Livros a não perder em fevereiro

Livros a não perder | Seleção de fevereiro 2019 by MHD

[tps_header]

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em fevereiro.

[/tps_header]

Torto Arado

‘TORTO ARADO’, de Itamar Vieira Junior (Prémio LeYa 2018)

Sinopse Oficial: Um livro comovente que traz a herança dos clássicos.

Bibiana e Belonísia são filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário. Intrigadas com uma mala misteriosa sob a cama da avó, pagam o atrevimento de lhe pôr a mão com um acidente que mudará para sempre as suas vidas, tornando-as tão dependentes que uma será até a voz da outra. Porém, com o avançar dos anos, a proximidade vai desfazer-se com a perspectiva que cada uma tem sobre o que as rodeia: enquanto Belonísia parece satisfeita com o trabalho na fazenda e os encantos do pai, Zeca Chapéu Grande, entre velas, incensos e ladainhas, Bibiana percebe desde cedo a injustiça da servidão que há três décadas é imposta à família e decide lutar pelo direito à terra e a emancipação dos trabalhadores. Para isso, porém, é obrigada a partir, separando-se da irmã.

Numa trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, Torto Arado é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato.




Factfulness

‘FACTFULNESS’, de Hans Rosling (Círculo de Leitores)

Sinopse Oficial: O hábito redutor do stress e que consiste em adotar apenas as opiniões que se fundamentem em factos sólidos.

Quando fazemos perguntas simples acerca de tendências globais – qual a percentagem da população mundial que vive na pobreza; qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar; quantas raparigas completam os estudos – obtemos respostas sistematicamente erradas. Tão erradas que um chimpanzé que escolhesse as respostas ao acaso faria melhor do que professores, jornalistas, investidores e laureados com o Prémio Nobel.

Neste livro, o professor de Saúde Internacional e fenómeno global das conferências TED, Hans Rosling – juntamente com os seus colaboradores de longa data, Anna e Ola –, propõe uma nova explicação radical da razão pela qual aquilo acontece.

Revelam os dez instintos que distorcem a nossa perspetiva – desde a nossa tendência para dividirmos o mundo em dois campos (em geral, uma versão do «nós e eles») até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar).

O nosso problema é não sabermos o que não sabemos, e mesmo as nossas conjeturas são determinadas por preconceitos inconscientes e previsíveis. Afinal de contas, o mundo, com todas as suas imperfeições, está em muito melhor estado do que aquilo que poderíamos pensar. Isso não significa que não existam preocupações reais. Mas, quando nos preocupamos com tudo a todo o momento, em vez de adotarmos uma visão do mundo baseada em factos, podemos perder a nossa capacidade para nos focarmos nas coisas que mais nos ameaçam.




Sangue & Fogo

‘SANGUE & FOGO: A HISTÓRIA DOS REIS TARGARYEN – LIVRO 1: PARTE 2’, de George R. R. Martin (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: A emocionante história dos Targaryen ganha vida neste trabalho magistral do autor de As Crónicas de Gelo e Fogo.

A Casa Targaryen governa Westeros. O Velho Rei e a Boa Rainha morreram. Os herdeiros do Dragão perfilam-se para a sucessão numa época aparentemente tranquila. Mas as sementes da guerra ameaçam estes tempos de paz e a ambição levará a uma batalha feroz pela posse do tão ambicionado Trono de Ferro.

Porque foi a Dança dos Dragões tão devastadora para os Sete Reinos? Quem é o legítimo herdeiro do Dragão? E que papel desempenhou a Casa Stark nesta luta de poder? Estas são algumas das questões a este livro dá resposta pela mão de um reconhecido meistre da Cidadela e das quarenta e seis ilustrações a preto e branco.

Sangue & Fogo apresenta pela primeira vez o relato completo da dinastia Targaryen, permitindo uma compreensão perfeita da fascinante, dinâmica e por vezes sangrenta história de Westeros.”




The Mister

‘THE MISTER’, de E L James (versão inglesa)

Sinopse: O novo romance envolvente de E L James, autora da trilogia bestseller “As 50 Sombras“.

Londres, 2019. A vida de Maxim Trevelyan não tem sido fácil. Com o seu aspecto bonito, conexões aristocráticas e dinheiro, ele nunca teve de trabalhar e raramente dormiu sozinho. No entanto, tudo está prestes a mudar quando surge uma tragédia e Maxim herda o título nobre da família, a riqueza, as posses, e toda a responsabilidade que isso acarreta. Este é um papel para o qual ele não está preparado e que quer evitar.

Contudo, o seu maior desafio será lutar contra o desejo inesperado que sente por uma enigmática rapariga, recém-chegada a Inglaterra, possuindo pouco mais do que um passado perigoso.




Harry Potter e a Pedra Filosofal 20 Anos

‘HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL 20 ANOS’, J.K. Rowling (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Esta edição comemorativa assinala o 20º aniversário da publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal em Portugal e reúne num só volume o conteúdo das obras originais dedicadas a Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin (em inglês ou português)




A Força de Uma Mulher

‘A FORÇA DE UMA MULHER’, de Winston Graham (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Demelza, a filha de um mineiro que Ross Poldark resgatou da miséria, acaba de dar à luz a filha de ambos. A pequena Julia traz-lhe uma felicidade imensa, mas essa alegria é ensombrada pela sua dificuldade em se adaptar aos novos costumes… do marido e da aristocracia. Também o fantasma de Elizabeth, a noiva perdida de Ross, continua muito presente na vida de ambos, ameaçando a frágil união.

Ross, entretanto, dedica-se de corpo e alma à luta pelos direitos dos mais pobres e ganha, assim, um poderoso inimigo: o temível George Warleggan.

Conseguirá a força de vontade de Demelza penetrar as profundezas do coração do marido? Serão estes ventos de mudança suficientemente fortes para alimentar a débil chama de felicidade que Ross tanto lutou para acender?

No seguimento de O Regresso de um Estranho, A Força de uma Mulher centra-se agora em Demelza, a protagonista feminina da série Poldark, uma das sagas históricas de maior sucesso da literatura contemporânea britânica e um fenómeno televisivo internacional da BBC.




Os Rapazes na Gruta

‘OS RAPAZES NA GRUTA’, de Matt Gutman (Casa das Letras)

Sinopse Oficial: No dia 23 de junho de 2018, doze jovens elementos da equipa de futebol tailandesa Wild Boars e o seu treinador, de 24 anos, desapareceram na gruta Tham Luang, no Norte da Tailândia. Encurralados por causa das chuvas das monções, os rapazes sobreviveram na escuridão durante 10 dias, até serem encontrados por dois mergulhadores britânicos que atravessaram 1,5 quilómetros de túneis apertados e submersos pela água.

Milhões de pessoas em todo o mundo seguiram, com expetativa, a missão dos socorristas internacionais de elite, que lutavam contra o tempo, arriscando a própria vida, para evacuar os rapazes. O correspondente-chefe da ABC News, Matt Gutman, revela os bastidores secretos desta notável missão de resgate que uniu o mundo com um sentimento de esperança.

Jornalista veterano, que acompanhou esta história no local, Gutman descreve a viagem inicial dos rapazes para a gruta, a busca furiosa para encontrar a equipa, os quase afogamentos nos túneis, a morte trágica de um navy seal tailandês e a missão de resgate que salvou os rapazes e o treinador.

Através de dezenas de entrevistas, examina a missão sem precedentes, que exigiu métodos arriscados, nunca testados antes – a única hipótese que os rapazes tinham de sobreviver. Dos socorristas civis, australianos e britânicos, à equipa de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA, são revelados todos os heróis desconhecidos que, trabalhando em conjunto naquela que foi uma demonstração rara de cooperação internacional, convergiram para a gruta, no Triângulo Dourado da Tailândia, para levarem a cabo uma das mais audazes missões de resgate alguma vez tentada.

Gutman também retrata a forma como os rapazes viveram na gruta tantos dias, apoiando-se na sua inteligência e na amizade entre os membros da equipa e com o treinador, de forma a garantir a sua sobrevivência.

Uma história com um final feliz, nunca contada, sobre o trabalho de equipa, a coragem e a esperança que desafia todas as improbabilidades.




O Crepúsculo em Moledo

‘O CREPÚSCULO EM MOLEDO’, de António Sousa Homem (Porto Editora)

Sinopse Oficial: «Contra todas as evidências, o mundo continua a interessar-me. Os meus sobrinhos, mais do que os meus irmãos, entendem este eremitério de Moledo, a casa onde me instalei nos anos oitenta, como uma espécie de observatório inclinado sobre o mar, mas de onde suspeito que o resto do universo continua a mover-se – e de uma forma mais interessante do que Galileu Galilei imaginava.»




Um Crime anunciado

‘UM CRIME ANUNCIADO’, de Jude Deveraux (Quinta Essência)

Sinopse Oficial: Sara Medlar é uma escritora de renome. Decidida a abrandar o ritmo da sua vida, compra uma mansão antiga e contrata o jovem Jackson Wyatt para a remodelar. E quando Jack parte uma perna, Sara – que se sente só mas é incapaz de o admitir – convida-o a ir viver lá para casa.

Há, porém, um segundo inquilino a caminho… Kate Medlar, sobrinha de Sara. Ao chegar à grandiosa propriedade, porém, o desagrado de Kate relativamente a Jack é evidente – pois só um tolo não vê que o jovem está a usar os seus encantos para se aproveitar da velha senhora…

Mas quando a queda de uma árvore no jardim revela os restos mortais de duas pessoas, os três unem-se para desvendar o crime.

Perante a misteriosa má vontade de todos aqueles que os rodeiam, e unidos por um apurado sentido de justiça, Kate, Sara e Jack terão de mergulhar no sombrio passado da mansão para descobrir o que realmente aconteceu.




Deixem-na Voar

‘DEIXEM-NA VOAR’, de Ziauddin Yousafzai (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Ziauddin Yousafzai luta, há mais de vinte anos, pela igualdade de género: inicialmente pela sua filha, Malala, e depois pelas raparigas de todo o mundo que vivem em sociedades patriarcais. Desde muito jovem, sentiu que homens e mulheres são iguais e quando foi pai de uma menina, Malala, decidiu que ela haveria de estudar, algo que na sua terra natal, Swat Valley, no Paquistão, era um privilégio exclusivo a rapazes. A sua determinação levou-o a fundar uma escola que a filha pudesse vir a frequentar.

Quando, em 2012, Malala foi gravemente atingida a tiro pelos talibãs, por continuar a frequentar a escola do pai, Ziauddin quase perdeu a pessoa por quem decidira lutar em prol da igualdade.

Este livro fala-nos da vida de Ziauddin, desde quando era um rapazinho gago criado numa pequena aldeia de montanha no Paquistão, até se tornar no ativista pela igualdade em todo o mundo. Seria também o pai da pessoa mais nova a receber o Prémio Nobel da Paz – Malala, uma das jovens mais influentes e inspiradoras dos nossos dias.

Contado através de retratos íntimos de cada um dos membros da família de Ziauddin – como filho, pai, marido e irmão este é um relato sobre o que significa amar, ter coragem e lutar pelo que é justo e correto. Uma abordagem pessoal nos seus pormenores e universal na sua temática, esta obra notável demonstra porque todos nós devemos continuar a lutar pelos direitos das raparigas e das mulheres em qualquer parte do mundo.

Um livro inspirador e muito pertinente nos dias de hoje em que o tema da desigualdade de género está a ser tão debatido.




O Homem das Castanhas

‘O HOMEM DAS CASTANHAS’, de Soren Sveistrup (Suma das Letras)

Sinopse Oficial: Uma tempestuosa manhã de Outubro. Num tranquilo subúrbio de Copenhaga, a Polícia faz uma descoberta terrível. No recreio de um colégio, uma jovem é encontrada brutalmente assassinada, e falta-lhe uma das mãos. Pendurado por cima dela, um pequeno boneco feito com castanhas.

A jovem e ambiciosa detective Naia Thulin é designada para desvendar o caso. Com o seu colega Mark Hess, um investigador que acabou de ser expulso da Europol, descobre uma misteriosa prova sobre «o homem das castanhas», nome com que os media baptizaram o assassino.

Existem evidências que o ligam a uma menina que desapareceu um ano antes e foi dada como morta: a filha da ministra Rosa Hartung. Mas o homem que confessou o assassínio da menina, um jovem que sofre de uma doença mental, já está atrás das grades e o caso há muito encerrado.

Quando uma segunda mulher é encontrada morta e, junto dela, mais um boneco de castanhas,

Thulin e Hess suspeitam de que possa haver uma ligação entre o caso Hartung e as mulheres assassinadas. Mas qual…? Thulin e Hess entram numa corrida contra o tempo. O assassino tem uma missão… e está longe de a terminar.




Depois de Mim

‘DEPOIS DE MIM’, de Emily Bleeker (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Querido Luke,
Deixa-me começar por dizer que te amo…
Eu não queria deixar-te…

Luke Richardson regressou a casa depois do funeral de Natalie, a sua amada esposa, pronto para enfrentar a tarefa de criar os seus três filhos sozinho. Mas não está preparado para o que encontra no chão, à sua espera – um envelope azul, com o seu nome escrito por Natalie. A carta, escrita no primeiro dia do tratamento oncológico da mulher, revela ser a primeira de muitas. Luke está convencido de que elas são genuínas, mas quem as deixa na sua caixa do correio?

À medida que a sua obsessão com as cartas cresce, Luke descobre segredos há muito enterrados que o fazem questionar tudo o que sabia sobre a sua mulher e a sua família. E uma escolha impõe-se: conseguirá Luke encontrar forma de viver sem Natalie ou ficará para sempre perdido no passado que as cartas encerram?




A Deusa Da Vingança

‘A DEUSA DA VINGANÇA’, de Sara Blaedel (Topseller)

Sinopse Oficial:  «Sara Blaedel está sem dúvida entre os melhores.» – Camilla Lackberg

Quando a inspetora Louise Rick recebe uma chamada do filho, Jonas, que tinha deixado algumas horas antes numa festa de aniversário com amigos, não imaginava o pesadelo que a esperava. Ao saber que um grupo de adolescentes violentos invadira a festa, Louise corre para o local, para descobrir que a mãe da aniversariante, a sua amiga Britt, tinha sido espancada, e que a filha dela, Signe, fora atropelada enquanto fugia.

Louise tenta apoiar Britt enquanto esta recupera, mas quando dois dos adolescentes são também alvo de um violento ataque, a amiga é a principal suspeita. Louise não pode crer que o caso seja tão simples. Alguma coisa está errada, mas o quê?

Quanto mais Louise investiga, mais complexo o caso se torna. Porque terão os adolescentes atacado aquela festa? E conseguirá Louise provar a inocência de Britt?

Sara Blaedel está de volta com mais uma história emocionante e personagens misteriosas que garantem um final imprevisível.




Corações Quebrados

‘CORAÇÕES QUEBRADOS’, de Sofia Silva (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Uma relação maior que um oceano.

Entre as dores da perda e a incapacidade de seguir em frente, Emília vive os seus dias numa clínica. Está estagnada. É nesse inferno pessoal que ela conhecerá Diogo, alguém que também foi vítima de uma tragédia.

Será que é possível dois corações quebrados encontrarem a felicidade Numa sociedade onde a aparência continua a valer mais do que a essência, é difícil continuar a jornada da vida quando tudo nos é arrancado. Passamos os dias a olhar para a capa das pessoas. Julgamos, sem compreender que nunca conheceremos totalmente uma história sem ler cada página. Sem compreender o seu início, meio e fim.

Duas pessoas fisicamente distantes.

Dois corações quebrados pela vida.

Dois sotaques que se misturam entre a dor, o riso e o amor.

Olhem para a capa de cada pessoa, mas virem a primeira página.

Autora portuguesa bestseller no Brasil. A Série Quebrados atingiu mais de um milhão de leituras na plataforma online Wattpad.




VOX

‘VOX’, de Christina Dalcher (Topseller)

Sinopse Oficial: Estados Unidos da América. Um país orgulhoso de ser a pátria da liberdade e que faz disso bandeira. É por isso que tantas mulheres, como a Dra. Jean McClellan, nunca acreditaram que essas liberdades lhes pudessem ser retiradas. Nem as palavras dos políticos nem os avisos dos críticos as preparavam para isso. Pensavam: «Não. Isso aqui não pode acontecer.»

Mas aconteceu. Os americanos foram às urnas e escolheram um demagogo. Um homem que, à frente do governo, decretou que as mulheres não podem dizer mais do que 100 palavras por dia. Até as crianças. Até a filha de Jean, Sonia. Cada palavra a mais é recompensada com um choque elétrico, cortesia de uma pulseira obrigatória.




Dor

‘DOR’, de Zeruya Shalev (Elsinore)

Sinopse Oficial: «Pergunta-se se naquela casa vivem pessoas reais, porque subitamente lhe parece vazia e lhe falta o principal.»

Iris, 45 anos de idade, casada e com dois filhos, julga ter superado os dois grandes traumas do seu passado: o abandono por parte de Eitan, o seu primeiro amor, que quase a levou ao suicídio, e o atentado terrorista de que foi vítima.

Contudo, à distância de dez anos, ainda resultado desse último e terrível episódio, a dor física de Iris regressa subitamente, ao mesmo tempo que esta reencontra Eitan por acaso. Juntando a estes dois acontecimentos a suspeita de adultério de Michi, o seu marido, e a preocupação pela filha adolescente, envolvida com um homem casado, o frágil equilíbrio que Iris construiu parece estar à beira de colapsar.

Pessoal, íntimo e tocante, Dor é a exposição das feridas abertas de uma sociedade e uma viagem catártica através do sofrimento, do passado e da luta para viver plenamente o presente. Zeruya Shalev é, a par de Amos Oz e David Grossman, uma das escritoras israelitas mais lidas no mundo.




A Banana Dele

‘A BANANA DELE’, de Penelope Bloom (Quinta Essência)

Sinopse Oficial: O meu novo chefe adora impor regras. E há uma que ninguém se atreve a quebrar: nunca tocar na banana dele. A sério. O tipo é viciado em bananas. E eu, claro, fui logo tocar na dele. Pior, pu-la na boca. Mastiguei… e até engoli. E foi nesse momento que ele apareceu. E, acreditem em mim, foi mau. Muito mau! Mas deixem-me começar pelo início…

Antes de tocar na banana de um bilionário, eu tinha acabado de conseguir o meu primeiro trabalho a sério como jornalista. Nada das tretas do costume. Nada de entrevistas a lixeiros sobre as suas rotas preferidas, ou artigos sobre a importância de apanhar caca de cão nos jardins. Já dei para esse peditório.

Esta era a minha grande oportunidade. Podia provar ao mundo que não era uma trapalhona. A missão: infiltrar-me na Galleon Enterprises para investigar as suspeitas de corrupção.
Já estão a ouvir a banda sonora do James Bond a tocar, não estão?
Eu ia ser um sucesso. Só tinha de conseguir o lugar de estagiária e não dar cabo da entrevista com Bruce Chamberson.

Agora avancem até ao momento imediatamente antes da entrevista. Sim, eu sou aquela ali de banana na mão. Uma banana com o nome dele escrito a marcador preto. É aí que ele entra e me apanha em flagrante de fruta na mão. Pouco depois, contrata-me.

Pois, eu sei. Também a mim me pareceu estranho…




Janela Indiscreta

‘JANELA INDISCRETA – O QUE DIZEM AS ESTRELAS’, de Mário Augusto (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Ao longo de 30 anos de carreira na televisão, Mário Augusto realizou mais de duas mil entrevistas de cinema, sendo o jornalista português que mais estrelas entrevistou. Com algumas, a convivência e os reencontros enriqueceram as conversas, que foram muito para além do mais recente filme ou escândalo de Hollywood.

Nos 15 anos do Janela Indiscreta, Mário Augusto selecionou as suas melhores entrevistas a 25 dos maiores nomes da indústria cinematográfica.
Ilustrado com caricaturas certeiras de André Carrilho. Tal e qual!

Com prefácio de Daniela Ruah.




Príncipes (Des)encantados

‘PRÍNCIPES (DES)ENCANTADOS’, de Megan Maxwell (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Sam e Kate conheceram-se muito novos e após viverem um idílico amor, que para eles ultrapassou tudo, formaram família e foram muito felizes…até que algo inesperado aconteceu.

Príncipes (Des)Encantados demonstrará que as segundas oportunidades existem, sobretudo, se realmente amamos de todo o coração.

Um romance na mesma linha dos livros Alguém Como Tu, Deixa-te Levar (já em 2.ª edição) e O Teu Aroma a Pêssego.




Uma Questão de Conveniência

‘UMA QUESTÃO DE CONVENIÊNCIA’, de Sayaka Murata (D.Quixote)

Sinopse Oficial: Keiko foi sempre estranha – e os pais perguntam-se onde encaixará ela no mundo real. Por isso, quando a rapariga resolve ir trabalhar para uma loja de conveniência, a notícia é recebida com entusiasmo, até porque na loja ela encontra um mundo bastante previsível, que domina com a ajuda de um manual e copiando os colegas até na forma de falar.

Mas aos 36 anos é ainda na mesma loja de conveniência que trabalha, e além disso nunca teve um namorado, frustrando as expectativas da sociedade… Embora Keiko não se importe com isso, sabe que a família e os amigos estão mais ou menos desesperados. Um dia, porém, é contratado para a loja um rapaz com o qual Keiko tem algumas afinidades. Não será então aconselhável para ambos um relacionamento?

Sayaka Murata, uma das vozes mais originais e talentosas da ficção contemporânea japonesa, capta brilhantemente a atmosfera de uma loja de conveniência e satiriza as obsessões que regem a sociedade contemporânea e a pressão exercida sobre as mulheres no sentido de cumprirem expectativas alheias, com o pretexto de terem uma vida normal.

Uma Questão de Conveniência, que venceu o prémio Akutagawa e foi traduzido em mais de vinte países, é o retrato de uma heroína deliciosa que promete ser tão memorável como Amélie Poulain.




A Mulher de Roupão de Seda

‘A MULHER DO ROUPÃO DE SEDA’, de João Bernardo Soares (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Toda a gente tem segredos.
O dela está fechado num quarto.
Fátima tem um segredo.
Estela conhece todos os segredos porque fala com os mortos.
Luís Serrano matou um homem inocente para limpar a honra da filha.
E Flávio passou a vida a lutar contra um pesadelo que está prestes a tornar-se realidade.
Bem-vindo ao romance de estreia de um autor que mistura, com perícia, lugares e gerações de um país que ainda vive de extremos.
Um excelente exemplo de como vale a pena descobrir novos escritores portugueses.




Em Tudo Havia Beleza

‘EM TUDO HAVIA BELEZA’, de Manuel Vilas (Alfaguara)

Sinopse Oficial: Impelido por esta convicção, Manuel Vilas compõe, com uma voz corajosa, desencantada, poética, o relato íntimo de uma vida e de um país. Simultaneamente filho e pai, autor e narrador, Vilas escava no passado, procurando recompor as peças, lutando para fazer presente quem já não está. Porque os laços com a família, com os que amamos, mesmo que distantes ou ausentes, são o que nos sustém, o que nos define. São esses mesmos laços que nos permitem ver, à distância do tempo, que a beleza está nos mais simples gestos quotidianos, no afecto contido, inconfessado, e até nas palavras não ditas.

Falando desde as entranhas, Vilas revela a comovente debilidade humana, ao mesmo tempo que ilumina a força única da nossa condição, a inexaurível capacidade de nos levantarmos de novo e seguirmos em frente, mesmo quando não parece possível. É desenhando um caminho de regresso aos que amamos que o amor pode salvar-nos.

Confessional, provocador, comovente, Em tudo havia beleza é uma admirável peça de literatura, em que se entrelaçam destino pessoal e colectivo, romance e autobiografia. Manuel Vilas criou um relato íntimo de perda e vida, de luto e dor, de afecto e pudor, único na sua capacidade de comover o leitor, de fazer da sua história a história de todos nós.




Batismo de Fogo

‘BATISMO DE FOGO – THE WITCHER – VOLUME V’, de Andrzej Sapkowski (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: A Irmandade dos Magos foi aniquilada e Geralt ficou seriamente ferido. O bruxo deveria ser o guardião dos inocentes e o protetor dos necessitados perante os monstros poderosos e implacáveis que fazem dos humanos a sua presa. Mas agora que tempos sombrios pairam sobre o mundo, Geralt não poderá defender os homens enquanto não recuperar dos seus ferimentos. As guerras devastam todos os territórios e o futuro da magia está ameaçado. Mas as feiticeiras que sobreviveram estão determinadas a protegê-lo. É um momento conturbado, e Ciri, a herdeira do trono de Cintra, continua desaparecida.

Surgem rumores de que ela estará na corte de Nilfgaard para casar com o imperador. Ferido ou não, Geralt tem uma missão a cumprir…




Má

‘MÁ’, de Chloé Esposito (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Alvie Knightly até pode acordar no Ritz, mas a sua vida não é um mar de rosas.
Para começar, tem a maior ressaca de sempre. E depois, a sua gémea mimada, Beth, foi encontrada morta na Sicília, e agora a polícia quer interrogá-la.
E ainda por cima, o namorado sexy de Alvie desapareceu com o dinheiro todo que roubaram a Beth.
Mas ele meteu-se com a miúda errada.

Alvie vai perseguir o seu ex em Roma num jogo de gato e rato em que só um pode sobreviver.
Não há fúria no inferno como a de uma mulher enganada… Mas será que Alvie conseguirá vingança antes de ser apanhada pelos seus crimes?




O Fazedor de Cercas

‘O FAZEDOR DE CERCAS’, de Floro Freitas de Andrade (Alma dos Livros)

Sinopse Oficial: O Fazedor de Cercas leva-nos numa viagem à Antiga China, a um tempo de há três ou quatro mil anos. Só alguns séculos depois nasceria Lao-Tsé. Mas os Homens Antigos já conheciam o Tao e sabiam vivê-lo.
Em dias tão distantes, não éramos diferentes. As nossas necessidades básicas eram as de hoje e os mais angustiantes problemas existenciais pediam soluções – como agora. Aqueles homens antigos, no entanto, haviam encontrado respostas originalíssimas às mais intrigantes perguntas. E vivenciavam-nas. Acaso seria possível chegar-lhes, chegar lá, onde parecem isolados, num Tempo inacessível? Até onde nos pode levar a imaginação? E quem a leva?

Os Homens Antigos estão lá, à nossa espera. Apesar das dificuldades, não é tão grande nem «concreta» a escorregadia distância que nos separa deles. Afinal, o Tempo foi sempre uma ilusão de ir, tanto assim que se condensa e concretiza, inteiro, em cada aqui e agora.

É normal, portanto, que seja possível chegar lá. A nossa imaginação é a mesma daqueles tempos. E igualmente denso (como outrora) permanece o mistério que a leva. Talvez seja útil alguma orientação nessa não-estrada, quem sabe um mapa em branco… ou uma bússola, contanto que não indique direção alguma, mas apenas possibilidades. Talvez este livro sirva de orientação e torne mais fácil e segura a nossa viagem ao encontro dos Homens Antigos.

«De tempos a tempos, surge um livro que muda para sempre a vida de quem o lê… Este é um desses livros!»




Homens de Pó

‘HOMENS DE PÓ’, de António Tavares (D.Quixote)

Sinopse Oficial: Portugal, Verão Quente de 1975. A fervilhante Revolução dos Cravos deu subitamente lugar a um imenso caos social e político; o País, em plena convulsão, está à beira da guerra civil. O poder disputa-se nos quartéis, nas ruas, nos campos, nas fábricas…

O velho império de Quinhentos agoniza, com a independência das colónias e o êxodo de centenas de milhares de pessoas que regressam à velha metrópole. Entre estas, vêm também africanos num exílio forçado, imposto pela guerra e pela instabilidade, sobretudo de Angola. Esta é a história de um punhado desses homens em busca da sua identidade e de um lugar, num Portugal fragmentado que desconhecem.

Operários de estradas labutam de sol a sol; estão fora e dentro do mundo, vivendo sob o manto de uma poeira que os torna fantasmas e sombras num teatro de mudança, cujo palco é um país que também parece andar à procura de si próprio. Às vezes choram, acreditam, lutam, apaixonam-se, perguntam que será feito dos que ficaram.

Discreta e irónica, a presente narrativa interroga o leitor sobre os limites da utopia e da realidade, e a importância da palavra e do sonho na construção das nossas vidas.




O Poço e a Estrada

‘O POÇO E A ESTRADA – BIOGRAFIA DE AGUSTINA BESSA-LUÍS’, de Isabel Rio Novo (Contraponto)

Sinopse Oficial: Agustina: uma mulher controversa, uma vida extraordinária, uma obra genial.

«Mas tenho uma história, e que história. […] Ninguém a conhece.» Era com estas palavras enigmáticas que, aos setenta anos, muito perto da viragem do século, Agustina Bessa-Luís perspetivava a sua existência. Já nessa altura contava com mais de cinquenta títulos, entre romances, contos, biografias, peças de teatro, ensaios, livros para a infância e de memórias, dialogando com a História, com a sociedade que a rodeava, com outros escritores, com outros artistas.

Desde cedo, Agustina revelou ter consciência de que não era uma pessoa convencional. Não foi uma criança comum. Não casou nas circunstâncias que se esperariam de uma rapariga da sua condição social. Não foi a típica esposa e mãe burguesas. Não foi a apoiante política esperada. Nunca se afirmou feminista, mas a sua história de vida foi mais radical e corajosa do que a de muitas feministas convictas. E, como escritora, raros são os que têm dúvidas em apontá-la como uma das mais geniais e complexas personalidades da literatura em língua portuguesa.

Através de uma pesquisa extensiva e rigorosa, baseada em dezenas de entrevistas, testemunhos, documentários, registos oficiais e textos epistolares, estabelecendo pontes constantes com a obra literária de Agustina, Isabel Rio Novo, uma das mais talentosas romancistas portuguesas da atualidade, reconstitui o percurso de vida de uma figura ímpar da nossa cultura contemporânea, numa biografia que se lê como um romance.




Monstress - Refúgio

‘MONSTRESS – REFÚGIO’, de Marjorie Liu e Sana Takeda (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Maika Meiolobo começou a desvendar os mistérios do seu passado, mas os desafios do presente são cada vez maiores. Neste terceiro volume, a viagem de Maika leva-a à cidade neutral de Pontus, onde espera encontrar um refúgio temporário dos seus perseguidores. Infelizmente, Pontus pode não ser tão segura como Maika e os seus aliados esperavam.

Com a inevitável guerra entre humanos e arcânicos cada vez mais próxima, e com forças poderosas lutando pela possibilidade de controlar o seu futuro, Maika descobre que precisa de colaborar com Zinn, o Monstrum que vive dentro dela, para garantir a sobrevivência de ambos. Mas talvez nem essa aliança seja suficiente para preparar Maika para os horrores que aí vêm.




Sem Filtro

‘SEM FILTRO – AS HISTÓRIAS DOS BASTIDORES DA MINHA PRESIDÊNCIA’, de Bruno Carvalho e Luís Aguilar (Contraponto)

Sinopse Oficial: Bruno de Carvalho é uma das figuras incontornáveis dos anos recentes do desporto e do futebol em Portugal: entrou como um furacão, desafiando o statu quo; conseguiu o impensável, como contratar o treinador do campeão em título; devolveu esperança aos sócios e adeptos do Sporting – e chegou até a ter uma votação superior a 90%. Mas, pouco tempo depois, em meses, passou do céu ao inferno, tendo sido destituído e suspenso da condição de sócio do seu clube de sempre.

Ao longo dos cinco anos e meio que esteve à frente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho foi tido sempre como um homem frontal, determinado e controverso. Mas nunca revelou nada do que conta neste livro. Sem Filtro revela, pela primeira vez, as histórias de bastidores de uma era recheada de episódios – uns difíceis, outros caricatos – com treinadores (como Jorge Jesus e Marco Silva), com jogadores (como Rui Patrício e William Carvalho), com empresários (como Jorge Mendes e Nélio Lucas), com a banca (nomeadamente BES e Millennium BCP), com figuras históricas do Sporting (como José Maria Ricciardi e os elementos do Grupo Stromp), sem esquecer o ataque à equipa na Academia de Alcochete e a gestão das direções e administrações anteriores.

Sem Filtro é um livro fundamental para conhecer o Sporting Clube de Portugal e o futebol português – e, claro, um dos seus protagonistas mais carismáticos.

«Está na hora de todos saberem o que se passou durante os cinco anos e meio em que fui presidente do Sporting Clube de Portugal. Este é um livro que revela muitos episódios inéditos sobre esse período da minha vida. Sem filtro, como o próprio título indica. Lembro aqueles que me acompanharam neste trajeto, mas também todos os outros que fizeram oposição interna e não descansaram enquanto não nos viram fora do clube. Esta é uma história sobre todos eles. E sobre jogadores. E sobre treinadores. Sobre os rivais e os bastidores, nada bonitos, do futebol português. E sobre os ataques à Academia. Uma história com muitas traições e deslealdades. Mas também com muito amor. O meu amor pelo Sporting.»




O Casamento Inventado

‘O CASAMENTO INVENTADO’, de Julia Quinn (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Enquanto dormias…

Órfã e com o irmão ferido nos campos de batalha da América, Cecilia Harcourt vê-se perante duas opções aterradoras: ir viver com uma tia solteirona ou casar com um primo maquiavélico.
A jovem escolhe a opção… três: atravessar o Atlântico e ajudar o irmão a recuperar. Mas após uma semana de buscas, Cecilia não encontra o irmão e sim o melhor amigo dele, Edward Rokesby. O galante soldado está inconsciente e a precisar desesperadamente de cuidados. Para lhe salvar a vida, Cecilia recorre a uma pequena mentira…

Eu disse a todos que era tua mulher.
Ao recuperar a consciência, Edward constata que não recorda nada dos últimos três meses. Mas… decerto que se recordaria de ter casado… ou não? Mas se todos dizem que assim é…

Se ao menos fosse verdade…
A mentira que Cecilia contou pode pôr em risco todo o seu futuro, mas ela fê-lo por amor… pois quanto mais tempo passa com o jovem, mais intensos (e verdadeiros!) são os sentimentos que nutre por ele.
E quando a verdade vier ao de cima, quem sabe o que irá acontecer?
O próprio Edward poderá ter também algumas surpresas por revelar…




Míuda, Deixa-te de Mrdas

‘MIÚDA, DEIXA-TE DE M*RDAS, de Rachel Hollis (Lua de Papel)

Sinopse Oficial: Alguma vez acreditaste que não és suficientemente boa? Que não és suficientemente magra? Que não és digna de ser amada? Que és uma má mãe? Tudo mentiras.”

Este livro é sobre mentiras. Não daquelas que dizemos umas às outras, mas sim das que contamos a nós próprias. Rachel Hollis, 35 anos, mãe de quatro filhos, contou-as todas: Não sou suficientemente boa. Sou má na cama. Não sei como ser mãe.

Hoje, a fundadora do site de lifestyle TheChicSite.com e CCO da sua própria empresa, sabe que se andou a enganar durante anos. E percebeu pela reação de milhões de fãs que não estava sozinha. A sua presença online, onde admite corajosamente as suas inseguranças, teve um eco profundo em mulheres de todo o mundo.

A pensar nelas, decidiu escrever um livro com vinte capítulos, um para cada uma das falsas crenças que teve de ultrapassar. Justifica cada mentira com histórias suas, desde a sua primeira maratona ao vestido que levou à noite dos Óscares, para mostrar como aprendeu a olhar para si mesma e a aceitar-se. Em tudo, sim, até naquelas estrias na barriga que conquistou a cada filho nascido – e que exibe sem medo no seu Instagram.

E, no final de cada mentira , resume as técnicas e estratagemas que usou para seguir em frente. Afinal ela é igual a todas as outras mulheres. Apenas aprendeu que uma mentira não pode ficar sem resposta. E as respostas, minhas amigas, estão todas aqui:
Miúda Deixa-te de M*rdas




O Café de Lenine

‘O CAFÉ DE LENINE’, de Nuno Júdice (D.Quixote)

Sinopse Oficial: Neste “O Café de Lenine” tudo é possível: uma solução ecológica para evitar o fim da imprensa em papel, a reabilitação das baratas a partir de um almoço com Arrabal, a descida ao último círculo do Inferno numa mina de cobre do Chile, onde Lúcifer espera por um subsídio de reintegração social, uma noite com Emma Bovary num quarto do Luxemburgo, Rousseau apontado como exemplo numa conversa entre Guerra Junqueiro e Lenine num café de Berna, a procura infrutífera de combates no campo de Waterloo atrás de Fabrice del Dongo, fugido da Cartuxa de Parma de Stendhal.

Uma obra fora do comum que, atravessando várias épocas, rouba personagens a grandes clássicos da literatura, e combina ficção, crónica, memórias e reflexão.

Um livro para todos os que gostam de ficção em torno de livros e da literatura.

Texto muito engenhoso e imaginativo, entre o biográfico e o ficcional onde o narrador-autor reflecte sobre a criação literária e algumas das questões que os escritores se colocam.




28 Livros Para Te Encontrar

’28 LIVROS PARA TE ENCONTRAR’, de Alberg & Michelle Kalus (Topseller)

Sinopse Oficial: Por vezes, o amor está mesmo ao virar da página…

Entrei no comboio das 5h42 armada com um bom livro. Folheei até à sétima página a contar do fim e escrevi: Tens um excelente gosto literário. Queres sair comigo?

O meu plano? Usar as palavras heroicas e românticas de alguns dos meus livros favoritos para preencher o vazio que coloquei entre mim e as outras pessoas. É hora de arriscar na vida e no amor!

Os livros sempre foram um conforto para Frankie Rose. As palavras de Jane Austen ou de Charles Dickens são as suas melhores conselheiras, mas, fora do mundo literário que a encanta, Frankie sente-se sozinha e desiludida com a sua vida amorosa.

No entanto, está confiante de que a sua alma gémea literária existe. E é por isso que decide espalhar os seus romances favoritos pelos bancos dos transportes públicos, com uma nota no interior para quem os encontrar. Certamente o homem ideal saberá apreciar uma boa leitura e não resistirá a um gesto tão romântico!

O que Frankie não esperava era cruzar-se com Sunny, que, apesar de ser um leitor ávido, tem um grande problema: adora o tipo de livros que ela despreza. Conseguirá ela deixar o seu preconceito de lado? Ou irá continuar a vaguear pelas estações de comboios à procura do Mr. Darcy dos tempos modernos?

Uma história obrigatória para quem acredita que um livro pode mudar uma vida!




As Delícias de Ella.

‘AS DELÍCIAS DE ELLA. – O LIVRO CEM POR CENTO VEGETARIANO’, de Ella Woodward (Lua de Papel)

Sinopse Oficial: O livro vegano com as vendas mais rápidas de sempre. Neste meu novo livro vai encontrar 100 receitas novas, todas vegetarianas, testadas em casa, nos restaurantes e em supper clubs. Servimos já milhares de pessoas, os pratos foram provados (e aprovados) por veganos, vegetarianos e até por apreciadores de carne!

As receitas são fáceis fazer e depressa se tornam parte da ementa, tanto para alguém que esteja a dar os primeiros passos na cozinha vegetariana, como para alguém que quer simplesmente passar a comer mais vegetais.

Neste livro partilho também a minha visão dos bastidores da criação da Deliciously Ella e os meus últimos anos de trabalho. Tem sido uma aventura extraordinária, onde enfrentei desafios e conheci um sucesso que nunca imaginei ser possível – nem nos meus sonhos mais delirantes.

Espero que as nossas histórias e receitas lhe sirvam de inspiração.

E boas receitas!




Os Falcões de Biafra

‘OS FALCÕES DE BIAFRA’, de Fernando Cavaleiro Ângelo (Casa das Letras)

Sinopse Oficial: A história de como Salazar, resolutamente e com grande secretismo, apoiou os independentistas do Biafra na sangrenta Guerra Civil da Nigéria (1967-1970). Das razões da comunidade internacional se ter dividido entre o apoio ao governo nigeriano dado pelos ingleses (ex-colonizadores), americanos e soviéticos, e o apoio à causa biafrense prestado pelos portugueses, franceses e pelo Vaticano.

Da bravura de um grupo de aviadores portugueses – os Falcões do Biafra -, que cruzou o céu africano para entregar ao povo biafrense cercado alimentos e medicamentos, armas e munições. E de como a PIDE o seguiu à distância e registou as suas movimentações em Lisboa, Faro, Bissau e São Tomé e Príncipe.




Bem-estar Kintsugi

‘BEM-ESTAR KINTSUGI’, de Candice Kumai (Casa das Letras)

Sinopse Oficial: «Um dia, estava eu em Quioto a observar um mestre kintsugi, Tsuyoshi-san, que trabalhava no seu estúdio caseiro. Com cuidado, uniu as peças de cerâmica partidas até voltarem a ser uma única peça e pintou as fissuras com ouro.
Enquanto observava este talentoso homem a colocar toda a sua energia e alma em voltar a dar vida a taças desfeitas, percebi: kintsugi é o autocuidado de que todos necessitamos e merecemos. Kintsugi aplica-se a cerâmicas que não estão apenas partidas, mas que são amadas. O produto final é ainda mais bonito do que o original.
Também nós merecemos isto!
E não devemos ter de esperar antes nos sentirmos quebrados para nos oferecermos esta dádiva.
As filosofias de vida japonesas são uma força condutora deste livro.
Organizei-as em quatro partes: Fortalecimento, Nutrição, Estilo de Vida e Coração.
Em cada uma destas secções, encontrará alguns rituais simples que me ajudaram a recuperar. Estas práticas são lembretes que nos recordam do que é importante e o que prendem ao presente honrando o passado. Espero que este livro lhe traga a reparação a ouro de que necessita para se sentir completo, vibrante, feliz e saudável. Fico feliz por partilhar a minha herança, as tradições da minha família e o meu coração. Karada ni ki o tsukete kudasai! Por favor, cuide de si próprio.»




Coisas que os Teus Pais Não te Disseram

‘COISAS QUE OS TEUS PAIS NUNCA TE DISSERAM, de Inês Faria (Nuvem de Tinta)

Sinopse Oficial: «Leva um casaquinho pelas costas, que à noite faz frio!»

«Põe a música mais baixo, olha que ficas surdo!»

«Não te enchas de bolachas, que ficas sem apetite para o jantar!»

«Não fiques a estudar até de madrugada, precisas de descansar antes do teste.»

Estamos todos carecas da ouvir os nossos pais repetirem as mesmas frases ao longo de anos e anos a fio. E são tantas as coisas que eles dizem, parece que têm um conselho para tudo: para estudarmos, para aproveitarmos as férias, para nos protegermos do frio, mas também do calor, para sairmos de casa ou para ganharmos medo à própria sombra.

E se algumas das coisas que eles nos dizem são tão certas como o dia vir a seguir à noite, outras são estranhamente imprevisíveis e entram com facilidade para o top 5 de momentos mais constrangedores da nossa vida.

No meio de todas as coisas que os nossos pais nos dizem, ninguém diria que o que realmente nos tira do sério é o que eles não nos disseram. E teria feito tooooooda a diferença termos tido acesso àquela informação preciosa mais cedo.

A influencer, youtuber e atriz Inês Faria decidiu ajudar-te a preparares-te para o que aí vem nesta «maravilhosa aventura que é crescer» e diz-te tudo o que os teus pais não te disseram – mas deviam ter dito.




Prometo Não te Seduzir

‘PROMETO NÃO TE SEDUZIR’, de Tessa Dare (Topseller)

Sinopse Oficial: Ele tem sido um grande libertino…
Depois de perder o seu sustento, Alexandra Mountbatten assume um cargo impossível: transformar duas órfãs rebeldes em damas autênticas. No entanto, não é de disciplina que as crianças precisam. Elas precisam de um lar com amor.
Mas como irá Alexandra convencer disso o guardião delas, Chase Reynaud?
Chase é herdeiro do duque e um verdadeiro demónio no que toca a assuntos amorosos. Várias senhoras de Londres tentaram fazê-lo assentar, mas falharam redondamente.

Agora uma precetora vai dar-lhe uma lição.
Como qualquer libertino que se preze, Chase vive de acordo com uma regra: não se apaixonar. Quando uma precetora obstinada tenta corrigir o seu comportamento, Chase decide provar-lhe que não pode ser domado.
Contudo, Alexandra é inteligente, perspicaz e apaixonante, excedendo as expetativas de Chase. E recusa-se a vê-lo como uma causa perdida, sentindo que deve alcançar o coração dele.

Mas conseguirá ela proteger o seu?




Pensar Como Leonardo Da Vinci

‘PENSAR COMO LEONARDO DA VINCI’, de Daniel Smith (Vogais Editora)

Sinopse Oficial: Arquétipo do homem renascentista, o alcance e a profundidade da sua obra fazem de Leonardo da Vinci um artista único na história.

Famoso por criar algumas das imagens mais icónicas da arte — incluindo Mona Lisa e A Última Ceia — Leonardo da Vinci influenciou gerações de artistas e pensadores, continuando a fazê-lo 500 anos depois da sua morte, a 2 de maio de 1519. Embora não esteja ao alcance de todos seguir as suas pisadas, a atitude de Da Vinci em relação à vida é algo que todos podemos aprender.

Inspire-se com o impressionante talento de da Vinci e aprenda a perseguir todas as oportunidades.

Autodidata, além de pintor, Da Vinci foi também um escultor, arquiteto, músico, matemático, engenheiro e anatomista de talento. Com uma insaciável sede de conhecimento, Da Vinci nunca estava satisfeito com o que aprendia. Ele fez a ponte entre arte e ciência, e procurou sempre a perfeição e a precisão no seu trabalho, desenvolvendo técnicas que continuam a ser usadas até hoje.

Combinando essas forças com uma imaginação única, Da Vinci desenhou invenções séculos à frente do seu tempo.

Que lições pode aprender com este artista único e multifacetado?

– Como aproveitar as oportunidades?
– Como tirar proveito dos seus talentos?
– Inovar, experimentar e imaginar o impossível?
– Manter as coisas em perspetiva?
– Combinar a arte e a ciência?




Enquanto Uma Fina Neve Cai

‘ENQUANTO UMA FINA NEVE CAI’, Howard Altmann (Guerra & Paz)

Sinopse Oficial: Este livro reúne uma seleção de 33 poemas de Howard Altmann, em edição bilingue, inglês e português. A poesia de Altmann é a de uma voz humana que procura a serenidade numa harmonia que concilie a casa, a neve, a luz e a escuridão, a paisagem, o som. A paixão do autor por Portugal e pelo Brasil é visível em poemas como «Saudade», «Salvador da Baía» ou o inédito «Lisboa». A tradução é de Eugénia de Vasconcellos, poeta também, autora de O Quotidiano a Secar em Verso e Sete Degraus sempre a Descer.




A Piscina

‘A PISCINA’, de Libby Page (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Kate tem 26 anos e trabalha num pequeno jornal local no qual publica notícias insignificantes. Um dia é escolhida para escrever sobre o encerramento do Brockwll Lido, uma piscina local, ao ar livre e integrada num centro de lazer e desporto. No lido, Kate conhece Rosemary, uma viúva de 86 anos que sempre frequentou o lugar desde a sua inauguração, altura em que ainda era criança. Foi aqui que Rosemary se apaixonou pelo marido e foi aqui que sempre nadaram juntos. Quando surge um projeto para transformar o lido num complexo de apartamentos, as memórias de Rosemary e o seu mundo ficam subitamente ameaçados.

Enquanto Kate mergulha na história do lido, vai-se envolvendo simultaneamente na história de uma piscina e na vida de Rosemary, uma mulher singular. O que começa por ser uma simples reportagem, apenas com interesse local, acaba por desaguar numa surpreendente relação de amizade entre duas mulheres empenhadas no combate contra o encerramento do lido.

A Piscina é um romance encantador que capta a essência e o espírito de uma comunidade através de gerações — um conto irresistível de amor, perda e amizade.




O Médico de Estalinegrado

‘O MÉDICO DE ESTALINEGRADO’, de Heinz Konsalik (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Quando aquele médico voltou da Rússia, onde estivera como prisioneiro de guerra, algo quase inexplicável aconteceu: um homem que não falava de si, que não tinha outro desejo senão o de voltar à sua profissão, via, de repente, o seu nome pronunciado por toda a gente.
A notícia chegara à Alemanha há já algum tempo e rapidamente se espalhara: um médico que se havia sacrificado pelos seus companheiros dos campos de concentração, um homem de quem jamais se ouvira falar, estava agora de regresso à pátria…

Através do relato das suas incríveis operações, ajudou milhares de outros homens, desconhecidos, que se recompuseram moral e espiritualmente ante o exemplo que lhes era dado, reencontrando a fé e a esperança necessárias para suportar as privações e a solidão na longínqua Rússia. E o exemplo serviu tanto os necessitados como outros médicos, que se sentiram estimulados a seguir o mesmo caminho de abnegação e devoção ao próximo.

O horror da guerra, a vastidão da estepe russa, o silêncio da morte, tais são os temas dominantes de O Médico de Estalinegrado que mereceu de um prisioneiro o seguinte comentário: “Para nós, que estivemos em Karaganda, na Sibéria Central, este é o melhor livro até hoje escrito sobre prisioneiros de guerra.”




Implacável

‘IMPLACÁVEL’, de Lisa Kleypas (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Um golpe do destino…
O libertino mais encantador de Londres, Devon Ravenel, acabou de herdar o título de conde. O problema é que herdou também uma propriedade (repleta de dívidas) e quatro inquilinas (profundamente indesejadas): as três irmãs do falecido conde e a sua temperamental viúva, Kathleen.

Uma batalha de vontades…
Assim que Kathleen põe os olhos em Devon, não gosta do que vê (ou melhor… até gosta) e, apesar dos seus confrontos constantes, a tensão eletrizante que paira entre ambos é quase impossível de ignorar. Quanto a Devon, as suas intenções relativamente à herança dissipam-se assim que conhece Kathleen. O seu objetivo passa a ser outro: possuir a temperamental viúva. Será ela capaz de resistir ao homem mais perigoso que alguma vez conheceu?

Lisa Kleypas, autora estreante na ASA mas já bem conhecida dos leitores, tem o dom de nos fazer viajar no tempo.

Implacável apresenta-nos a uma família temperamental e um herói muito especial…




Porque Dormimos

‘PORQUE DORMIMOS?’, de Matthew Walker (Desassossego)

Sinopse Oficial: O sono é um dos aspetos mais importantes da nossa vida, mas também um dos mais incompreendidos. Questões tão essenciais como por que razão dormimos ou por que motivo as consequências para a saúde são tão devastadoras quando não dormimos só recentemente foram compreendidas.

Apresentando descobertas científicas revolucionárias e sintetizando décadas de investigação e prática clínica, Matthew Walker, um dos maiores especialistas mundiais sobre o sono, demonstra-nos que o sono está na base de tudo o que somos física e psicologicamente:

* Melhora a nossa capacidade para aprender, memorizar e tomar decisões lógicas
* Harmoniza as emoções
* Recarrega o sistema imunitário
* Regula o metabolismo e o apetite
* Cria espaço no cérebro para a criatividade
* Melhora o humor e os níveis de energia
* Previne o cancro, a doença de Alzheimer e a diabetes
* Abranda os efeitos do envelhecimento e aumenta a longevidade

Fascinante e acessível, “Porque Dormimos?” é um livro fundamental, esclarecedor e extremamente acessível para nos compreendermos melhor à luz da ciência mais avançada.




O Livro do Amor

‘O LIVRO DO AMOR’, de Fionnuala Kearney (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Ele chama-se Dominic Carter. Acredita no amor, vive a vida ao máximo e gosta de correr riscos.

Assim que a conhece, sabe que encontrou o seu grande amor. Ela chama-se Erin Fitzgerald. Acredita no amor, é cautelosa, eternamente preocupada com tudo e todos. Quando encontra Dom, sabe de imediato que é o homem com quem deseja partilhar a sua vida.

O Livro do Amor é um presente de casamento. É o livro onde põem por escrito aquilo que não conseguem dizer um ao outro de viva voz. É onde vive o amor de ambos. Mas há uma página em falta. Uma página que Dom escreveu e arrancou…

Essa página contém uma confissão avassaladora. Um segredo que vai mudar as suas vidas. Para sempre. Até que a morte os separe.




Respostas Simples às Perguntas Difíceis dos Nosso Filhos

‘RESPOSTAS SIMPLES ÀS PERGUNTAS DIFÍCEIS DOS NOSSOS FILHOS’, de Bárbara Ramos Dias (Manuscrito Editora)

Sinopse Oficial: Regra número um: nenhuma pergunta deve ficar sem resposta.

Porque quando uma criança ou adolescente faz uma pergunta significa que tem dúvidas e as melhores pessoas para responder são os pais, professores e educadores, não são os amigos ou a Internet.

Logo, não vale dizer «porque sim», «respondo-te depois», «não interessa», «isso não é para a tua idade», «pergunta ao pai», «que pergunta mais parva!»…

Os nossos filhos colocam-nos um enorme desafio: comunicar com eles de forma positiva. Nem sempre é fácil promover o diálogo sem discussão, conseguir passar de um «sim» ou de um «não», fazer com que nos contem o que se passa nas suas vidas, responder de forma assertiva a perguntas que por vezes nos provocam um gaguejo, um corar ou uma valente atrapalhação.

A psicóloga Bárbara Ramos Dias garante que muitos desafios nascem nesta falta de comunicação entre pais e filhos ou entre alunos e professores. Aprender a ouvi- los, a perceber os seus sentimentos e inquietações é essencial para melhorar esta relação.




A Deslumbrante Vids de João Novilho

‘A DESLUMBRANTE VIDA DE JOÃO NOVILHO’,  de Jorge Tinoco (Guerra & Paz)

Sinopse Oficial: Impiedoso e inquietante, este romance espelha, sem meias-tintas, um quadro sociopolítico da vida portuguesa contemporânea na sua mais degradante expressão.

Nele se entretecem e entrechocam as mais primárias e inescrupulosas ambições de domínio e de poder, corporizadas de forma superlativa no autarca João Novilho.




Para que Serve a Filosofia?

‘PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?’, de Mary Midgley (Círculo de Leitores)

Sinopse Oficial: Porque devemos interessar-nos por filosofia? Será a filosofia um estudo pormenorizado como a metalurgia? Ou será parecida com a história, a literatura ou a religião: um saber que visa o bem pessoal e exerce influência na nossa vida?

Mary Midgley, uma das mais importantes filósofas do século XX, procura uma resposta para estas questões importantes naquela que é a exposição mais completa das múltiplas formas assumidas pelas ansiedades e confusões intelectuais presentes e da maneira como podemos lidar com elas. Dela resulta uma defesa firme, mas não sectária, da filosofia e da vida da mente.

Esta defesa é posicionada sabiamente no contexto dos debates contemporâneos sobre ciência, religião e filosofia. Confrontados com a vertiginosa evolução científica e tecnológica, podemos interrogar-nos se continuamos a precisar da filosofia para nos ajudar a refletir nas grandes questões do significado, conhecimento e valor? A resposta é: a filosofia continua a ser absolutamente necessária.




Meu Gato, Meu Guru

‘MEU GATO, MEU GURU’,  de Stéphane Garnier (Albatroz)

Sinopse Oficial: Já reparou na forma relaxada como o gato passa os dias? Na postura elegante, silenciosa, contemplativa, curiosa, independente e livre que adota perante a vida? É impossível não nos sentirmos fascinados pelo carisma e serenidade deste pequeno felino.

Stéphane Garnier observa o seu gato Ziggy há quinze anos e todos os dias sente que aprende algo de novo com ele. Meu gato, meu guru reúne 40 desses preciosos ensinamentos que o ajudarão a viver melhor, de forma mais calma e feliz.

Prepare-se para descobrir o gato que há em si!




A Minha Horta é Biológica

‘A MINHA HORTA É BIOLÓGICA’, de Miguel Maria Brito e Isabel de Maria Mourão (Arteplural Edições)

Sinopse Oficial: Vamos fazer o jantar? Basta ir à horta buscar os ingredientes!
Todos podemos ter acesso a comida saudável, saborosa e ecológica, com uma horta biológica – um projeto educativo, familiar e divertido.

Pais, educadores e crianças podem aprender juntos a criar uma horta biológica – seja em casa, numa varanda ou num quintal. Nestas páginas, encontrarão tudo o que precisam de saber para conhecer as plantas, o solo e a biodiversidade; fazer a compostagem; planear e implementar uma horta; cuidar, colher e até preparar os alimentos! Encontrarão ainda 43 fichas de plantas hortícolas, ervas aromáticas e flores comestíveis, com todas as informações necessárias para crescerem viçosas e deliciosas.

Com um pouco de tempo e vontade de «sujar as mãos», é fácil ter a nossa própria horta biológica – com alimentos apetitosos, fresquinhos e amigos do ambiente.




A Solução para o Alzheimer

‘A SOLUÇÃO PARA O ALZHEIMER’, de Dean Sherzai e Ayesha Sherzai (Nascente)

Sinopse Oficial: Saiba como reduzir o risco de doença de Alzheimer em 90%

Apoiado no estudo clínico mais vasto que existe sobre a doença de Alzheimer, e escrito por dois dos maiores especialistas na matéria, este livro fornece as ferramentas práticas para prevenir e reverter os sintomas do declínio cognitivo.

Os autores constataram que esta doença não é uma inevitabilidade genética e o seu diagnóstico não deve representar uma fatalidade. Noventa por cento das pessoas podem evitá-la, e as restantes, as que têm maior predisposição genética, podem adiá-la por longos anos.

Um livro revolucionário que demonstra que o cérebro é um universo vivo, diretamente influenciado por alimentação, exercício físico, stress, sono e trabalho.

Um guia revolucionário para prevenir e reverter a perda de memória.

Inclui:
– um plano inovador para tratar e prevenir o Alzheimer;
– um questionário personalizado para avaliar o risco da doença;
– guias diários para otimizar a saúde cerebral;
– deliciosas receitas para degustar em família.




Os Meus Pais Estão a Envelhecer

‘OS MEUS PAIS ESTÃO A ENVELHECER – COMO AJUDAR NO DIA A DIA’, de Maria José da Sliveira Núncio e Carla Rocha (Ideias de Ler)

Sinopse Oficial: Raramente incluímos nos planos de vida cuidar dos nossos pais quando envelhecem. Aos nossos olhos, a necessidade de os apoiar parece sempre muito distante.
No ritmo frenético que levamos, lidar com os problemas próprios do envelhecimento dos nossos pais é um verdadeiro desafio. Um dia surgem as dúvidas: estarão a alimentar-se como deve ser? Quem os vai acompanhar às consultas? Será seguro ficarem sozinhos?
Com testemunhos reais e muitos conselhos práticos, este livro vai ajudar a:
– Avaliar necessidades do quotidiano
– Identificar soluções imediatas e a longo prazo
– Comunicar com os seus pais
– Envolver a família no apoio
– Falar sobre temas difíceis
– Prolongar a autonomia dos seus pais
– Gerir as emoções
– Cuidar de si

«(…) o trabalho das autoras não se resume a uma análise dos problemas que o envelhecimento coloca, quer ir mais longe. Ouvindo testemunhos de quem com eles foi confrontado, fornecendo pistas, ideias ou caminhos para a ação.
(…) Esta é uma causa nacional, uma causa que reúne o apoio de todos os partidos políticos. É uma causa que o Presidente da República sempre defendeu. É uma causa para a qual contribui o livro Os Meus Pais estão a Envelhecer.»
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República




A Cura dos intestinos

‘A CURA DOS INTESTINOS’, de Raphael Kellman (reeditado por matéria-prima)

Sinopse Oficial: 

O conceituado médico Raphael Kellman apresenta aqui um plano eficaz e simples para alimentar o nosso ambiente intestinal, garantindo um maior equilíbrio físico e emocional.




O Anjo da Vingança

‘O ANJO DA VINGANÇA’, de Giorgio Scerbanenco (reeditado pela Lua de Papel)

Sinopse Oficial: Duca Lamberti foi médico em tempos. Expulso da ordem, vive de colaborações ocasionais com a polícia sempre que o acaso lhe bate à porta. E logo no início deste romance, o acaso surge sob a forma de uma provocante milanesa, casaco vermelho comprido a tapar mal as longas pernas em meias de renda preta. Vai casar-se em breve com um talhante de mau feitio, e quer ir como nova; pretende que o doutor lhe restitua a virgindade há muito perdida, uma cirurgia simples, uma himenoplastia. O doutor diz que sim. Toda ela, e a história que conta, traz consigo o inequívoco fedor a trafulhice. E o doutor, que passou três anos na prisão, reconhece o odor à légua.

Com a ajuda da polícia, investiga a milanesa do longo casaco vermelho. E ao puxar o fio à meada, começa a deslindar uma fiada de assassinatos, vários carros afogados nos canais imundos de Milão. Não há coincidências. Vai atrás das pistas, e as pistas são pessoas: a empregada de perfumaria, grávida, que quer fazer um desmancho; o dono do hotel de província que aluga à hora uns quartitos discretos; o talhante mafioso, o advogado milionário que nunca exerceu… Todos têm uma história para contar. Todos eles revelam as entranhas de uma cidade corrupta, apodrecida até à medula, a negra Milão dos anos 60, pintada cruamente pelo seu melhor retratista, Giorgio Scerbanenco.

Uma narrativa tensa, pontuada por diálogos de um cinismo delirante, entrecortada pela ocasional explosão de violência.




Os Dois Irmãos

‘OS DOIS IRMÃOS’, de Germano Almeida (reeditado pela Editorial Caminho)

Sinopse Oficial: Os Dois Irmãos” inspira-se numa história verídica. André, caboverdiano emigrante em Lisboa, recebe uma carta do pai a dizer-lhe que João, o seu irmão mais novo, se tinha envolvido com a sua mulher e a exigir-lhe que regresse para que limpe a desonra que tinha caído sobre a família.

A pressão do pai e da própria aldeia vai constituir uma terrível força que o leva a matar o irmão, por quem tinha enorme amizade e ternura. Um conflito entre as leis atuais e uma lei ancestral não escrita, mas aceite pela comunidade, talvez até mais poderosa.




A Trança de Inês

‘A TRANÇA DE INÊS’, de Rosa Lobato de Faria (edição de bolso pela BIIS)

Sinopse Oficial: Três tempos, três mundos, três destinos, um único amor. Universal e sem tempo nem medida, relembrando-nos que o amor e o ódio andam lado a lado e acontecem em todas as épocas.

Pedro é, no presente, um empresário de sucesso que se perde de amores por Inês. Mas este é um amor condenado à tragédia e à loucura.

A sua história confunde-se com a de Pedro Rey, no século XXII, apaixonado também por uma Inês de entrançados cabelos loiros num futuro que os afasta por pertencerem a estratos diferentes da sociedade.

E ainda com a lenda de D. Pedro que, no século XIV, tenta contra tudo e contra todos fazer valer o seu amor por Inês de Castro.




A Cor do Hibisco

‘A COR DO HIBISCO’, de Chimamanda Ngozi Adichie (reeditada por D.Quixote)

Sinopse Oficial: Os limites do mundo da jovem Kambili são definidos pelos muros da luxuosa propriedade da família e pelas regras de um pai repressivo. O dia-a-dia é regulado por horários: rezar, dormir, estudar e rezar ainda mais. A sua vida é privilegiada mas o ambiente familiar é tenso. O pai tem expectativas irreais para a mulher e os filhos, e pune-os severamente quando se mostram menos que perfeitos.

Quando um golpe militar ameaça fazer desmoronar a Nigéria, o pai de Kambili envia-a, juntamente com o irmão, para casa da tia. É aí, nessa casa cheia de energia e riso, que ela descobre todo um novo mundo onde os livros não são proibidos, os aromas a caril e noz-moscada impregnam o ar, e a alegria dos primos ecoa.

Esta visita vai despertá-la para a vida e para o amor e acabar de vez com o silêncio sufocante que a amordaçava. Mas a sua desobediência vai ter consequências inesperadas.

Uma obra sobre liberdade, amor e ódio, e a linha ténue que separa a infância da idade adulta, que marcou a estreia de uma escritora extraordinária.




Presumível Inocente

‘PRESUMÍVEL INOCENTE’, de Scot Turow (reeditado por Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Um thriller jurídico onde transparece a mestria da prosa de Scott Turow bem como a riqueza com que rodeia a construção das suas personagens.

Advogado de profissão, Turow foi buscar inspiração à sua experiência junto dos tribunais conferindo-lhe talento e veracidade num universo transbordante de suspense e de intensidade.

Carolyn Polhemus uma bela e sensual advogada é assassinada. O promotor público Rusty Sabich é designado para um caso que lhe pode marcar para sempre a carreira: no meio da campanha para reeleição do seu chefe, pressionado pelos resultados, precisa de descobrir quem é o responsável pelo assassinato da colega com a qual partilha não só o escritório mas também uma relação escaldante. O ambicioso — e casado — promotor parece disposto a tudo para esconder esta informação da justiça. Até que se torna o principal suspeito.

Um livro que desvenda o sistema judicial americano, pondo a nu um chocante mundo de traição e de morte. Um livro inteligente, dramático e sensual. E assustadoramente realista.




As Grandes Dinastias

‘AS GRANDES DINASTIAS’ (reeditada por Clube do Autor)

Sinopse Oficial: Dinheiro, poder, beleza, sexo, luxo, glamour, tragédia, êxito… Eis a história real e emocionante das famílias mais famosas do século XX.

Ansioso pelos lançamentos de fevereiro? Qual é o livro que mais queres ler da nossa seleção?

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *