Livros a não perder em julho | © Bertrand Editora / Edições ASA / Editorial Planeta

Livros a não perder | Seleção de julho 2020 by MHD

[tps_header]

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em julho.

Com uma fornada de livros imperdíveis a caminho, distinguimos a seleção literária da MHD em 10 temas, de forma a poderes encontrar imediatamente os livros que mais te cativam. Eis os temas:

1. Ficção

2. Não-Ficção

3. Familar & Bambino (4)

4. Poesia (1)

5. Reedições (3)

[/tps_header]

Ficção (Romance & Romance Histórico; Scifi & Fantasia; Ficção Geral; Young Adult; Policial & Suspense)

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos a não perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante, quer pretendas um dilema recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Não Ficção (Prático; Histórico; Ensaio & Atualidade)

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Familiar & Bambino

Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!

Reedições

Para quem procura ler finalmente aquele clássico que queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a pedir uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.

Livros a não perder em julho
Livros a não perder em julho | © Bertrand Editora / Edições ASA / Editorial Planeta

Preparado para descobrir os livros do mês? Basta virares a página!




FICÇÃO

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos que não podes perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante ou recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Livros a não perder em julho
Livros a não perder em julho | © Editorial Planeta / Manuscrito Editora / Quetzal Editores



FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (1)

Apneia
Apneia | © Casa das Letras

‘APNEIA’, de Tânia Ganho

Sinopse Oficial: Quando Adriana ganha finalmente coragem para sair de casa com o filho de cinco anos, pondo fim ao casamento com Alessandro, mal pode imaginar que o marido, incapaz de aceitar o divórcio, tudo fará para a destruir – nem que para isso tenha de destruir o próprio filho.

Apneia é uma viagem ao mundo sórdido da violência conjugal e parental, através de um labirinto negro em que os limites da resistência psicológica são postos à prova, ameaçando desabar a qualquer instante, e dos meandros tortuosos de uma Justiça por vezes incompreensível, desumana e desfasada da realidade.

Escrito com uma sobriedade e frieza inquietantes, Apneia é um romance intenso, absorvente e perturbador, que ilustra com uma autenticidade desarmante o estado de guerra em que vivem milhares de famílias estilhaçadas, e com o qual, inevitavelmente, muitos leitores se vão identificar, encontrando nestas páginas ecos da sua própria experiência.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (2)

A Terceira Índia
A Terceira Índia | © Cultura Editora

‘A TERCEIRA  ÍNDIA’, de Iris Bravo

Sinopse Oficial: Sofia tem 32 anos, é professora num colégio privado em Lisboa e casada com um arquiteto de uma família nobre Ribatejana. Ele conservador e ela liberal, não tinham nada em comum quando se apaixonaram numas férias de verão dez anos antes. Viveram um namoro feliz seguido de um casamento de sonho, desgastado nos últimos anos pela sua obsessão por uma gravidez.

Quando descobre que foi traída, Sofia aceita uma proposta da sua mentora e viaja para Moringane, uma cidade no interior de Moçambique.
Disposta a viver aventuras, envolve-se com Alex, um homem que a atrai apesar dos seus modos secos mas lhe esconde segredos, como a verdade sobre si próprio e uma rede de tráfico humano a operar em Moringane.

Corajosa e emotiva, Sofia terá de enfrentar situações de grande perigo que a irão levar a uma descoberta surpreendente.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (3)

Tudo Começou com um Segredo
Tudo Começou com um Segredo | © Topseller

‘TUDO COMEÇOU COM UM SEGREDO’, de Jill Mansell 

Sinopse Oficial: Um acaso pode mudar vidas…

Depois de mais uma relação desastrosa, Lainey decide fazer uma pausa no amor e promete a si mesma não se envolver com ninguém num futuro próximo. Por sorte, o azar no amor é compensado pelo que parece ser o seu emprego de sonho: trabalhar numa mansão junto à praia, na Cornualha, com um antigo ator de Hollywood e a sua família caótica mas encantadora. Para isso, Lainey só tem de manter o segredo que a levou até lá.

O que ela não esperava era que Seth, o neto do seu novo patrão, fosse tão atraente. A química entre os dois é inegável e, apesar de tentarem manter-se afastados, a ligação torna-se mais forte a cada dia. Lainey tem noção de que é demasiado tarde para ser sincera com Seth. O que ela não sabe é que também ele esconde um segredo capaz de abalar toda a família.

Quando as verdades escondidas vêm à tona, o mais inesperado acontece e muda a vida de todos para sempre.

Quando já parece tarde demais, o amor revela verdades inesperadas.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (4)

Sempre Estrangeira
Sempre Estrangeira | © Dom Quixote

‘SEMPRE ESTRANGEIRA’, de Claudia Durastanti 

Sinopse Oficial: Quando tudo cai, permanece, indomável, o amor.

A primeira pergunta que lhe fazem sempre é como aprendeu a falar e, logo a seguir, em que língua sonha. Filha de pai e mãe surdos que se separaram pouco depois de terem os filhos, a protagonista deste livro viveu uma infância verdadeiramente febril, sempre a andar de um lado para o outro – de Brooklyn, em Nova Iorque, para Basilicata, uma aldeiazinha em Itália – e da mãe para o pai; mas, tal como uma planta obstinada, foi capaz de criar raízes em todo o lado e, já adulta, acabou por replicar este comportamento migratório, fosse por causa dos estudos, da emancipação, do inescapável amor.

Sempre Estrangeira é a história de uma educação sentimental contemporânea, desorientada pelo passado e pela consciência das diferenças físicas, das distinções sociais, da pertença a um lugar. Parte memória, parte narrativa culta e romanesca, é uma viagem fascinante em busca da auto-afirmação, na qual a geografia, a arte e a linguagem são simultaneamente armas de revolta e de redenção.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (5)

A Casa Alemã
A Casa Alemã | © Bertrand Editora

‘A CASA ALEMÃ’, de Annette Hess 

Sinopse Oficial: No final da guerra, Frankfurt era uma ruína fumegante, severamente castigada pelos bombardeamentos aliados. Passados vinte anos as antigas ruas esburacadas da cidade deram lugar a novas e arejadas avenidas. As lojas modernas ocupam os espaços outrora atulhados de escombros.
Para Eva Bruhn, de 24 anos, a Segunda Guerra Mundial não passa de uma recordação nublosa da infância. Com o noivo Jürgen Schoorman sonha iniciar uma nova etapa na sua vida. Porém, tudo muda quando, no julgamento dos responsáveis pelo campo de concentração de Auschwitz, um investigador americano, David Miller, a contrata para traduzir as entrevistas das vítimas.

Os pais de Eva, donos do restaurante que dá título ao livro, opõem-se a este trabalho mas a sua curiosidade insaciável leva-a a aceitar o desafio. Enquanto ouve os depoimentos, não pode deixar de pensar na sua família.
Porque é que os pais nunca falam do tempo da guerra?
E porque é que o seu noivo rejeita ser confrontado com o passado?

Uma história apaixonante, baseada em factos reais, pela voz de uma jovem tradutora alemã que, ao ouvir os horrores impensáveis de Auschwitz, se confronta com a história da sua família e do seu país.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (6)

Deixa Acontecer
Deixa Acontecer | © Manuscrito Editora

‘DEIXA ACONTECER — OS MANDAMENTOS DO AFONSO’, de Afonso Noite-Luar

Sinopse Oficial: Quando nada o fazia prever, Mafalda está de volta. O regresso inesperado da ex-namorada atira Afonso para o seu lado mais obscuro. Sufocado pelos fantasmas do passado e consumido pelos seus medos, Afonso é obrigado a tomar a decisão mais difícil de todas: afastar-se de Inês. Afinal, «nada menos que tudo» é um dos seus princípios. Se não pode estar por inteiro ao lado de Inês, então não pode estar com ela.

Só que Inês não está disposta a desistir. Apesar das incertezas e dos receios que a atormentam, ela não pode deixá-lo partir sem tentar, por uma vez que seja, fazê-lo ficar – nem que, para isso, tenha de recorrer aos mandamentos do próprio Afonso.

Depois dos sucessos de Ela Primeiro e Faz-me Ficar, Afonso Noite-Luar regressa com a terceira e última parte da história, misteriosa e sensual, de Afonso e Inês. O livro no qual todas as questões serão respondidas. Ou será que não?




FICÇÃO — YOUNG ADULT (1)

O Lado Perverso de Kai
O Lado Perverso de Kai | © Editorial Presença

‘O LADO PERVERSO DE KAI’, de Estelle Maskame

Sinopse Oficial: Vanessa não acredita em relacionamentos sérios. Na verdade, já não acredita em nenhum tipo de relacionamento. Quando decide terminar a sua ligação fortuita com Harrison, é vítima de uma ultrajante traição – por despeito, ele divulga entre os seus amigos um vídeo que expõe momento íntimos vividos entre ambos e que acaba por ser objeto de comentários jocosos em toda a escola.

Vanessa decide vingar-se, com a ajuda de Kai, um novo aluno, misterioso e sedutor, que odeia Harrison. o que poderá acontecer com este plano de vingança?

Uma história a não perder sobre mágoa, perdão, confiança e vulnerabilidade – e sobre a inebriante sensação de felicidade com que a paixão nos invade.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (2)

Uma Luz na Escuridão
Uma Luz na Escuridão | © Editorial Planeta

‘UMA LUZ NA ESCURIDÃO’, de Sharon Cameron

Sinopse Oficial: A história extraordinária de Stefania Podgórska, uma adolescente polaca que optou pela coragem e humanidade, ao esconder treze judeus no seu sótão durante a Segunda Guerra Mundial, da autora best-seller do New York Times Sharon Cameron.

Batem à porta e Stefania tem de escolher…
Corre o ano de 1943 e há quatro anos que Stefania, de dezasseis anos, trabalha na mercearia da família Diamant, em Przemsyl, na Polónia, conquistando a vida e corações desta família. Até fez uma promessa a um dos filhos, Izio – um noivado que têm de manter em segredo, pois ela é católica e os Diamant são judeus.
Mas tudo muda quando o exército alemão invade Przemsyl. Os Diamant são obrigados a fugir para o gueto e Stefania fica sozinha na cidade ocupada. É a única que poderá cuidar de Helena, a sua irmã de seis anos.
Quando lhe batem à porta é Max, o irmão de Izio, que saltou de um comboio que seguia para um campo de morte. Stefania e Helena tomam então uma decisão extraordinária: esconder Max e, mais tarde, outros doze judeus.
Só lhes resta esperar, todos os dias, pelo bater à porta que significará a sua sentença de morte. Quando por fim batem, são dois oficiais nazis, que requisitam a casa de Stefania para o exército alemão.
Com dois nazis no rés do chão, treze judeus no sótão e a irmã a seu lado, Stefania tem mais uma escolha difícil a fazer.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (3)

Billie Eilish - De E-Girl a It-Girl
Billie Eilish – De E-Girl a It-Girl | © Nuvem de Tinta

‘BILLIE EILISH — DE E-GIRL A IT-GIRL’, de Adrian Besley 

Sinopse Oficial: Billie Eilish é um fenómeno. Com apenas dezoito anos e uma personalidade desafiadora, a cantora americana foi a artista mais nova a vencer os Grammy em 2020: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação.

Autora de hits que resistem a qualquer categorização, reescreveu as regras da música pop, lançando temas ecléticos sobre depressão, imagem corporal, pensamentos suicidas ou mudanças climáticas e gravando vídeos de música deliberadamente estranhos.

Acompanha a vida, o talento a filosofia e a incrível carreira desta estrela em ascensão que simboliza a geração Z.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (4)

The Kissing Booth - A Banca dos Beijos
The Kissing Booth – A Banca dos Beijos | © Editorial Planeta

‘THE KISSING BOOTH — A BANCA DOS BEIJOS’, de Beth Reekles 

Sinopse Oficial: Elle Evans tem dezassete anos, é bonita e muito popular entre os seus amigos, mas até agora ainda não deu o seu primeiro beijo. Noah Flynn é um rapaz atraente, com fama de ser o bad boy da escola e o rei dos jogos de sedução. A verdade é que Elle sempre teve um fraquinho por Noah e pela sua descontração. Por coincidência, é o irmão mais velho de Lee, o melhor amigo de Elle.

A atração que nutre por Noah vai-se intensificando. Entretanto, ela e Lee decidem criar uma banca de beijos no âmbito do Festival da Primavera organizado na escola e Noah resolve aparecer. E quando os dois se beijam, o mundo de Elle transforma-se. A cabeça diz-lhe para se afastar, porém, o seu coração quer ir mais além.

Mas esta história está longe de ser um conto de fadas. Será que Elle vai acabar com o coração partido ou conseguirá conquistar Noah?




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (1)

Sol da Meia-Noite
Sol da Meia-Noite | © Edições ASA

‘SOL DA MEIA-NOITE’, de Stephenie Meyer 

Sinopse Oficial: “Bella merecia mais do que um assassino. Eu tinha passado mais de sete décadas a tentar ser algo – qualquer coisa – para além de um assassino. Estes anos de esforço nunca me tornariam digno da rapariga sentada ao meu lado.”

O tempestuoso encontro entre Edward Cullen e Bella Swan deu origem a uma das mais icónicas histórias de amor de sempre.
Mas até agora, apenas a voz de Bella se fizera ouvir. Os pensamentos mais íntimos de Edward permaneceram um enigma tão fascinante quanto o seu olhar.

Sol da Meia-Noite desvenda por fim esse mistério. Agora é Edward quem se nos revela. E à medida que conhecemos o seu passado e a complexidade da sua mente, a assombrosa ligação entre os amantes transforma-se em algo totalmente novo e bastante mais sombrio. Como poderá Edward ceder ao desejo se isso significar o fim da vida de Bella? Esta é a luta que definirá a sua vida… e a sua eternidade.

O tão aguardado regresso ao universo que encantou milhões de leitores. Um romance épico sobre a beleza prodigiosa  e as consequências devastadoras de um amor maior do que a vida.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (2)

O Livro do Pó
O Livro do Pó | © Editorial Presença

‘O LIVRO DO PÓ — VOLUME 2: A ALIANÇA SECRETA’, de Philip Pullman (Tradução de Maria do Rosário Monteiro)

Sinopse Oficial: Passaram vinte anos desde os acontecimentos narrados em La Belle Sauvage, primeiro volume da série O Livro do Pó.

Lyra Belacqua é agora Lyra Silvertongue. Já não é uma criança… tem 20 anos e, acompanhada do seu génio Pantalaimon, é forçada a explorar as complexidades e os perigos de um mundo cuja existência desconhecia por completo. A prosseguir a sua própria jornada está também Malcolm. Outrora, um rapaz num barco com a missão de salvar uma bebé do dilúvio, Malcolm é agora um homem com um forte sentido de dever e um enorme desejo de fazer o que é correto.

O mundo deles é familiar e, ao mesmo tempo, extraordinário. Vão ter de viajar até muito além dos limites de Oxford, através da Europa até à Ásia, em busca de algo perdido?

Uma cidade habitada por génios, um segredo no coração de um deserto e o mistério do ardiloso Pó.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (3)

A Senhora do Lago - Parte Um
A Senhora do Lago – Parte Um | © Saída de Emergência

‘A SENHORA DO LAGO — PARTE UM (THE WITCHER: VOLUME VII), de Andrzej Sapkowski 

Sinopse Oficial: Depois de ser perseguida e de escapar por pouco à morte, Ciri atravessa um portal na Torre da Andorinha que a leva a um mundo completamente diferente… a Terra dos Elfos. É um local onde o tempo parece não existir e em que o regresso a casa se revela impossível.

Afinal, não existem fronteiras ou portais que a devolvam ao seu mundo.
Mas esta é a criança da profecia e ela não poderá ser derrotada. Sob o domínio do elfo Avallac’h, Ciri terá de escolher a forma como quer alcançar a liberdade. Conseguirá a jovem decidir a tempo de salvar os seus companheiros?




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (4)

A Harpa dos Reis
A Harpa dos Reis | © Editorial Planeta

‘A HARPA DOS REIS’, de Juliet Marillier 

Sinopse Oficial: Uma jovem é ao mesmo tempo bardo e guerreira nesta emocionante fantasia histórica, o primeiro livro da nova série – Bardos Guerreiros – de Juliet Marillier.

Liobhan, de dezoitos anos, é uma cantora possante e toca muito bem flauta. O irmão possui uma voz que derrete o coração mais duro e é um talento raro na harpa.

Liobhan e o irmão Broc, filhos de Grim, estão a ser treinados numa ilha de guerreiros, quando lhes é confiada a missão de recuperar a Harpa dos Reis, um símbolo antigo da realeza, que desapareceu, a tempo da coroação do novo rei.

Mas, quando a ambição entra em conflito com a consciência, Liobhan tem de tomar uma decisão ousada e as consequências poderão partir-lhe o coração.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (1)

Salvadores
Salvadores | © Casa das Letras

‘SALVADORES’, de António de Pedro de Sá Leal

Sinopse Oficial: 2019. Um grupo de operações especiais, criado pela rainha D. Maria I, luta para impedir um atentado terrorista em Lisboa. Conseguirá evitar a catástrofe?

Num mundo à beira de uma crise ambiental em larga escala, existe uma força de ação global que luta para defender o homem e a Humanidade. Os Salvadores, criados pela rainha D. Maria I, são uma sociedade secreta reconhecida pela maioria dos governos de todo o mundo para prestarem apoio e logística operacional para prevenir, resolver ou dar assistência em catástrofes naturais. Devido à sua origem templária possuem igualmente uma outra missão, esta secreta: a de espiar, extrair, capturar ou eliminar inimigos em todo o mundo.

Em 2019 identificam uma ameaça que os conduz numa perseguição por Espanha, Nigéria, Omã que termina em Lisboa. A equipa destacada para liderar esta operação vê-se envolvida numa rede de informações e contrainformações, acabando por desvendar um inimigo muito mais poderoso do que poderiam imaginar e terá de evitar o pior dos cenários: um atentado terrorista que poderá destruir a cidade de Lisboa.

Conseguirão evitar tal catástrofe?




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (2)

Ponto Zero
Ponto Zero | © Dom Quixote

‘PONTO ZERO’, de Jørn Lier Horst & Thomas Enger 

Sinopse Oficial: Oslo, 2018. A célebre ex-corredora de longa distância Sonja Nordstrøm não chega a aparecer para o lançamento da sua polémica autobiografia, Para sempre Número Um. Quando, nesse mesmo dia, a obstinada jornalista de celebridades Emma Ramm procura Nordstrøm em sua casa, encontra a porta aberta e sinais de luta no interior. E, estranhamente, um dorsal com o número um colado no meio do ecrã da televisão da sala.

O detetive Alexander Blix é nomeado para liderar a investigação do desaparecimento da atleta, porém ele carrega ainda as cicatrizes emocionais de uma situação de refém ocorrida há muito tempo, quando abateu o pai de uma menina de cinco anos. Vestígios de Nordstrøm começam a aparecer em diversos locais inesperados, mas o momento e a maneira como as pistas são descobertas parece ter sido cuidadosamente calculado. Farão parte de um plano maior que ele ainda não está a conseguir ver?

Blix e Ramm rapidamente unem forças, determinados a encontrar e a travar um assassino impiedoso, que tem um especial gosto em encenar os seus crimes e que está sedento de atenção mediática… O problema é que ele acabou de a provar pela primeira vez…




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (3)

Vidas Adiadas
Vidas Adiadas | © Porto Editora

‘VIDAS ADIADAS’, de Dorothy Koomson

Sinopse Oficial: Verity mente…
E é por isso que está prestes a ser detida por tentativa de homicídio.

Serena mente desde sempre…
E talvez por isso a sua filha se veja obrigada a fazer o impensável…

Poppy vive assombrada pelas mentiras…
Irá a sua busca pela verdade acabar por ferir todos os que ama?

Todos mentimos.
Mas quais mentiras acabarão em tragédia?

Da autora bestseller de A filha da minha melhor amiga e Conta-me o teu segredo, chega-nos a arrebatadora continuação de Um erro inocente.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (4)

A Minha Querida Rose Gold
A Minha Querida Rose Gold | © Editorial Planeta

‘A MINHA QUERIDA ROSE GOLD’, de Stephanie Wrobel

Sinopse Oficial: Durante os primeiros dezoito anos da sua vida, Rose Gold acreditou que estava muito doente. Era alérgica a tudo, usava uma cadeira de rodas e vivia praticamente no hospital. Os vizinhos faziam o que podiam para ajudar. Organizavam angariações de fundos, ofereciam consolo, mas, por mais médicos que consultasse, exames e cirurgias que fizesse, ninguém conseguia perceber o que se passava com ela.
Acontece que afinal Patty, a mãe de Rose, é uma exímia mentirosa.
Depois de cumprir cinco anos de prisão, Patty não tem para onde ir e pede à filha que a receba em sua casa. A comunidade fica chocada quando Rose Gold aceita. Patty insiste que a única coisa que quer é a reconciliação. Garante que perdoou Rose por a ter denunciado e testemunhado contra ela em tribunal. Mas Rose Gold conhece a mãe, Patty Watts acerta sempre as suas contas. Infelizmente para Patty, Rose Gold já não é a sua débil e querida menina… E esperou muito tempo pelo regresso da mãe a casa.

Uma fascinante história de obsessão, reconciliação e vingança de um incrível novo talento literário.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (1)

10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho
10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho | © Editorial Presença

‘1O MINUTOS e 39 SEGUNDOS NESTE MUNDO ESTRANHO’, de Elif Shafak (Tradução d Maria João Freire de Andrade)

Sinopse Oficial: No primeiro minuto que se seguiu à sua morte, a consciência de Leila Tequila começou a abrandar, lenta e firmemente, como uma maré a recuar para a costa. As suas células cerebrais, tendo ficado sem sangue, estavam agora completamente privadas de oxigénio. Mas ainda não se tinham desligado. Não de imediato. Uma última reserva de energia ativara inúmeros neurónios, ligando-os como se fosse a primeira vez. Embora o coração tivesse parado de bater, o cérebro estava a resistir, um combatente até ao fim…

Para Leila, cada minuto após a sua morte traz consigo uma recordação sensual: o sabor do guisado da cabra sacrificada pelo pai, para celebrar o nascimento de um filho há muito esperado; a visão de panelões borbulhantes com uma mistura de limão e açúcar, que as mulheres usam para depilarem as pernas, enquanto os homens se encontram na mesquita; o aroma a café de cardamomo que Leila partilha com o estudante atraente, no bordel onde trabalha. Cada recordação também traz consigo os amigos que fez em cada momento importante da sua vida – amigos que agora estão desesperados para a tentar encontrar…




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (2)

Os Queridos da Princesa
Os Queridos da Princesa | © Elsinore

‘OS QUERIDOS DA PRINCESA’, de Michel Rio e Marie Belorgey

Sinopse Oficial: Faraude, a tartaruga-de-terra, um pouco pateta e fanfarrona, saiu um dia da Casa Grande para ir às compras e nunca mais regressou. Uma rápida investigação, conduzida pelos outros animais da corte da princesa Babiche — cada um desejoso de obter os favores da sua dona, mergulhada desde então numa profunda melancolia —, revela que Faraude foi vendida por um merceeiro oportunista a um barão bretão, ansioso por atirá-la para dentro do tacho.

Assim se reúne um pequeno exército, constituído por um papagaio, uma cadela, uma gata, uma galinha e um rato branco, numa missão de salvamento a caminho de Port-Manec’h na Bretanha.

Com uma prosa carregada de humor e poesia, ricamente ilustrada por Marie Belorgey, Michel Rio abre novamente as portas de um mundo fantástico, numa fábula caótica e maliciosa, que faz recordar os grandes clássicos morais, de Perrault a La Bruyère.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (3)

A Dança da Água
A Dança da Água | © Cultura Editora

‘A DANÇA DA ÁGUA’, de Ta-Nehisi Coates

Sinopse Oficial: Do autor vencedor do National Book Award, A Dança da Água é um romance de estreia ousado, sobre um dom mágico, uma perda devastadora e a guerra pela liberdade.
O jovem Hiram Walker nasceu escravo, numa plantação na Virgínia. Quando a sua mãe foi vendida, Hiram ficou sem qualquer memória dela, mas recebeu um poder misterioso.
Anos mais tarde, quando Hiram quase se afoga num rio, esse mesmo poder salva-lhe a vida. Este encontro com a morte, acorda em Hiram uma vontade urgente que o leva a criar um plano ousado: fugir da única casa que alguma vez conheceu.

Assim começa a viagem inesperada que leva Hiram da grandeza corrupta das plantações en Virgínia a células de guerrilhas no deserto, do caixão do Sul Profundo a movimentos perigosamente idealistas do Norte. E, mesmo no meio da guerra entre escravos e esclavagistas, Hiram permanece decidido em resgatar a familia que deixou para trás.

Esta é a história dramática de uma atrocidade infligida a gerações de mulheres, homens e crianças – a separação violenta e caprichosa de famílias e a guerra que eles travam para, simplesmente, estarem com as pessoas que amam. Escrito por um dos autores mais emocionantes da atualidade, A Dança da Água é um trabalho transcendente que restaura a humanidade daqueles a quem foi tirado tudo.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (4)

O Pequeno Caderno das Grandes Verdades
O Pequeno Caderno das Grandes Verdades | © Editorial Planeta

‘O PEQUENO CADERNO DAS GRANDES VERDADES’, de Clare Pooley

Sinopse Oficial: Seis desconhecidos que têm em comum algo de universal: as suas vidas nem sempre são o que eles fazem parecer. O que aconteceria se em vez disso dissessem a verdade?

Julian Jessop está cansado de esconder a profunda solidão que sente. Este septuagenário acredita que a maioria das pessoas não é verdadeira acerca da sua vida. E se fossem? Decide então iniciar O Projeto da Autenticidade: um pequeno caderno verde, onde escreve a verdade sobre a sua própria vida, e que deixa pousado em cima de uma mesa do simpático café do seu bairro…

Mónica, a proprietária do café, encontra-o e resolve acrescentar a sua história e deixar o caderno num bar de vinhos do outro lado da rua. Aos poucos quem encontra o caderno verde vai acrescentando as suas verdades mais profundas. Um gesto que vai alterar para sempre, as suas vidas.

O excêntrico Julian, Monica, Hazard, o alcoólico que promete ficar sóbrio, Riley, Alice, a mãe influencer, que tem uma vida um pouco menos fabulosa do que aparece online, e Lizzie. Seis desconhecidos que se unem através do pequeno caderno verde; seis vidas que descobrem o poder da amizade e do amor.

O Pequeno Caderno das Grandes Verdades é um livro divertido, inspirador e comovente, que nos mostra que sermos honestos acerca da nossa vida não é assim tão assustador, pelo contrário, assemelha-se muito à verdadeira felicidade.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (5)

Os Vivos e os Outros
Os Vivos e os Outros | © Quetzal Editores

‘OS VIVOS E OS OUTROS’, de José Eduardo Agualusa

Sinopse Oficial: José Eduardo Agualusa nunca foi tão longe no lirismo da sua prosa – nem, ao mesmo tempo, no desenho de personagens tão reais que parecem inventadas.

Para onde vamos depois do fim? Talvez para uma pequena ilha, pois, como diz uma das personagens deste romance, «depois que o mundo acabar, recomeçará nas ilhas». Daniel Benchimol, personagem de A Sociedade dos Sonhadores Involuntários e Teoria Geral do Esquecimento, regressa logo na primeira página do novo livro de Agualusa. O cenário é o da beleza única e mágica da Ilha de Moçambique – onde decorre um festival literário que reúne três dezenas de escritores africanos que, na sequência de uma violentíssima tempestade no continente (e de um evento muito mais trágico, que só depois se revelará), permanecerão totalmente isolados durante sete dias.

Mas a história leva-nos mais longe: a uma série de estranhos e misteriosos acontecimentos, que colocam em causa a fronteira entre realidade e ficção, passado e futuro, a vida e a morte, e inquietam os escritores e a população local.




NÃO FICÇÃO

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Livros a não perder em julho
Livros a não perder em julho | © Dom Quixote / Objectiva / Desassossego



NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (1)

Macaquinhos no Sótão
Macaquinhos no Sótão ! © Oficina do Livro

‘MACAQUINHOS NO SÓTÃO’, de Susana Romana

Sinopse Oficial: Um livro que é um 2 em 1!
Com textos humorísticos e com os famosos jogos do programa para promover o convívio!

Coragem! Redenção! Relações tórridas com uma cascata como cenário! Nada disto pode ser encontrado neste livro, que basicamente reúne as manias apresentadas pela Susana Romana nas Manhãs da M80 – manias essas que talvez até reconheça e partilhe. Afinal, se calhar os macaquinhos dos nossos sótãos não são assim tão diferentes. Aqui tem temas que vão desde o terror dos parques infantis às partidas que se pregavam pelo telefone nos anos 80, passando por como se comportam as pessoas num grupo de WhatsApp, pela inutilidade de passar a ferro ou pelas melhores técnicas para enfardar num buffet.

Mas se achar que ler um livro é uma experiência demasiado solitária, nada tema: tal como aqueles iogurtes que afinal também são uma gelatina, este volume é um 2 em 1. Encontra aqui uma segunda parte com jogos para fazer com família, amigos, inimigos ou desconhecidos numa paragem de autocarro. E sim, pode fazer batotice para ganhar sempre, especialmente se for a pessoa que gastou efectivamente dinheiro a comprar o livro.




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (2)

Escrever
Escrever | © Bertrand Editora

‘ESCREVER — MEMÓRIAS DE UM OFÍCIO’, de Stephen King 

Sinopse Oficial: Em 1997, Stephen King começou a escrever sobre o seu ofício e a sua vida. A meio de 1999, um acidente muito noticiado quase lhe tirou a vida e, nos meses de recuperação, o nexo entre a escrita e a vida tornou-se mais crucial do que nunca para o escritor. O resultado é uma obra clara, útil e reveladora.

Escrever é, assim, um relato fascinante que, partindo da experiência específica do autor, proporcionará aos leitores uma nova perspetiva sobre a formação de um escritor, com conselhos práticos e inspiradores sobre todas as fases, desde o desenvolvimento da intriga e a criação das personagens até aos hábitos profissionais e à fuga ao trabalho. Publicada originalmente na New Yorker e vivamente aclamada, esta obra culmina com um testemunho comovente do modo como a necessidade irresistível de escrever estimulou a recuperação de Stephen King e o trouxe de volta à vida. Brilhantemente estruturado e cativante, este livro ensinará – e divertirá – todos os que o lerem.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (1)

D. Maria I
D. Maria I | © Casa das Letras

‘D. MARIA I’, de Mary del Priore

Sinopse Oficial: D. Maria I foi a primeira mulher a governar Portugal e ficou conhecida para a história como a Rainha Louca. Mãe de D. João VI e avó do primeiro imperador do Brasil, teve um longo reinado de 38 anos – marcado por intensa atividade governativa, pela ação social e pelo desenvolvimento das artes e das ciências – e, no entanto, a sua vida conta com aspetos muito importantes não esclarecidos. Se era mentalmente instável, o que a levou a isso? E seria realmente louca, ou antes incompreendida? Que impacto tiveram nela as mortes do marido e do filho primogénito? A fim de lançar uma nova luz sobre esta figura marcante da história de Portugal, a historiadora Mary del Priore investigou a fundo a sua vida.

Neste livro, Del Priore conta a história da monarca de uma perspectiva inédita e intimista, e revela que o seu estado mental era provavelmente fruto das muitas tristezas e contratempos que sofreu ao longo da vida, numa época em que a depressão e a melancolia eram confundidas com insanidade – e até mesmo consideradas obras do demónio.

Abordando a vida de D. Maria I desde o seu nascimento em Lisboa, em Dezembro de 1734, até à sua morte no Brasil, para onde foi em 1808, passando pela sua devoção ao catolicismo, a coroação como primeira rainha portuguesa, o conflito com o Marquês de Pombal e o aparecimento dos primeiros sintomas de doença, esta obra faz justiça a uma mulher que conseguiu sobreviver a tempos e circunstâncias que lhe foram muito adversos.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (2)

Um Espião entre Amigos
Um Espião entre Amigos | © Dom Quixote

‘UM ESPIÃO ENTRE AMIGOS’, de Ben Macintyre 

Sinopse Oficial: Kim Philby ficou para a história como o maior desertor da espionagem britânica e a mais importante toupeira soviética. Agente, agente duplo, traidor e um grande enigma, passou aos russos todos os segredos das operações aliadas nos primeiros anos da Guerra Fria.

Os seus dois amigos mais íntimos no mundo da espionagem – Nicholas Elliot, do MI6, e James Jesus Angleton, chefe da contrainteligência da CIA – julgavam conhecê-lo melhor do que ninguém, até descobrirem que, afinal, não o conheciam de todo.

Esta é uma história de íntima duplicidade; de lealdade, confiança e traição; de pertença a um grupo e de hesitações; de uma guerra ideológica que um homem privilegiado e encantador introduz nos clubes e restaurantes da alta sociedade de Londres e de Washington; de amizades forjadas e sistematicamente traídas.

Com acesso a documentos recentemente desclassificados do MI5 e a escritos privados até agora desconhecidos, e com a colaboração de antigos agentes do MI6 e da CIA, esta biografia definitiva revela aquele que será o último grande segredo da Guerra Fria.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (3)

O Livro dos Humanos
O Livro dos Humanos | © Desassossego

‘O LIVRO DOS HUMANOS’, de Adam Rutherford 

Sinopse Oficial: O ser humano gosta de pensar que é excecional, mas haverá alguma coisa realmente especial que nos diferencie dos outros animais? Somos o ramo mais pequeno da árvore genealógica que abrange quatro mil milhões de anos, muitas voltas e reviravoltas e mil milhões de espécies. Todos estes organismos têm a sua raiz na mesma origem, com um código comum que sintetiza a nossa existência. Este paradoxo – que a nossa biologia é indistinta de toda a restante vida – está no âmago de quem somos.

Nesta viagem original e divertida pela vida na Terra, Adam Rutherford explora como muitas das coisas que antes considerávamos exclusivamente humanas na verdade não o são: não somos os únicos que comunicamos, criamos ferramentas, utilizamos o fogo ou fazemos sexo por outras razões que não a de nos multiplicarmos. No entanto, a evolução permitiu-nos desenvolver a nossa cultura a um nível de complexidade que supera qualquer outro observado na natureza.

O Livro dos Humanos conta-nos a história de como nos tornámos nas criaturas que somos. Baseado nas últimas descobertas científicas, este é um compêndio incrível de como inequivocamente nos definimos como animais, mas que também revela como nos tornámos seres extraordinários perante os outros.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (4)

Frases Emblemáticas que Foram Ditas pelos Nossos Reis e Rainhas
Frases Emblemáticas que Foram Ditas pelos Nossos Reis e Rainhas | © Manuscrito Editora

‘FRASES EMBLEMÁTICAS QUE FORAM DITAS PELOS NOSSOS REIS E RAINHAS’, de Paulo Neves da Silva

Sinopse Oficial: Em quase oitocentos anos de monarquia, foram muitas as frases de reis e rainhas que ficaram para a História. Umas foram ditas tal e qual como as recordamos, outras mudaram ao longo dos tempos, outras ainda já nada têm que ver com o original. Com mais ou menos adulterações, todas ajudam a contar a história de uma nação que um dia foi governada por personagens ambiciosas, com ideais e caprichos, obsessões e fraquezas. Por pessoas como nós, portanto.

Paulo Neves da Silva, mentor do site Citador, uma das principais referências na Internet em língua portuguesa, recupera a voz dos nossos reis e rainhas. Sempre em discurso direto, e com a respetiva contextualização histórica a acompanhar cada frase, mergulhamos em gloriosas vitórias no campo de batalha, absorvemos as palavras de alento nos momentos de derrota, apreciamos os jogos de poder e compreendemos os acordos de paz assinados e quebrados.

Não faltam também escândalos da corte, histórias de amor entre príncipes e princesas e ainda traições que mudaram o rumo da nossa História. Orgulho, repugnância, indignação, compaixão, empatia… Nestas páginas, vai encontrar muitos sentimentos diversos, mas nenhum o deixará indiferente.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (5)

A Rapariga que Acreditava em Milagres
A Rapariga que Acreditava em Milagres | © Casa das Letras

‘A RAPARIGA QUE ACREDITAVA EM LIAGRES: DO HOLOCAUSTO À ESPERANÇA’, de Irene Butter, John D. Bidwell & Kris Holloway

Sinopse Oficial: A infância de Irene terminava no dia em, com a família, entrou no campo de Bergen-Belsen.

Irene tornava-se, prematuramente, responsável por cuidar dos seus pais enfermos, por tomar conta de crianças famintas, por levar roupas à sua vizinha, de Amesterdão, Anne Frank, também ela prisioneira naquele campo, e por sobreviver.

O tempo parecia interminável até ser oferecida à família uma hipótese de escapar a este tormento, o que só seria possível se estivessem saudáveis; estavam assim nas mãos do médico nazi que atestaria se assim era.

Várias semanas depois de pequenos milagres e tragédias, Irene chegava ao deserto da Argélia, onde faria a sua grande viagem pela redenção até à idade adulta, sozinha, sem o seu irmão e os pais.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (6)

Meia-Noite em Chernobyl
Meia-Noite em Chernobyl | © Desassossego

‘MEIA-NOITE EM CHERNOBYL: A HISTÓRIA SECRETA DO MAIOR DESASTRE NUCLEAR DE SEMPRE’ de Adam Higgginbotham

Sinopse Oficial: A história definitiva do acidente de Chernobyl, baseada numa investigação profunda sobre como a propaganda, o secretismo e os mitos encobriram a verdade de um dos maiores desastres do século XX.

O dia 25 de abril de 1986 foi um ponto de viragem na História. O acidente em Chernobyl não mudou apenas a nossa perceção da energia nuclear, mas também o conhecimento da delicada ecologia do planeta. Chernobyl foi igualmente importante na destruição da URSS e, como tal, na vitória dos Estados Unidos na Guerra Fria. Para Moscovo, foi um desastre político e financeiro – provocando a bancarrota de uma economia já vacilante -, mas também ambiental e científico.

Esta é a história nunca contada dos eventos que começaram no centro de controlo do reator 4 da central nuclear de Chernobyl. Depois de centenas de entrevistas, consultas de cartas, memórias inéditas e documentos só agora tornados públicos, Adam Higginbotham revela-nos os acontecimentos dramáticos daquela noite através dos olhos dos homens e mulheres que os testemunharam em primeira mão e que enfrentaram um inimigo aterrador e invisível.

Meia-Noite em Chernobyl, uma obra amplamente premiada e que inspirou a série de sucesso da HBO, mostra-nos não só as dificuldades épicas de um império a morrer, mas também o heroísmo individual e desesperado num ,momento transformador da História.




NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (1)

(Da falta de) Liberdade de Expressão
(Da falta de) Liberdade de Expressão | © Bertrand Editora

‘(DA FALTA DE) LIBERDADE D EXPRESSÃO — UM MANIFESTO EM PROL DA DEMOCRACIA’, de Joshua Wong & Jason Y. Ng 

Sinopse Oficial: Joshua Wong fez história aos 14 anos quando, perante o silêncio e a impassividade dos adultos, organizou o primeiro protesto estudantil em Hong Kong contra a Educação Nacional – e venceu. Desde então, Wong esteve à frente do Movimento dos Guarda-Chuvas, fundou um partido político (Demosisto) e uniu a comunidade internacional em torno dos protestos contra a nova lei de extradições para a China, nos quais 2 milhões de pessoas (mais de ¼ da população de Hong Kong) participaram. Graças ao seu ativismo, que atraiu a atenção do mundo, foi indicado para o Prémio Nobel da Paz e preso inúmeras vezes.

Este livro conta-nos como Wong encontrou o ativismo, colige as cartas que escreveu enquanto prisioneiro político da República Popular da China e encerra com um apelo global à união e à ação, em defesa dos valores democráticos.

Enquanto continuarmos calados, ninguém estará seguro. Mas com verdadeira liberdade de expressão, as nossas vozes unidas tornar-se-ão uma só.




NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (2)

Contágio
Contágio | © Objectiva

‘CONTÁGIO’, de David Quammen 

Sinopse Oficial: Num momento em que a Humanidade perde o chão com o tremendo impacto global da pandemia de um novo coranavírus, o SARS-CoV-2, é urgente ler o livro que previu este desastre viral e que nos diz como impedir que o mesmo volte a acontecer. À medida que a globalização ganha força e invadimos ecossistemas milenares em prol de uma expansão económica sem limites, ficamos também à mercê de infecções perigosas que nos são transmitidas pelos animais que prosperavam nos habitats que destruímos.

Uma obra-prima da literatura científica, um livro essencial e imprescindível para hoje, pelo amanhã.




NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (3)

A Abelha Boa
A Abelha Boa | © Vogais

‘A ABELHA BOA’, de Alison Benjamin e Brian McCallum

Sinopse Oficial: Um voo pela relação especial das abelhas com o homem

Sem abelhas, o mundo simplesmente não funcionaria. Ajudar e proteger estas preciosas criaturas torna-se, assim, imperativo para a sobrevivência do planeta. No entanto, não se pode salvar o que não se ama, tal como não se pode amar o que se desconhece, e este livro vem colmatar essa lacuna.

Em A Abelha Boa, os especialistas Alison Benjamin e Brian McCallum partilham a sua admiração por esta vital e misteriosa criatura, ao mesmo tempo que indicam o caminho para uma viagem de descoberta às complexidades do seu comportamento.

Fique a conhecer o papel que as abelhas desempenham no mundo natural, o relacionamento que sempre tiveram connosco ao longo dos tempos, as ameaças que enfrentam e o que todos podemos fazer para as salvar.

«As abelhas fornecem alimento, doçura, luz de velas e medicamentos desde que a humanidade começou a recolher mel, há 20 mil anos. Agora estão a dar-nos um sinal, como o canário na mina de carvão, de que o futuro delas está ameaçado e com ele a vida na Terra tal como a conhecemos.»




FAMILIAR & BAMBINO (1)

A Menina com os Olhos Ocupados
A Menina com os Olhos Ocupados | © Bertrand Editora

‘A MENINA COM OS OLHOS OCUPADOS’, de André Carrilho

Sinopse Oficial: A menina com os olhos ocupados não vê a carrinha dos gelados, os cãezitos com que se cruza na rua, os amigos. Nem sequer vê girafas, golfinhos, piratas, discos-voadores e montanhas-russas. Até que um dia o telemóvel parte-se, ela levanta a cabeça e… descobre o mundo que tem estado à sua espera!




FAMILIAR & BAMBINO (2)

Ana dos Cabelos Ruivos
Ana dos Cabelos Ruivos | © Editora Minotauro

‘ANA DOS CABELOS RUIVOS’, de Lucy Maud Montgomery

Sinopse Oficial: Marilla e Matthew decidem adotar um menino para os ajudar nas tarefas da quinta, mas, ao invés, é-lhes confiada uma menina ruiva, de 11 anos: Ana. Assim, os pais – que apesar de simpáticos são algo austeros – veem-se confrontados com a natureza expansiva, a curiosidade, a imaginação peculiar e a conversa ágil da menina, que a pouco e pouco vai vencendo a relutância com que é recebida na sua nova casa. Ana e os pais adotivos são como que dois mundos diferentes, cuja convivência resulta em momentos hilariantes! O espírito combativo e questionador de Ana logo atrai o interesse da população local – além de todo o tipo de problemas…

Publicado pela primeira vez em 1908, Ana dos Cabelos Ruivos veicula valores fundamentais, como a ética, a solidariedade, a honestidade, a importância do trabalho e da amizade




FAMILIAR & BAMBINO (3)

Narval e Alforreca - Manteiga de Amendoim e Geleia
Narval e Alforreca – Manteiga de Amendoim e Geleia | © Nuvem de Letras

‘NARVAL E ALFORRECA — MANTEIGA DE AMENDOIM E GELEIA’, de Ben Clanton

Sinopse Oficial: O Narval e a Alforreca estão de volta em ação para mais três aventuras submarinas.

A sempre sensata Alforreca faz tudo para que o Narval experimente coisas novas, em vez de comer waffles o tempo todo. O Narval finalmente aceita, mas desenvolve uma obsessão por manteiga de amendoim a tal ponto que até decide mudar o nome para Manteiga de Amendoim!




FAMILIAR & BAMBINO (4)

Minecraft Earth - O Guia Essencial
Minecraft Earth – O Guia Essencial | © Edições ASA

‘MINECRAFT EARTH — O GUIA ESSENCIAL’

Sinopse Oficial: Minecraft Earth – O guia essencial é a ferramenta de que precisas para te ambientares à versão do famoso jogo Minecraft em realidade aumentada!

Sim, com o Minecraft Earth podes e deves sair para a rua, e criar, explorar e sobreviver no mundo real.

Neste Guia Essencial vais encontrar muitas dicas, truques e segredos para te ajudar a descobrir:

– como fazer criações do Minecraft em realidade aumentada
– como encontrar os tesouros e os tappables mais valiosos
– como desvendar segredos do jogo e easter eggs e muito mais!

Não te deixes ultrapassar!




Poesia (1)

As Sílabas de Amália
As Sílabas de Amália | © Dom Quixote

‘AS SÍLABAS DE AMÁLIA’, de Manuele Alegre

Sinopse Oficial: A 23 de julho celebra-se o centenário do nascimento de Amália Rodrigues. Num texto sobre Amália, publicado no livro Uma Outra Memória e incluído nesta obra de homenagem, escrevia assim Manuel Alegre: «Todo o canto, como a poesia, é uma questão de ritmo. Ou de batida. O ritmo de Amália é o ritmo das marés, a sua batida a do nosso mar. Ela podia cantar flamenco ou tango, espirituais negros ou jazz, podia entoar uma fuga de Bach, trautear as incomparáveis harmonias de Mozart. Mas ela canta isso tudo e um pouco mais. Canta o fado no sentido em que dele fala Camões. Quando ela diz fado está a dizer o nosso próprio nome e pronuncia essa palavra com a mesma entoação que provavelmente Camões lhe dava. Suspeito mesmo que foi para ela que Camões escreveu alguns dos poemas que Alain Oulman transformou em fado.»

As Sílabas de Amália é uma obra singular que reúne os quatro poemas de Alegre que Amália cantou, os que sobre ela escreveu e aqueles que exprimem uma visão do fado que, em grande parte, o poeta ficou a dever a Alan Oulman e a Amália Rodrigues. Inclui, ainda, um poema inédito de tributo a Amália.




REEDIÇÕES (1)

Um Ano à Beira-mar
Um Ano à Beira-mar | © Noites Brancas

‘UM ANO À BEIRA-MAR’, de Joan Anderson 

Sinopse Oficial: Durante anos, Joan dedicou-se de corpo e alma à família, esquecendo-se de si e dos seus sonhos.

À beira-mar, Joan vai procurar um novo rumo para a sua vida, que sente como estando completamente estagnada.

Ao longo de um ano, descobre que a vida está repleta de possibilidades e uma nova esperança renasce dentro de si.

Esta história luminosa e inspiradora revela que é possível mudar de vida seja em que altura for e recorda-nos a importância de seguirmos os nossos próprios sonhos.

«Fui abraçada pelo mar, testada pelos seus elementos, esvaziada de ansiedade, purificada por pensamentos renovados. Neste processo, reencontrei-me.»




REEDIÇÕES (2)

Sermão de Santo António aos Peixes
Sermão de Santo António aos Peixes | © Editora Guerra & Paz

‘SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES’, de padre António Vieira

Sinopse Oficial: O padre António Vieira acompanha todo o século xvii português, e o Sermão de Santo António aos Peixes é um esplêndido exemplo da sua grande veia retórica. Este Sermão foi pregado em São Luís do Maranhão, no Brasil, a 13 de Junho de 1654, dia de anos de Santo António e nas vésperas de Vieira viajar até Lisboa para obter, do rei, leis que obstassem à escravatura dos índios. A defesa dos índios e a contestação aos colonos são o mote para este discurso intemporal. Tal como Santo António não conseguia pregar aos hereges, que não o ouviam, Vieira também não é bem-sucedido junto dos colonos e resolve virar-se – alegoricamente – para os peixes, essa primeira criatura de Deus. Imaginação, sátira e arrebatamento marcam a soberba construção literária desta jóia da retórica e da história da literatura. Um texto que nos toca, a cada um individualmente e à humanidade no seu conjunto, porque «Vós sois o sal da terra». Hoje, que vozes parciais querem afogar Vieira num ideológico revisionismo histórico, este texto é a melhor prova do seu papel pioneiro nas relações entre culturas e na defesa da universal dignidade humana.




REEDIÇÕES (3)

Olive Kitteridge
Olive Kitteridge | © Alfaguara Portugal

‘OLIVE KITTERIDGE’, de Elizabeth Strout 

Sinopse Oficial: Em Crosby, uma pacata povoação costeira no Maine, todos conhecem Olive Kitteridge, a temível professora de Matemática do liceu, agora reformada, e Henry, o seu marido, farmacêutico gentil.

E talvez não haja ninguém que conheça tão bem quanto Olive os segredos e os dramas dos habitantes da vila: o desespero de um exaluno que perdeu a vontade de viver; uma pianista alcoólica vítima de uma mãe castradora; uma mãe destroçada pelo crime hediondo do filho; um homem que descobre a ferocidade e as consequências do amor; e a solidão da própria família de Olive, à mercê dos seus caprichos.
Lamentando os ventos de mudança que varrem a sua vila e o mundo, sempre pronta a apontar um dedo crítico, Olive nem sempre dedica aos que a rodeiam a sensibilidade ou tolerância que mereceriam. Mas à medida que todas estas vidas se vão entrelaçando, Olive começa a conhecer-se melhor e a compaixão – pelos outros e por si própria – ganha terreno ao preconceito.

Nas mãos de Elizabeth Strout – autora elogiada pelo olhar clínico sobre a condição humana – a sonolenta vila esquecida na margem do Atlântico torna-se o mundo inteiro, e os seus habitantes somos todos nós, enredados no drama e no milagre diários da vida, com os seus conflitos, tragédias, alegrias – e a coragem que viver sempre exige.

Quais são os livros que não queres perder deste mês?

[tps_footer]

[/tps_footer]


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *