Livros a não perder em Junho

Livros a não perder | Seleção de junho 2018 by MHD

[tps_header]

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em junho.

[/tps_header]

 

livros a não perder em junho

“NÃO ADORMEÇAS”, de Liz Lawler (Edições ASA)

Alex Taylor acorda sobressaltada. Está imobilizada e presa à mesa de um bloco operatório. Não faz ideia do que lhe aconteceu. Não imagina o que a espera.

De repente, apercebe-se de que não está sozinha. Na sala, encontra-se também um homem. Mas não se trata de um médico. É, sim, alguém que não só não a liberta como a obriga a fazer uma escolha inimaginável.

Quando Alex recupera os sentidos, tudo não parece passar de um pesadelo medonho. Um pesadelo que está longe de acabar pois não há quaisquer indícios do que aconteceu, e ninguém acredita nela. Mas Alex é incapaz de esquecer. Ostracizada pelos colegas, pela família e pelo namorado, Alex pergunta-se se não estará a ficar doida.

Até que aparece uma segunda vítima…



livros a não perder em junho

“O PÂNTANO DOS SACRIFÍCIOS”, de Susanne Jansson (Topseller)

Em tempos, realizavam-se oferendas humanas em pântanos. Agora, há pessoas a desaparecer…

Crê-se que antigamente os pântanos eram usados como locais onde se realizavam sacrifícios humanos. Por serem pobres em oxigénio, estes terrenos atrasavam o processo de decomposição dos corpos, levando à sua preservação. Há por isso quem acredite que as almas lá enterradas não conseguem encontrar descanso, atraindo até si novas vítimas.

Nathalie Nordström é uma jovem bióloga que se desloca até a um pântano no norte da Suécia para realizar uma experiência de campo. Nathalie cresceu naquela zona, mas partiu quando uma terrível tragédia se abateu sobre a sua família.

Numa noite de tempestade, um mau pressentimento leva-a até ao pântano. Lá encontra um homem inconsciente, prestes a afundar-se. A polícia começa a investigar o caso e acaba por encontrar cadáveres ali enterrados. Estará o pântano a reclamar mais sacrifícios, como alguns habitantes locais acreditam.

Esta história lembra os cenários da série de culto “Twin Peaks” e traz à luz do dia superstições e oferendas humanas preservadas em pântanos.



livros a não perder em junho

“CHAMA-ME PELO TEU NOME”, de André Aciman (Clube do Autor)

“Chama-me pelo Teu Nome” é um romance arrebatador sobre o desejo e a experiência da atração. Uma das grandes histórias de amor do nosso tempo, narrada de forma inteligente e imprevisível.

O livro foi adaptado ao cinema no final do ano passado pelas mãos do famoso realizador italiano Luca Guadagnino. A produção protagonizada por Timothée Chamlet e Armie Hammer é considerada como uma das melhores longas-metragens dos últimos anos. O filme liderou os Independent Spirit Awards, foi nomeado para três Globos de Ouro e quatro Óscares, tendo vencido o prémio da Academia na categoria de Melhor Argumento Adaptado.

Na idílica Riviera italiana nasce um romance intenso entre um rapaz de dezassete anos e o convidado dos pais, um estudante universitário que irá passar com eles umas semanas no verão.

Divididos entre o receio das consequências e o fascínio que não conseguem esconder, avançam e recuam movidos pela curiosidade, o desejo, a obsessão e o medo, até se deixarem levar por uma paixão arrebatadora e descobrirem uma intimidade rara que temem nunca mais encontrar.



livros a não perder em junho

“A CASA NA FLORESTA”, de Cass Green (Topseller)

Numa noite gelada, ao regressar a casa, Neve Carey é abordada por uma mulher estranha e perturbada, na ponte sobre o rio Tamisa, que lhe entrega um envelope, lançando-se de seguida para as águas do rio.

Duas semanas mais tarde, numa altura em que a sua vida está cada vez mais caótica, Neve descobre que a mulher que se suicidou à sua frente lhe deixou de herança uma casa na Cornualha, o que parece ser a solução perfeita para os seus problemas.

Neve decide então mudar-se sozinha para a casa, mas, assim que lá chega, arrepende-se. Fica no meio de uma floresta sombria, tem um aspeto sinistro, com grades nas janelas, e coisas bizarras começam a acontecer. Em pouco tempo, a casa dos seus sonhos transforma-se no seu pior pesadelo. E a verdade é que esta esconde um segredo perverso… que mudará para sempre a vida de Neve.



livros a não perder em junho

“TRAIÇÃO”, de Danielle Steel (Bertrand Editora)

Tallie Jones é uma lenda de Hollywood. Realizadora ambiciosa e apaixonada, as suas produções premiadas conseguem a rara combinação de sucesso comercial e junto da crítica. Mas ela pouco interesse tem no brilho e glamour de Los Angeles, preferindo centrar-se no trabalho e na família.

Contudo, em plena produção do seu filme mais ambicioso, pequenas questões começam a perturbar o seu mundo ordenado e perfeito. Uma auditoria revela discrepâncias nos registos financeiros da realizadora e Tallie tem de descobrir quem, de entre as pessoas em quem confia e que ama, a anda a trair…



livros a não perder em junho

“FORA DE SI”, Sasha Marianna Salzmann (D. Quixote)

Desde sempre que os gémeos Alissa e Anton formam um par. No velho apartamento de duas assoalhadas de Moscovo não têm outro remédio senão agarrar-se um ao outro durante as cenas de violência entre pai e mãe. Mais tarde, à espera da autorização de residência na Alemanha Ocidental, percorrem juntos os corredores do lar de refugiados, entrando em quartos alheios para roubar cigarros e cheirar frascos de perfume. Ainda mais tarde, quando Alissa abandona o curso de Matemática em Berlim por sentir que isso a distrai dos treinos de boxe, Anton desaparece sem deixar rasto. Até que chega um postal de Istambul – sem texto e sem remetente ou morada –, mas é o sinal de que Áli precisa para ir em busca do irmão.

É já na cidade banhada pelo Bósforo que a rapariga evocará a história da sua família ao longo de um século e descobrirá que, quanto mais investe na procura de Anton, menos sentido as coisas parecem fazer – a língua materna, a pátria, o género – e talvez só consiga um todo coerente se sair para fora de si.



livros a não perder em junho

“A MULHER ENTRE NÓS”, de Greer Hendricks e Sarah Pekkanen (Suma de Letras)

Aos 37 anos, a recém-divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, a morar no apartamento da tia, sem filhos, dinheiro ou amigos verdadeiros. Richard, o seu carismático e rico marido, era tudo para ela.

Mas, ao descobrir que ele está prestes a voltar a casar, algo dentro de Vanessa se rompe. A partir de agora, na sua vida, só existirá uma única obsessão: impedir esse casamento. Custe o que custar.

Nellie parece uma jovem qualquer, bela e sonhadora, que chega a Manhattan para começar a sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Na sua cabeça perdura um segredo que a fez fugir da sua cidade natal e que a impede de caminhar sozinha para casa. Ao conhecer Richard – bem-sucedido, protetor, o homem dos seus sonhos -, Nellie finalmente começa a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de tudo para o resto de sua vida. Mas, de repente, começa a receber chamadas misteriosas. Algumas fotografias são mudadas de lugar no seu quarto. O lenço que planeava usar no seu casamento desaparece. Alguém a está a perseguir, alguém quer o seu mal. Mas quem?



livros a não perder em junho

“O HOMEM QUE NÃO LIGOU”, de Rosie Walsh (Edições ASA)

Imagine que conhece um homem e se apaixona loucamente. E é recíproco. São almas gémeas. E um dia ele desaparece sem deixar rasto.

É o que acontece a Sarah. O seu primeiro encontro com Eddie é acidental, mas tão intenso que não voltam a separar-se durante sete dias. São dias mágicos em que partilham tudo e se dão a conhecer sem reservas. Sabem que o que sentem um pelo outro é profundo e verdadeiro. Até que ele parte numa viagem breve. Promete telefonar. Mas não telefona. Nunca mais.

Passam-se semanas, meses… e a preocupação de Sarah intensifica-se. Não acredita nos amigos, que tentam convencê-la a esquecê-lo. Afinal, dizem, ela não é a primeira pessoa (nem a última) a ser ignorada por um amante. O melhor, garantem, é seguir em frente e não pensar mais no assunto. Mas ela não é capaz. Pois sabe – e sabe, com toda a certeza – que algo de terrível aconteceu.

E um dia descobre que, afinal, tinha razão.



livros a não perder em junho

“FARINHA”, de Nacho Carretero (Desassossego)

“Farinha” é um trabalho jornalístico minucioso que revela a história do contrabando e do narcotráfico na Galiza. O livro de Nacho Carretero está a alimentar uma enorme discussão devido à proibição de venda do título em Espanha. Um dos narcotraficantes referidos no livro processou o autor e neste momento o título foi retirado das livrarias e a sua venda proibida.

Nos anos 90, 80% da cocaína que chegava à Europa desembarcava nas costas galegas. Para além da sua posição geográfica privilegiada, a Galiza dispunha de todos os ingredientes necessários para se converter numa “nova Sicília”: atraso económico, uma centenária tradição de contrabando (principalmente com Portugal) e um clima de admiração e tolerância em relação a uma cultura criminosa herdada da época dos “inofensivos” e “benfeitores” chefes do tabaco. Os clãs, poderosos e fechados, cresceram num clima de impunidade consolidada graças à apatia e cumplicidade da classe política e forças de segurança.

Através de testemunhos diretos dos intervenientes, “Farinha” incluí ainda uma análise dos clãs que continuam as suas operações hoje em dia.



livros a não perder em junho

“TENHO DE SABER”, Karen Cleveland (Planeta Editora)

Vivian Miller é uma dedicada analista de contra-espionagem que tem como missão descobrir os chefes das células de agentes “adormecidos” a operar nos Estados Unidos. Ao aceder ao computador de um possível operacional russo, Vivian tropeça num ficheiro secreto sobre agentes infiltrados em território americano. Depois de mais alguns cliques, tudo aquilo que para ela é importante — o trabalho, o marido e até os quatro filhos — se encontra ameaçado.

Dilacerada entre a lealdade e a denúncia, a fidelidade e a traição, o amor e a suspeita, em quem poderá confiar?

“Tenho de Saber” é um thriller viciante com espionagem, investigação, mentira, traição e segredos.



livros a não perder em junho

“QUANDO A LUZ SE APAGA”, de Nick Clark Windo (Topseller)

O livro apresenta as possíveis consequências sociais e ambientais a longo prazo de um mundo digitalmente conectado e digitalmente viciado. Os direitos televisivos foram comprados pela Amazon (produtores e realizadores associados às séries “The Walking Dead” e “Black Mirror”).

Com apenas um pequeno chip, implantado no cérebro dos bebés ainda antes de nascerem, todos os problemas da sociedade podem ser resolvidos.

Crimes violentos? Fraude? Impossível, tudo o que vemos é registado no Feed. Desaparecimentos? Faltas? Já não existem, o Feed põe-nos a todos em contacto. Esquecimentos? Distrações? Coisa do passado, o Feed não se esquece de nada.

Até ao dia em que o Feed é desligado.

Nesse dia, o Presidente dos Estados Unidos é assassinado, em direto, para todo o mundo. Pouco depois, o Feed cai. Já não há livros. Já ninguém tem computadores. Já ninguém se lembra, sequer, de como consertar as coisas mais simples. Toda a informação estava guardada no Feed. Sem ele, a civilização desaba.
E tu, quem serás sem o Feed?

Desesperados por reconstruírem alguma forma de subsistência, os grupos de sobreviventes espalham-se, desconfiados uns dos outros, paranoicos e sem rumo. Conseguirão reerguer a Humanidade?



livros a não perder em junho

“A CASA DA BELEZA”, de Melba Escobar (Suma de Letras)

Uma perspetiva da sociedade colombiana, a partir de uma lente feminina, onde são abordadas as relações raciais, a corrupção e o problema do género.

Karen, esteticista de profissão, muda-se de Cartagena para Bogotá em busca de uma vida melhor, mas ao chegar não só consegue trabalho como depiladora n’A Casa da Beleza, como se converte na chave para resolver o mistério da morte de uma das suas clientes – uma jovem rapariga, vestida com o uniforme da escola, que aparece morta no dia a seguir a ter visitado Karen no salão.

Com quem se ia encontrar a cliente de Karen?

Entre conversas íntimas e confissões, Karen acabará por ser a confidente de uma psicanalista, da mulher dum congressista, de uma famosa apresentadora de televisão e de uma mãe desolada que busca justiça num país onde a verdade só pertence àqueles que podem pagar por ela.



livros a não perder em junho

“MULHERES DA NOITE”, de Sara Blædel (Topseller)

Ninguém sabe exatamente quem é a mulher que aparece degolada numa das zonas mais mal frequentadas de Copenhaga. Quando a inspetora Louise Rick chega ao local, rapidamente percebe que se trata de uma prostituta.
No entanto, na Dinamarca a prostituição é legal e não anda de mãos dadas com o crime. Quem estará, então, por detrás desta morte? Isso é o que a imprensa quer saber, e o caso torna-se rapidamente mediático.

Quando Louise recebe um telefonema da sua amiga jornalista Camilla Lind, pensa que ela quer informações acerca do crime. Mas o que Camilla lhe quer contar é que encontrou um bebé embrulhado numa toalha, no interior da igreja que frequenta. E o bebé não tinha um dos dedos do pé.

Estarão ambos os casos relacionados? Conseguirá Louise resolvê-los aos dois? E será que o que está a acontecer em Copenhaga tem ramificações ainda maiores?



livros a não perder em junho

“O HOMEM DAS CAVERNAS”, de Jorn Lier Horst (D. Quixote)

Viggo Hansen morreu sentado em frente à televisão e aí permaneceu sem que ninguém tenha dado conta. Ter-se-á a sociedade norueguesa tornado tão grosseira que já ninguém se importa? A filha de Wisting, a jornalista Line, importa-se, e vai investigar o sucedido.

Enquanto isso, Wisting tem em mãos um caso que começa a adquirir proporções inimagináveis. A sua suspeita de que um assassino em série norte-americano tem estado ativo na Noruega confirma-se… Mas há quanto tempo, e por quantos países passou até aí chegar? Quando o FBI e a Interpol finalmente se envolvem no caso, as apostas aumentam e as tensões acumulam-se, até à última corrida mortal contra o tempo, com a vida de Line em jogo.



livros a não perder em junho

“A SOCIEDADE LITERÁRIA DA TARTE DA CASCA DE BATATA”, de Mary Ann Shaffer & Annie Barrows (Suma de Letras)

Na sociedade londrina, em 1946, a jovem escritora Juliet Ashton procura duas coisas, depois do sucesso estrondoso do seu primeiro livro: um assunto para o seu novo título livro, e, embora não o admita abertamente, um homem com quem partilhar a vida e o amor pelos livros.

É com surpresa que um dia Juliet recebe uma carta de um senhor chamado Dawsey Adams, residente na ilha britânica de Guernsey, a comunicar que tem um livro que outrora pertenceu a Juliet.

Curiosa por natureza, Juliet começa a corresponder-se com vários habitantes da ilha. É assim que descobre que Guernsey foi ocupada pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, e que as pessoas com quem agora se corresponde formavam um clube secreto a que davam o nome de Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata.
O que nasceu como um mero álibi para encobrir um inocente jantar de porco assado transformou-se num refúgio semanal, pleno de emoção e sentido, no meio de uma guerra absurda e cruel. Fascinada pela história da dita Sociedade Literária, e ainda mais pelos seus novos amigos, Juliet parte para Guernsey. O que encontra na ilha mudará a sua vida para sempre.



livros a não perder em junho

“PEDIDO DE AMIZADE”, de Laura Marshall (Topseller)

Um pedido de amizade no Facebook. É a coisa mais normal do mundo. Certo?

Maria Weston morreu durante a sua festa de finalistas do liceu. Era uma rapariga irreverente, autêntica e tinha a vida pela frente. O corpo nunca foi encontrado. Portanto, quando Louise Williams, 25 anos depois, recebe o seu pedido de amizade no Facebook, entra em pânico.

Depois do pedido, começam a chegar as mensagens. Inicialmente, parecem inofensivas. Memórias de um passado que Louise não quer relembrar, mas apenas isso.

Depois, começam a ser cada vez mais detalhadas, e as recordações aproximam-se perigosamente de um segredo que nunca deverá ser revelado. Louise nem imagina o que aconteceria se todos soubessem o que realmente aconteceu a Maria.

Mas, afinal, é apenas o Facebook, certo? Mesmo quando Louise sente alguém a segui-la no metro. É tudo virtual, não é? Até quando há objetos a desaparecer de casa. O que se passa nas redes sociais não é a vida real, certo?



livros a não perder em junho

À BEIRA DO COLAPSO, de B.A. Paris (Editorial Presença)

Cass vive momentos difíceis desde o dia em que viu aquela mulher dentro de um carro estacionado no bosque. Agora sabe que a mulher foi assassinada e que ela nada fez para ajudar. Tenta afastar o caso da sua mente, mas o que poderia ela ter feito? Se tivesse parado, teria provavelmente acabado também por ser uma vítima. Mas, desde então, Cass anda perturbada, esquece-se das coisas mais básicas: Onde deixou o carro? Tomou a medicação? Qual o código do alarme de casa?

Consumida por um profundo sentimento de culpa, a única coisa que não consegue esquecer é a imagem daquela mulher dentro do carro. E há ainda as chamadas telefónicas anónimas e a sensação de que alguém anda a observá-la. Mas quem poderá estar por detrás disso?



livros a não perder em junho

“A ÚLTIMA MENTIRA”, de Kimberly Belle (Saída de Emergência)

O casamento de Iris e Will é perfeito: uma mansão num bairro excelente, carreiras apaixonantes e a excitação de tentarem ter o primeiro filho. Mas na manhã em que Will parte para uma viagem de negócios a Orlando, o mundo idílico de Iris desmorona-se. Um avião que se dirigia para Seattle despenhou-se e, de acordo com a companhia aérea, Will é uma das vítimas mortais.

Confusa e arrasada pela dor, Iris pensa que só pode ser um mal-entendido. Mas à medida que o tempo passa e não há sinal de Will, ela aceita relutantemente que ele morreu. Ainda assim, precisa de respostas. Porque é que Will mentiu sobre o destino da viagem? O que ia fazer a Seattle? E que mais mentiras contou? Infelizmente, há perguntas que só devemos fazer quando estamos preparados para as respostas.



livros a não perder em junho

“QUEM TEME A MORTE”, de NNEDI OKORAFOR (Saída de Emergência)

Uma África pós-apocalíptica. Uma profecia misteriosa. Uma criança destinada a salvar o seu povo.

Num futuro distante, um holocausto nuclear devasta o continente africano e dá-se um genocídio numa das suas regiões. Os agressores, os Nuru, de pele mais clara, decidiram seguir o Grande Livro e exterminar os Okoke, de pele mais escura. Mas, depois de ser violada, a única sobrevivente de uma aldeia Okoke consegue escapar e refugiar-se no deserto. Dá à luz uma rapariga com cabelo e pele cor de areia e a mãe percebe, nesse momento, que a sua filha é diferente. Dá-lhe o nome de Onyesonwu, que significa “Quem Teme a Morte?”.

Treinada por um misterioso xamã, Onyesonwu sabe que tem um destino mágico a cumprir: pôr fim ao genocídio do seu povo. A jornada para cumprir tal proeza irá pô-la em confronto com a natureza, a tradição, o amor verdadeiro, os mistérios da sua cultura e, por fim, com a própria morte.



livros a não perder em junho

“O CAVALEIRO MISTERIOSO”, de George R. R. Martin (Saída de Emergência)

Cem anos antes de “A Guerra dos Tronos”, o cavaleiro Sor Duncan e o seu fiel escudeiro Egg vivem as maiores aventuras nos Sete Reinos.

Vivem-se tempos estranhos em Westeros. No trono de ferro senta-se o Rei Aerys I, mas as tensões persistem após uma rebelião fracassada no seio da dinastia Targaryen. Nestes tempos incertos, Sor Duncan, o Alto – Dunk para os amigos –, e o seu valoroso escudeiro Egg viajam pelos Sete Reinos, alcançando grandes proezas, sempre com a preocupação de manterem secreta a linhagem real de Egg.

A caminho de Winterfell, Dunk e Egg são convidados para um banquete de casamento e um torneio invulgar e lucrativo. O vencedor irá conquistar um precioso ovo de dragão. Mas por trás de uma fachada festiva esconde-se uma conspiração de traidores, e não faltará a aparição de um cavaleiro misterioso que irá lançar o caos e trazer má fortuna ao casamento.



livros a não perder em junho

“OS VIZINHOS DO NÚMERO 9”, de Felicity Everett (HarperCollins)

Quando Gav e Lou se mudam para a casa ao lado, Sara passa dias a preparar-se para ter coragem para ir cumprimentá-los. Os vizinhos são glamorosos, caóticos e um pouco excêntricos e, em comparação com eles, o resto da rua parece ser muito chata.

Eles mostram-se dispostos a começar uma amizade, e isso entusiasma e lisonjeia Sara; por mais incrível que pareça, Gav e Lou veem, por sua vez, algo digno de admiração em Neil e nela. Os dois casais tornam-se inseparáveis muito rapidamente. Compartilham jantares, garrafas de vinho e o cuidado das crianças, ficam até tarde em casa uns dos outros a conversar e a divertir-se, trocando piadas e partilhando segredos.

Quanto mais tempo Sara passa com os vizinhos, mais deseja fazer mudanças na sua própria vida, mas essas mudanças têm um preço. Gav e Lou não demoram a começar a pedir-lhes coisas que não têm direito a pedir, e as consequências são devastadoras para todos.



livros a não perder em junho

“O ANJO DA GUARDA”, de Arto Halonen & Kevin Frasier (Planeta Editora)

Baseado numa história verídica, o thriller psicológico faz-nos refletir sobre as formas que o controlo da mente e da vontade pode ser exercido: o que a manipulação sobre as pessoas pode conseguir e até que limites pode ser utilizada? O livro retrata o caso Hardrup-Nielsen. Foi a primeira vez que um júri condenou alguém por ter usado sugestão hipnótica para induzir outra pessoa a cometer assaltos e assassínios.

Em 1951, um homem caminha pelas ruas de Copenhaga como se estivesse sem rumo. Palle Hardrup dirige-se para um banco dispara contra o gerente e um funcionário e foge com o dinheiro. Quando é preso e interrogado afirma não se lembrar de nada e as testemunhas oculares corroboram que ele parecia estar numa espécie de transe.

O investigador Anders Olsen descobre que quando Palle cumpria pena de prisão esteve na mesma cela do carismático Björn Nielsen. Juntos, fizeram yoga e meditação — e Olsen começa a suspeitar que Nielsen o hipnotizou e lhe ordenou que roubasse o banco. Anders também suspeita que Nielsen é o misterioso Anjo-da-Guarda, que Palle afirma que lhe envia mensagens de Deus.

Mas este homem foi um ex-colaborador nazi e tudo indica que de facto alguém quer que arque com as culpas. Quanto mais investiga mais a sua saúde mental começa a entrar em colapso com as maquinações que vai descobrindo e com a hipótese aterradora de alguém poder manipular outra pessoa para cometer um crime.



livros a não perder em junho

“UMA MÃE PERFEITA”, de Aimee Molloy (Edições ASA)

Quatro amigas encontram-se num jardim em Brooklyn, Nova Iorque. São mães há pouco tempo e debatem-se com as exigências das suas novas vidas. Colette é escritora e sonha em dedicar mais tempo à família. Nell é especialista em ciber-segurança e quer fugir a um passado sombrio. Francie pretende ser mãe a tempo inteiro e, assim, expiar segredos antigos. E Winnie, atriz famosa… Winnie quer apenas o filho de volta.

É que alguém aproveitou a única noite em que as amigas saíram sem as crianças para raptar o pequeno Midas. E agora que a investigação policial parece ter chegado a um impasse, Nell, Colette e Francie unem-se, determinadas a encontrá-lo, mesmo que tenham de agir a coberto das sombras.

Colette está a escrever um livro que lhe dá acesso a ficheiros policiais confidenciais. Nell utiliza os seus dons de hacker para invadir sites privados. Francie assiste a um talk-show sensacionalista que ninguém admite ver, mas que segue obsessivamente o caso e transforma o rumo das vidas de todas.

E há ainda um pai. Um enigmático e afetuoso pai…

 

Concordas com a nossa seleção?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *