOA MORTE’, de Caitlin Doughty (Vogais)

Sinopse Oficial: O que significa tratar os mortos com dignidade?

Fascinada pelo nosso medo generalizado da morte, Caitlin Doughty partiu à descoberta de como outras culturas lidam com a morte e cuidam dos mortos. Até à Eternidade é uma viagem imersiva pelo mundo que nos dá a conhecer rituais fascinantes e poderosos quase desconhecidos.

Na Indonésia rural, acompanha um homem na tarefa de limpar e vestir o corpo mumificado do seu avô. Em La Paz, conhece as ñatitas, crânios humanos que fumam cigarros e concedem desejos, e em Tóquio descobre a cerimónia do kotsuage, em que os familiares usam pauzinhos para separar os ossos maiores dos seus entes queridos das cinzas crematórias.

Com um humor negro e curiosidade sem limites, a autora investiga a história funerária do mundo e analisa como as variadas tradições, do Día de los Muertos do México ao enterro no céu dos Himalaias, nos ajudam a ver os nossos próprios costumes sob uma nova perspetiva.

Primorosamente ilustrado pelo artista Landis Blair, este livro é uma aventura pelo mórbido desconhecido, uma história sobre as muitas maneiras fascinantes pelas quais as pessoas de todos os lugares enfrentam o desafio humano da mortalidade.




NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE (2)

Trump - Debaixo de Fogo

‘TRUMP — DEBAIXO DE FOGO’, de Michael Wolf (Actual Editora)

Sinopse Oficial: Depois do sucesso de “Fogo e Fúria”, Wolff dedica-se ao segundo ano de Trump no poder, e o relato é igualmente essencial e explosivo, espelhando uma presidência debaixo de fogo cruzado.

Não sendo já refreado por conselheiros experientes, está mais impulsivo e volátil do que nunca. Mas nada pode travar a marcha da justiça: vários procuradores federais estão a esmiuçar os seus negócios, e muita gente do meio político – inclusive alguns membros da sua administração – está a virar-se contra ele.

Entretanto, Trump não duvida da sua invencibilidade, o que só o torna mais suscetível e vulnerável.

Este brilhante relato em primeira mão apresenta um retrato alarmante e inesquecível de um presidente sem igual. Rodeado de inimigos e cego para os perigos que o ameaçam, Trump é um inferno tempestuoso e autodestrutivo – e o líder mais fraturante da história dos Estados Unidos.




NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE (3)

Viagem por África

‘VIAGEM POR ÁFRICA — DO CAIRO À CIDADE DO CABO’, de Paul Theroux (Quetzal)

Sinopse Oficial: Nesta viagem, Paul Theroux parte do Cairo rumo à Cidade do Cabo. Viajando através do mato e do deserto, descendo rios, atravessando lagos e países (Egito, Sudão, Etiópia, Quénia, Uganda, Tanzânia, Malawi, Moçambique, Zimbabué e África do Sul), visita algumas das mais deslumbrantes paisagens da Terra – e algumas das mais perigosas, também.
É uma viagem de descoberta e redescoberta – do desconhecido, do inesperado, mas também de pessoas e lugares que ele conhecera 40 anos antes, enquanto professor jovem e otimista.




NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE (4)

O Livro do Porquê

‘O LIVRO DO PORQUÊ — A NOVA CIÊNCIA DA CAUSA E DO EFEITO’, de Judea Pearl e Dana Mackenzie (Temas e Debates)

Sinopse Oficial: Judea Pearl, cientista da computação e estatístico galardoado com o Turing Award, e o matemático Dana MacKenzie mostram-nos até que ponto o entendimento da causalidade revolucionou a ciência e irá revolucionar a inteligência artificial.

«Correlação não é causalidade». Este mantra, entoado pelos cientistas ao longo de mais de um século, levou à proibição virtual do debate sobre a causalidade. Mas nos nossos dias esse tabu está morto.
A revolução causal, incentivada por Judea Pearl e pelos seus colegas, veio pôr fim a um século de confusão e alicerçou a causalidade – o estudo acerca da causa e do efeito – sobre sólidas bases científicas.
O seu trabalho explica-nos de que modo podemos saber coisas simples, como perceber se foi a chuva ou um aspersor de rega que deixou o passeio molhado, e como responder a questões complexas, como concluir se um remédio curou ou não uma doença.

Mostra-nos a essência do pensamento humano e é crucial para saber o que é a inteligência artificial. Quem quiser compreender estes dois aspetos necessita de ler “O Livro do Porquê”.




FAMILIAR & BAMBINO (1)

A Vida Como Princesa

‘A VIDA COMO PRINCESA’, de Connie Glynn (Oficina do Livro)

Sinopse Oficial: Lottie Pumpkin é uma miúda normal que sonha ser princesa.
Ellie Wolf é uma princesa que deseja ser uma miúda normal.
O destino uniu-as em Rosewood Hall e, em conjunto, traçaram um plano: trocar de identidades.
Agora, ao regressarem ao colégio, Ellie e Lottie esperam um segundo ano mais calmo, para se dedicarem mais às suas funções secretas.
Mas continuam a acontecer coisas estranhas, com alunos a serem envenenados.
Lottie e Ellie estão decididas a encontrar o culpado.

Mas será que o perigo está tão perto quanto pensam?




FAMILIAR & BAMBINO (2)

Um Presente Para o João

‘UMA AVENTURA PARA O JOÃO’, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (Editorial Caminho)

Sinopse Oficial: Os pais do João receberam uma tentadora proposta de trabalho para a Alemanha e resolveram emigrar.
Para o João se sentir mais acompanhado e protegido, apesar de ficar a viver com a avó, vão surpreendê-lo com um presente com que há muito ele sonhava – um pastor-alemão.




FAMILIAR & BAMBINO (3)

Experiências Loucas e Factos Bizarros no Espaço

‘EXPERIÊNCIAS LOUCAS E FACTOS BIZARROS NO ESPAÇO’, de Darkframe (Manuscrito Editora)

Sinopse Oficial: Desta vez, amigos, este vosso «cientista» foi até ao espaço! Sim, até ao espaço para te trazer um livro incrível com factos surpreendentes sobre essa coisa que existe por cima das nossas cabeças chamada universo!

Queres ser astronauta Aqui encontras tudo o que precisas de saber Até sobre a forma de fazer as tuas necessidades no espaço!

Queres ir a Marte Tenho factos incríveis que precisas de saber antes de partir Estás a pensar ir a Neptuno É pá, olha que aquilo é meio ventoso, é melhor não levares o chapéu. E claro, neste livro não vão faltar experiências incríveis para surpreenderes os teus pais e amigos. Com a ajuda aqui do «cientista» vais desafiar a gravidade, construir constelações com , fazer arco-íris e, a minha preferida, aprender tudo sobre as fases da lua enquanto comes bolachas de chocolate recheadas!




REEDIÇÕES (1)

As Mais Belas Histórias

‘AS MAIS BELAS HISTÓRIAS’, de Herman Hesse (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Escrito ao ritmo das emoções, Hermann Hesse leva-nos ao universo da infância, do medo, do sonho e da imaginação.

Romancista, autor de Siddhartha, Prémio Nobel da Literatura, Hermann Hesse é comummente reconhecido como um retratista dos conflitos interiores do indivíduo e do seu confronto com as regras sociais. No entanto, semelhante retrato tende a fazer esquecer que, enquanto contista, género que domina com mestria, foi igualmente um explorador dos labirintos do maravilhoso. Nesta selecção de treze contos, viajamos pelos prodígios da infância, da memória, do sonho e da imaginação. As Mais Belas Histórias é um convite para reencontrar o mundo fascinante de um dos maiores escritores do século XX.




REEDIÇÕES (2)

Oblomov

‘OBLOMOV’, de Ivan Gontcharov (Tinta da China)

Sinopse Oficial: Illiá Ilitch Oblomov, membro da velha aristocracia latifundiária, é um preguiçoso. Habituado, desde a mais tenra idade, a uma corte de criados que lhe satisfaziam todos os desejos e necessidades, agora, trintão, é incapaz de fazer seja o que for. Passa os dias na cama, enrolado num velho roupão, rebolando de um lado para o outro, enquanto traça grandiosos planos de exploração agrícola que nunca põe em prática. A Oblomov contrapõe-se Stoltz, o enérgico, vigoroso e empreendedor alemão, seu amigo de infância, que procura salvá-lo do atavismo em que mergulhou.

No entanto, e malgrado os seus esforços, o apelo do sono suplanta qualquer vontade de viver e Oblomov acaba mesmo por trocar o seu grande amor pelo conforto do colchão. Este romance é um épico da preguiça, uma epopeia da pantufa, e Oblomov, uma personagem grandiosa digna de figurar entre as maiores criações literárias, como Ulisses, D. Quixote ou Fausto.




Reedições (3)

O Carteirista Que Fugiu a Tempo

‘O CARTEIRISTA QUE FUGIU A TEMPO’, de Francisco Moita Flores (Casa Das Letras)

Sinopse Oficial: O carteirista vivia num país de cenho carregado, que se arrastava penosamente ora com medo da insegurança ora desconfiado dos políticos que queriam acabar com ela. Vivia num país cansado, que trocara a revolução pela revolta, a discussão pelo bocejo, o mar pelo sofá frente à televisão.

Rebelou-se. Desatou a rir às gargalhadas, e o país ordeiro, servil à novela e medroso da inflação, assustou-se. Foi proclamado o estado de sítio. O governo exilou-se, o povo refugiou-se em casa e o carteirista fugiu para o céu. Esconde-se numa nuvem, algures entre o nascer do Sol e a Estrela Polar. Há quem diga ainda hoje que se ouve o troar dos canhões. Outros asseguram que não. É apenas o carteirista a rir impiedosamente do país inseguro, hesitante entre uma telenovela e um jogo de futebol.

Quais são os teus livros a não perder em junho?

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *