Factfulness

Factfulness | Um dos livros mais importantes que Bill Gates já leu

“Factfulness” acaba com a ilusão de que tudo no mundo está a piorar. Se pensas já saber tudo o que este livro tem para ensinar, faz o teste e descobre!

Os factos contam a verdadeira história — o mundo que temos é muito melhor do que aquilo que pensamos. Estas são duas ideias chave do livro “Factfulness” (factualidade), da autoria do já falecido médico, estatístico e académico Hans Rosling, com a colaboração do seu filho e nora, Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund respetivamente.

O livro chegou às livrarias portuguesas no início deste mês e foi oferecido por Bill Gates a todos os alunos finalistas de liceu ou faculdade no ano de 2018 (na América). Para Gates, este é um dos livros mais importantes que já leu e trata-se de “um guia indispensável para pensar claramente acerca do mundo” (vê o vídeo que fez sobre o livro).

Lê Também:
Os 5 melhores livros de 2017, segundo Bill Gates

Quando fazemos perguntas simples acerca das tendências globais — a pobreza tem aumentado nos últimos anos?; qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar? — obtemos respostas sistematicamente erradas. Tão erradas que um chimpanzé que escolhesse as respostas ao acaso faria melhor do que professores, jornalistas, investigadores e laureados com o Prémio Nobel. Hans Rosling propõe uma explicação radical da razão pela qual aquilo acontece. Revela os dez instintos que distorcem a nossa perspetiva até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar).

“Factfulness” é um livro urgente e essencial, que mudará a forma como vemos o mundo e que nos permitirá responder às crises e oportunidades do futuro. Se acreditas já saber tudo o que este livro tem a ensinar, faz o quiz que o autor preparou. Eu tentei, e apenas acertei 88% (e já conhecia alguns projetos do autor). Boa sorte!

APRESENTAÇÃO | BILL GATES REALÇA A IMPORTÂNCIA DE FACTFULNESS

“Factfulness” acaba de chegar às livrarias. Tencionas lê-lo?

Luis Telles do Amaral

Escritor de O Diário da Pandemia, administrador do blogue Para Lá da Kapa e a licenciar-se em Microbiologia. Considero-me um devorador de livros nato e fã assíduo do grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *