Destaques by MHD ©Oficina do Livro/Casa das Letras/Casa das Letras

Livros a não perder | Seleção by MHD

[tps_header]

Chegámos à época dos recomeços, quando regressamos às rotinas e retomamos os hábitos regulares de leitura. Aproveita as sugestões de livros que escolhemos para esta nova fase!

Se preferires clica nos atalhos para ires diretamente para o teu estilo preferido de livros:

  1. FICÇÃO
  2. NÃO-FICÇÃO
  3. INFANTIL E JUVENIL

Preparado para descobrir mais livros? Basta virar a página!

[/tps_header]

LIVROS FICÇÃO

Já se notam os dias a encurtar e apetece ir voltando ao acolhimento da leitura em casa, mas sempre com muitas novidades literárias como companhia.

 

livros destaque ficção
Destaque Ficção ©Saida de Emergência/ASA



LIVROS FICÇÃO

livro Sidi, de Arturo Perez Reverte
Sidi ©Editora ASA

 

SIDI, de Arturo Pérez-Reverte

Sinopse Oficial: Rodrigo Díaz de Vivar, o mítico herói espanhol também conhecido como El Cid – ou Sidi – é o protagonista deste romance. Um cavaleiro transformado em mercenário pelos acasos da vida, intrépido, fiel aos seus valores, venerado pelas suas hostes, temido pelos inimigos. Sidi é uma homenagem de Arturo Pérez-Reverte a um dos mitos fundadores do seu país. E é também um livro de aventuras no seu estado mais puro.




LIVROS FICÇÃO

 

A Casa Comboio
A Casa Comboio© Leya

 

A CASA-COMBOIO, de Raquel Ochoa

Sinopse oficial: Romance que valeu a Raquel Ochoa o “Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís”, nesta que é a sua 9.ª edição revista, a primeira na LeYa.

Honorato, Rudolfo, Baltazar e Clara, quatro gerações da mesma família, são os fios que ligam a saga fascinante dos Carcomo ao longo de mais de um século. Habitando uma espécie de «casa-comboio», a sua história – que começa em Nagar-Aveli e termina em Lisboa – baseia-se na de uma família verdadeira.

Com uma notável capacidade de efabulação, a autora abre-nos a janela sobre o modus vivendi de tantos indo-portugueses – quer a experiência feliz, quer a traumática, em territórios como Goa, Damão e Diu, outrora sob o domínio da Coroa e do Estado portugueses e hoje bastante esquecidos.

A “Casa-Comboio” – um romance histórico poético sobre uma cultura riquíssima e cativante, recheado de investigação preciosa – é também uma homenagem à valentia dos homens e mulheres comuns.




LIVROS FICÇÃO

Arrepio, de Allie Reynolds
Arrepio© Casa das Letras

ARREPIO, de Allie Reynolds

Sinopse oficial: O que era para ser um encontro de amigos nos Alpes franceses, transforma-se num cenário mortal, quando descobrem que alguém os isolou no alto da montanha, no meio de uma tempestade.

Milla Anderson, antiga atleta de alta competição, aceita um convite para uns dias numa pequena estância de desportos de inverno, antes do início da temporada. Convencida que vai divertir-se com quatro velhos amigos, a recordar velhos tempos. Mas, depressa percebe que algo de muito errado se está a passar.

A estância está deserta, os teleféricos que os transportaram até ao lugar estão parados e todos os telemóveis e computadores desapareceram. No hotel aguarda-os um jogo que os vai levar à verdade sobre Saskia, a amiga que perderam uma década antes, naquele mesmo sítio, durante uma competição de snowboarding. Fechada naquela montanha, Milla rapidamente se apercebe como não pode confiar em ninguém… ela pode ser a próxima a desaparecer.




LIVROS FICÇÃO

 

O Acordo da Rainha
O Acordo da Rainha © Saida de Emergência

O ACORDO DA RAINHA, de Anne Bishop

Sinopse oficial: Depois de um erro de juventude, a reputação do Senhor Dillon ficou arruinada, deixando-o vulnerável perante as jovens aristocratas que procuram um pouco de diversão. Para recuperar a honra, necessita de uma ligação acima de qualquer suspeita. Acreditando que deixou para trás a nobreza que o desprezou, escolhe Jillian, uma jovem protegida de Lucivar Yaslana, o imprevisível Príncipe dos Senhores da Guerra de Ebon Rih.

Por outro lado, o casamento de Surreal SaDiablo e Daemon Sadi está a desmoronar-se. Este reconhece que algo não está bem, mas não percebe que ao reprimir a própria natureza para poupar a mulher está lentamente a destruir-se. Pior: a pessoa que o poderia ajudar desapareceu de todos os reinos — a Feiticeira, a única Rainha suficientemente poderosa para o controlar.

Enquanto Jillian vive as emoções do primeiro amor com Dillon, Surreal e Daemon lutam para salvar um casamento de pesadelo, enquanto Lucivar procura uma forma de manter a família a salvo…




LIVROS FICÇÃO

 

Mentiras no Divã
Mentoras no Divã © Saida de Emergência

MENTIRAS NO DIVÃ, de Irvin D. Yalom

Sinopse oficial: Depois do sucesso de “Quando Nietzsche Chorou”, Irvin D. Yalom regressa com uma história magistral sobre as virtudes e os princípios da terapia. Neste provocador romance, Yalom disseca a complexidade das emoções humanas através do relacionamento de três terapeutas e dos seus pacientes. Seymour, um terapeuta de renome, é adepto de técnicas pouco ortodoxas e inicia um jogo erótico com uma paciente quarenta anos mais nova. Este tratamento alternativo parece tirá‑la de uma rotina de promiscuidade e autoflagelação.

Lash é um jovem psicanalista com uma fé inabalável na psicanálise e esconde o seu fanatismo sob a máscara da responsabilidade. Criando uma nova abordagem para as suas sessões — a honestidade brutal entre analista e analisado —, chega a resultados tão inesperados como perigosos. E cedo se vê vítima da própria cura.

Explorando estes e outros jogos de poder, “Mentiras no Divã” é uma história brilhante, inteligente e bem‑humorada, em que os dilemas da lealdade se apresentam com clareza e vigor.




LIVROS FICÇÃO

Maurice
Maurice © ASA

MAURICE. de E.M. Forster

Sinopse oficial: Da adolescência aos anos da universidade, em Cambridge, e à vida profissional na firma do seu pai, Maurice Hall representa o papel do homem inglês convencional. Mas por baixo da fachada de conformidade, Maurice sonha poder libertar-se das amarras da sociedade e assumir a sua verdadeira identidade.

O primeiro amor de Maurice, Clive Durham, apresenta-o aos gregos antigos e à beleza da atração pelo mesmo sexo. Para Clive, a relação entre os dois é uma forma elevada do “amor”, uma relação puramente platónica, sem espaço para intimidade física.

Quando Clive casa com uma mulher, Maurice fica devastado. Incapaz de seguir o mesmo percurso, procura um hipnotista que o possa “curar” da homossexualidade. Neste confronto entre solidão, vergonha e busca pela felicidade, Maurice acaba por se revoltar contra as regras tácitas da sociedade em que vive.




LIVROS FICÇÃO

 

livro destaque O Fim
O Fim ©D. Quixote

O FIM, Salvatore Scibona

Sinopse oficial: 15 de agosto de 1953. É dia de festa ruidosa e turbulenta em Elephant Park, um enclave de imigrantes italianos no norte do Ohio. Enquanto as festividades atingem um patamar frenético e trasbordam para as ruas, cinco membros da comunidade suportam o peso de um terrível segredo.

O padeiro da vila recebe uma notícia dolorosa, o joalheiro curva-se abnegadamente sobre o seu trabalho, uma costureira de cortinas fala em voz baixa pelo fio torcido de um telefone, um adolescente perturbado procura a liberdade fora da crescente multidão da festa e uma abortadeira idosa e ressentida mantém sob apertada vigilância a comunidade sobre a qual sente que está a perder o domínio. Lentamente, à medida que estas personagens obstinadas e primorosamente desenhadas colidem entre si, torna-se evidente que, sepultada a grande profundidade nos seus corações, está a verdade há muito silenciada sobre o crime que assombrou o mundo de cada uma delas.

Criativo, explosivo, tendo em fundo as tensões raciais, espirituais e morais que deram origem à América moderna, O Fim assinala a brilhante estreia de Salvatore Scibona como uma voz nova e eletrizante na ficção americana. A tradução é de Francisco Agarez.




LIVROS NÃO FICÇÃO

Conhece novos temas ou revisita assuntos que te interessam com livros que nos ajudam a descobrir um pouco mais sobre o mundo que nos rodeia.

Livros Não-Ficção
Destaques Não-Ficção ©Pergaminho/Oficina do Livro/ASA

 




LIVROS NÃO FICÇÃO

 

Livros do mês, Casa, de Gustavo Santos
Casa© Pergaminho/Bertrand

 

CASA, de Gustavo Santos

Sinopse oficial: Este é o novo livro de Gustavo Santos, um dos autores de desenvolvimento pessoal de maior sucesso em Portugal, que desta vez escreveu um romance espiritual que conta a história de amor entre duas pessoas bem como a história de amor entre uma mãe de coração e a filha que ela não gerou, mas criou. Conta, ainda, outras histórias, dos amores mais difíceis. “Casa” conta, fundamentalmente, a história do amor e de como ele se reinventa vida após vida, ciclo atrás de ciclo, entre laços e desenlaces.

Nas palavras do autor, este é «Um romance espiritual e visceral que vai arrepiar, vai emocionar, e vai questionar muito sobre tudo o que achamos que julgamos saber sobre o nosso princípio e o nosso fim. É um livro onde se cruzam múltiplas histórias de amor, desde a ancestralidade até à atualidade, que dança sobre os pilares do tempo e que cruza os mais variados continentes da Terra, com uma narradora surpreendente, capaz de levar o leitor numa viagem vertiginosa entre a Terra e o céu, entre a alma e o corpo, entre o medo e o amor. Depois de lido este livro, todas as dúvidas que ainda existirem encontrarão a sua explicação.»




LIVROS NÃO FICÇÃO

livros do Mês, O Antropoceno, John Green
Antropoceno- Uma Crítica© ASA

 

O ANTROPOCENO- UMA CRÍTICA, de John Greene

Sinopse oficial:  O Antropoceno é o período de tempo que corresponde à era geológica que vivemos atualmente. A Humanidade tem vindo a reconfigurar o planeta, bem como a sua biodiversidade, e John Green faz uma análise crítica dessa intervenção, usando para isso uma escala de cinco estrelas.

Nesta notável coletânea de ensaios, que surgiram a partir do seu revolucionário podcast, o autor bestseller fala-nos dos seus temas mais queridos. Desde obras de arte famosas ao cometa Halley, do ar condicionado aos gansos do Canadá ou à Internet, nada lhe escapa. Divertidas e sofisticadas, as suas opiniões registam as contradições da condição humana. Enquanto espécie, somos a um tempo demasiado poderosos e desprovidos de poder, paradoxo que se evidenciou durante a recente pandemia, a qual – como não podia deixar de ser! – nos afastou e ao mesmo tempo nos uniu.

O talento de John Green como contador de histórias está bem patente ao longo das páginas deste livro. De coração aberto, o autor celebra, sem ironias, o ato de nos apaixonarmos pelo nosso mundo. Trata-se de um livro que não podia vir em melhor altura. O certo é que nos fará refletir sobre as nossas prioridades, e não deixará ninguém indiferente.




LIVROS NÃO FICÇÃO

livros do mês, As Crónicas
As Crónicas© Dom Quixote

AS CRÓNICAS, de António Lobo Antunes

Sinopse oficial: As crónicas reunidas no presente volume resultam de uma selecção feita a partir de mais de quatrocentos textos publicados pelas Publicações Dom Quixote em cinco volumes independentes entre 1998 e 2013. Inclui também uma seleção de crónicas inéditas em livro.

Numa escrita mais intimista do que a dos seus romances, as crónicas de António Lobo Antunes abordam uma vastíssima panóplia de temas que incluem não só a infância, a família, as mulheres, os amigos, os amores e os desamores, a vida e a morte, mas também relatos sobre pessoas anónimas encontradas ocasionalmente, apontamentos de viagem ou sobre pequenos restaurantes de bairro e, como não podia faltar, algumas notas sobre a escrita e os livros.

Com esta selecção de quase duas centenas de textos, pretendeu-se oferecer ao leitor uma amostra realmente abrangente da versatilidade e do talento de António Lobo Antunes como cronista.




LIVROS NÃO FICÇÃO

livros do mês, Diário de uma Avó e de um Neto
Diário de Uma Avó e de Um Neto Confinados em Casa © Dom Quixote

DIÁRIO DE UMA AVÓ E DE UM NETO CONFINADOS EM CASA, de Alice Vieira e Nélson Mateus

Sinopse oficial: 2020 foi um ano estranho para todos. Nunca passámos tanto tempo em casa, nunca passámos tanto tempo sem ver aqueles que são importantes para nós. E quando a necessidade apertou, foram precisas novas, e velhas, formas de comunicação: regressou a conversa à janela, foi-se embora o abraço, chegaram os Zooms.

Mas, onde ficam outras gerações nestes tempos incertos? Como faz uma avó que nunca aprendeu a mandar SMS ou um avô cujo telemóvel não tem câmara? Mais do que nunca, as gerações mais velhas têm-se visto isoladas, mas tal não devia ser, especialmente considerando a tecnologia que temos hoje a nosso dispor. E é aí que entram Alice Vieira e Nélson Mateus, Avó e Neto «adotados», uma ponte entre gerações que ensina como a alma está algures entre a vivacidade dos jovens e as memórias dos mais velhos, e que podemos criar algo de mágico ao juntar os dois.

Um livro escrito por Alice Vieira e Nélson Mateus durante o confinamento e que nos leva numa viagem às memórias de Portugal transportando para o presente personalidades e situações que não devem ser esquecidas.




LIVROS NÃO FICÇÃO

livros do mês, O vento mudou de direção
O Vento Mudou de Direção© Oficina do Livro

O VENTO MUDOU DE DIREÇÃO, de Simone Duarte

Sinopse oficial: Nos últimos 20 anos, houve milhares de relatos sobre os acontecimentos do 11 de Setembro de 2001, mas nenhum resgata as histórias de vida dos afegãos, iraquianos e paquistaneses cujas existências foram estilhaçadas quando, após a queda da Torres Gémeas, o vento mudou de direcção e se abateu com fúria sobre as suas casas e o seu dia-a-dia.

Neste livro, a jornalista Simone Duarte reabilita a humanidade de algumas dessas vítimas esquecidas: um rapaz treinado para ser um bombista suicida, outro que atravessou oito países para escapar aos talibãs, uma afegã em fuga da ocupação americana, um espião dos serviços secretos paquistaneses ou o jornalista a quem Bin Laden deu a última entrevista antes dos ataques.

Um livro inesquecível e perturbador que nos mostra uma perspectiva incomum sobre as consequências devastadoras do dia que mudou por completo a face do mundo moderno.




LIVROS NÃO FICÇÃO

livros, 67 Vozes Por Portugal
67 Vozes Por Portugal ©Oficina do Livro

67 VOZES POR PORTUGAL- A GRANDE OPORTUNIDADE, AA.VV.

Sinopse oficial: 67 personalidades de vários quadrantes da vida pública portuguesa reflectem sobre os desafios e as responsabilidades que se colocam a Portugal na ressaca do auge da pandemia e numa época inédita de ajudas financeiras da União Europeia, com a célebre «bazuca».

Entre muitos outros, textos de Adriano Moreira, Rui Manuel Nabeiro, Afonso Reis Cabral, Isabel Stilwell, Carlos Coelho, Alexandre Relvas, Anna Westerlund, Francisco Assis, Isabel Jonet, Tiago Mayan Gonçalves, Pedro Abrunhosa, Ricardo Mexia, Luís Todo Bom e José Manuel Fernandes. Um livro apadrinhado pelo ISCTE – Executive Education.




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

Livros de fantasia, de aventura ou apenas para nos fazerem sonhar. Indicados para os mais jovens, mas que podem ser lidos por tod@s!

 

livros Infantil e Juvenil
Destaques Infantil e Juvenil ©D. Quixote/ Caminho/D. Quixote

 




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

Aida Batista, Cientista
Aida Batista, Cientista © ASA

 

AIDA BATISTA, CIENTISTA, de Andrea Beaty / David Roberts

Sinopse oficial: A cabeça da pequena Aida Batista está cheia de perguntas. Tal como os seus colegas de escola Ivo Neto e Rosa Meira, a menina tem uma curiosidade verdadeiramente insaciável!

– Porque picam as rosas que trouxe o Luís?

– Porque é que tens pelos dentro do teu nariz?
Mas quando, na sua ânsia de testar tudo e todos para obter respostas, a Aida vai um bocadinho longe de mais, os seus pais, furiosos, põem-na de castigo e mandam-na sentar-se sozinha, a pensar… Conseguirão com isso alterar aquilo que saltava à vista: que a Aida tinha alma de grande cientista?




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

livro Moushi, o gato de Anne Frank
Moushi, o gato de Anne Frank © D. Quixote

MOUSHI, O GATO DE ANNE FRANK, de José Jorge Letria e ilustrações de Danuta Wojciechowska

Sinopse oficial: Morta no campo de concentração de Bergen-Belsen em 1945, Anne Frank é uma das figuras trágicas de século XX. A sua história, conhecida apenas pelas páginas do seu diário, publicado em 1947, é aqui recontada através de Mouschi, o gato que viveu com ela no anexo de Amesterdão, onde esteve escondida com a família entre 1942 e 1944.

Mouschi existiu realmente e foi levado para o anexo por um companheiro de cativeiro de Anne Frank. A rotina de um grupo de pessoas refugiadas do terror nazi e a esperança numa libertação que acabou por não chegar são assim narradas neste livro por um animal de estimação, cujo relato imaginário, mas rigorosamente factual, lhe conferiu o direito de se converter em personagem literária, daquelas que vêm para ficar.




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

livros do mês, A Grande Aventura de Nara
Grande Aventura de Nara © Caminho

A GRANDE AVENTURA DE NARA, de David Pintor

Sinopse oficial: A minha filha chama-se Nara. Antes de adormecer, pede-me sempre que lhe conte uma história, e eu falo-lhe de piratas, ilhas misteriosas, monstros fantásticos ou viagens alucinantes.

Foi desses momentos que passo com a minha filha que nasceu esta extraordinária aventura, em que Nara é a protagonista. Agora dá a mão a Nara e vê tudo o que pode acontecer se pegares num balão e te deixares levar…




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

livros do mês, O Segredo do Velho Palacete
O Segredo do Velho Palacete ©D. Quixote

O SEGREDO DO VELHO PALACETE (Coleção “Os Primos”, nº18), de Mafalda Moutinho

Sinopse oficial: Os Primos viajam até à belíssima Riviera Italiana para alguns dias de férias numa magnífica vila, mas esses dias depressa se transformam em três longas semanas, por causa da pandemia. Descobrem então, dia após dia, que o velho palacete da família Riccobaldi, onde estão alojados, esconde muitos segredos, e cada um dos residentes tem razões para não os revelar a ninguém.

O principal está relacionado com o famoso compositor Giacomo Puccini, que cerca de cem anos antes, e também durante uma terrível pandemia, ali teria escrito uma ópera desconhecida chamada Os Fantasmas de Docville, que desaparece de repente.

Queres descobrir porque se ouvem barulhos estranhos durante a noite no casarão que alguns dizem ser assombrado? Ou porque existem quartos proibidos no palacete e estes aparecem por vezes misteriosamente abertos? Ou porque se ouve música por todo o lado? Ou o que escondem os Moreno, os empregados da luxuosa residência? Vem ajudar os Primos a resolver todos estes mistérios e a desvendar O Segredo do Velho Palacete…



LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

livros do mês, O Cão dos Olhos Dourados
O Cão dos Olhos Dourados ©D. Quixote

O CÃO DOS OLHOS DOURADOS, de João de Melo e ilustrações de Célia Fernandes

Sinopse oficial: Eis a histórias do Nick, um cão de olhos dourados, e da amizade que se estabelece com uma família e um grupo de amigos. A alegria regressara ao bairro e as brincadeiras das crianças não tinham horas para acabar, até que surgiu um telefonema…

À escrita elegante e poderosa de João de Melo juntam-se as ilustrações de grande sensibilidade e beleza de Célia Fernandes. Um livro para se ler com o coração e que nos transporta para as memórias de infância presentes em todos nós.

[tps_footer]

De todos estes livros, qual foi o que te despertou mais curiosidade? 

[/tps_footer]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *