Gage Skidmore, via Wikimedia Commons

Ed Asner | Ator que deu voz a Carl Fredricksen morre aos 91 anos

Ed Asner, nome icónico da televisão norte-americana e também de alguns filmes como “Up – Altamente” morre aos 91 anos de idade. 

Ed Asner, um dos principais rostos da televisão norte-americana faleceu este domingo nos EUA aos 91 anos. Antigo presidente do Sindicato de Atores – Screens Actors Guild – Ed Asner ficou conhecido por interpretar o papel de Lou Grant na série “As Solteironas” (título original: “The Mary Tyler Moore Show”) produzido entre 1970 e 1977 e, mais tarde, no spinoff “Lou Grant”, entre 1977 e 1982. Enquanto a primeira era uma série de comédia, a segunda era um drama, o que tornou num dos mais versáteis talentos do século XX em televisão.

Ed Asner
Kathy Hutchins / Shutterstock.com

A aclamação de Ed Asner fez-se também sentir nas premiações dos Emmy Awards, tornando-se o ator com o maior número de vitórias – 7 no total de 17 nomeações. Cinco dessas vitórias correspondeu exatamente a sua interpretação como Lou Grant. Há precisamente 20 anos, recebeu o prémio carreira dos Screen Actors Guild Awards.

Ed Asner
Up – Altamente! | © Disney Pixar

A audiência mais nova fico a conhecer o talento de Ed Asner através da animação, mais precisamente no filme “Up – Altamente”, da Disney Pixar. Nessa obra interpreta o carrancudo Carl Fredricksen, uma das personagens mais amadas da história do estúdio e que também foi destacada na lista de 10 melhores personagens da Disney eleitas pela equipa da MHD. Não foi a única personagem animada à qual deu voz e por isso partilhamos contigo um video que compila outros trabalhos nesse género:

Outros projetos cinematográficos incluem a sua participação no filme “Elf”, protagonizado por Will Ferrell e onde dava a vida ao Pai Natal.Os seus papéis principais incluem as séries “Grace e Frankie” e “Dead To Me”.

Nascido a 15 de novembro de 1929 na Cidade de Kansas, Ed Asner começou a sua carreira de ator no teatro e ajudou a fundar a Playwrights Theatre Company em Chicago. O seu primeiro papel na Broadway foi na produção de “Face of a Hero” ao lado do também já falecido Jack Lemmon.

Democrata de longa data, a vida de Ed Asner foi muito ligada ao ativismo político e aos seus esforços para libertar Mumia Abu-Jamal, além de se ter alinhado no desenvolvimento do programa de saúde de pagador único California One Care. Em 2017 foi lançado ainda o Ed Asner Family Center, pelas mãos do seu filho Matt Asner e da nora Navah Paskowitz Asner, com o objetivo de oferecer serviços de aconselhamento, grupos de apoio, programas de enriquecimento e acampamentos para pessoas com necessidades especiais e para as suas famílias. Um verdadeiro herói dentro e fora dos ecrãs, que agora nos deixa aos 91 anos.

Abaixo partilhamos contigo uma das últimas entrevistas de Ed Asner, onde é percorrida a carreira deste grande artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *