Livros para descobrir o Cinema | Passatempo MHD

Quer sejas um estudante de cinema, um cinéfilo apaixonado ou alguém que tem curiosidade por cinema, estes livros não podem faltar na tua biblioteca! Escritos por João de Mancelos e editados pelas Edições Colibri, as obras exploram o mundo do cinema de uma forma que todos podemos compreender e adorar!

1 de 2

OS LIVROS

João de Mancelos é licenciado em Ensino de Português e Inglês (UA, 1992), mestre em Estudos Anglo-Americanos (UC, 1996), doutorado “summa cum laude” em Literatura Norte-Americana (UCP, 2003), pós-doutorado em Estudos Literários (UA, 2012) e possui uma agregação em Estudos Culturais (UA, 2015). Leciona atualmente diversas cadeiras em cinema e design multimédia na Universidade da Beira Interior. A sua paixão pelas letras levou-o às áreas da poesia, conto e ensaio sobre escrita criativa e sétima-arte.

Neste passatempo poderás ganhar um de três livros, escritos pelo autor, e que te darão uma preciosa ajuda na compreensão do que está por detrás do cinema – nomeadamente:

INTRODUÇÃO À NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA (2017)

“Independentemente da época ou lugar em que vive, o ser humano gosta de contar e de ouvir histórias. Precisamos das ficções para sobreviver à realidade, partilhar sentimentos e ideias, ou dar azo à imaginação. Este livro debruça-se sobre a narrativa cinematográfica, focando aspetos como a ficcionalidade, as personagens, o espaço, o tempo, o narrador, a estrutura, a intertextualidade, a adaptação cinematográfica e os géneros. Escrito numa linguagem acessível e recorrendo a exemplos de grandes filmes, o autor propõe a todos os cinéfilos uma forma mais atenta de olhar para as histórias contadas no ecrã.”

MULHERES FATAIS, DETETIVES SOLITÁRIOS E CRIMINOSOS LOUCOS (2015)

“‘Mulheres fatais, detetives solitários e criminosos loucos: Estudos sobre cinema'” constitui o livro ideal para quem desejar conhecer melhor a filmografia de Martin Scorcese, Clint Eastwood, Terrence Malick, Jonathan Demme, Stanley Kubrick ou Alejandro Iñarritu. A obra divide-se em quatro secções, abordando, entre outros temas, o género policial, a reinvenção de heróis e mitos no cinema ou o multiculturalismo. Escrito num estilo vivo e cativante, este volume funciona como uma introdução ao mundo da sétima arte.”

MANUAL DE GUIONISMO (2013)

“‘Manual de Guionismo’ é um livro indispensável a quem desejar escrever um argumento para curta ou longa-metragem, de televisão ou cinema. Inclui técnicas que levam o escritor desde a ideia à leitura final, passando pela construção das personagens e da intriga. Apresenta numerosos exemplos, recorrendo a clássicos do cinema e a filmes recentes, a películas norteamericanas ou europeias. Propõe ainda exercícios divertidos, que podem ser feitos individualmente ou em grupo, dentro ou fora da sala de aula.”

1 de 2

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.