Livros a Não Perder | ©Oficina do Livro/Círculo de Leitores/Texto Editora

Livros a não perder | Seleção de maio 2021 by MHD

Avançamos em direção ao verão, com mais energia e esperança alimentadas pelo desconfinamento geral e pela abertura das livrarias, em particular! Liberta-te com esta seleção de livros que escolhemos para o mês de maio!

Se preferires clica nos atalhos para ires diretamente para o teu estilo preferido de livros:

  1. FICÇÃO
  2. NÃO-FICÇÃO
  3. INFANTIL E JUVENIL

Preparado para descobrir os livros do mês? Basta virar a página!

 

LIVROS FICÇÃO

Dias mais longos, temperaturas a subir e muitas novidades literárias. Começa a alargar os horizontes com estas obras perfeitas para os teus momentos de evasão.

Sugestões de livros de ficção
Ficção | ©Círculo de Leitores/ Alfaguara/ Suma de Letras

 




LIVROS FICÇÃO

O PAÍS DOS OUTROS
O País dos Outros ©Alfaguara

 

O PAÍS DOS OUTROS, de Leïla Slimani

Sinopse oficial: Em 1944, Mathilde, uma jovem alsaciana, apaixona-se por Amine, um oficial marroquino que combate no exército francês durante a Segunda Guerra Mundial. Terminada a guerra, o casal muda-se para Marrocos e instala-se perto de Meknés. Amine dedica-se a recuperar a quinta herdada do pai, tentando arrancar frutos de uma terra pedregosa e estéril. Enquanto isso, Mathilde começa a sentir o jugo dos costumes conservadores do novo país, tão sufocante quanto o seu clima. Nem a maternidade apaga a solidão que sente no campo, longe de tudo, num lugar que não é o seu e a verá sempre como estrangeira.

A par e passo do drama familiar, ribombam a tensão e a violência que desembocarão, em 1956, na independência de Marrocos, país onde todos parecem viver no “país dos outros” e onde as mulheres, cercadas no país dos homens, têm de lutar a cada novo dia por um lugar, por uma voz. No centro do fogo cruzado de um país em plena transformação, Mathilde e Amine enfrentam o drama da ruptura dentro da própria família.

Depois do sucesso de Canção doce, que arrecadou o Prémio Goncourt e conquistou mais de um milhão de leitores em cinquenta países, Leïla Slimani confirma a sua impressionante capacidade narrativa e compreensão da alma humana nesta saga familiar tão devastadora quanto verdadeira, inspirada na história da sua avó.




LIVROS FICÇÃO

Palavra do Senhor
Palavra do Senhor ©Bertrand Editora

PALAVRA DO SENHOR, de Ana Bárbara Pedrosa

Sinopse oficial: «Leram tudo e entenderam tudo mal. Falam de Sodoma e Gomorra, chacinas, inundações. Dizem que separei famílias, disseminei a fome, escolhi matar pessoas. Com tanto mundo à frente, só um insensato pode julgar que não há Deus. Poderia a vida, esta coisa múltipla e parca, ser obra mera do acaso? Mais tarde ou mais cedo, eu teria de repor a verdade, contar à gente de onde vem, para onde vai, quem é. Pode julgar-se que vem tarde a narrativa fundadora que corrige as anteriores, mas veio na hora certa porque foi a hora que eu escolhi.»

Nem tudo foi como ficou na Bíblia. Os humanos não puderam entender Deus e os boatos ganharam espaço à verdade. Durante milénios, cada um teve a sua história, os mal-entendidos fizeram mossa. Chegou então a hora de Deus esclarecer o que deu azo a versões dúbias.

Neste novo romance, Ana Bárbara Pedrosa faz uma reinterpretação do que levou Deus a criar o mundo e Jesus. Deus, o narrador, conta-nos finalmente a sua versão, na primeira pessoa, acabando com milhares de anos de boatos e mal-entendidos. Trata-se de uma obra inteligente, que humaniza todos os seus protagonistas através de um cativante sentido de humor.




LIVROS FICÇÃO

 

Lola
Lola ©Suma de Letras

 

LOLA, de Cátia Vieira

Sinopse oficial: Lola anda à procura do seu lugar no mundo. Entre ataques de ansiedade que a deixam paralisada, à sua forma de olhar o outro através da lente da máquina fotográfica, ela vai deambulando pelas ruas do Porto sem, no entanto, encontrar o que procura.

Numa luta permanente entre aquilo que é, aquilo que gostaria de ser e aquilo que os outros esperam dela, Lola decide cortar as frágeis amarras que a prendem ao país e ruma a Madrid, capital alegre e mais aberta onde ela espera encontrar alguma paz. Um coming of age moderno sobre uma jovem à procura do seu lugar no mundo, entre ansiedade, redes sociais e mistérios familiares que a envolveram em solidão.

Cátia Vieira é uma das maiores influencers de livros em Portugal e agora passa de leitora a escritora. Em Lola explora questões existenciais que afetam o ser humano desde o início dos tempos – quem somos e para onde vamos – juntando-lhe a influência dos tempos modernos, seja das redes sociais como o Instagram e o Tinder, e a dos temas mais universais como o feminismo e a busca pelo amor.




LIVROS FICÇÃO

Livro Prisioneiros da Mente
Prisioneiros da Mente ©Bertrand/Pergaminho

PRISIONEIROS DA MENTE, de Augusto Cury

Sinopse oficial- Theo Fester parece ter tudo na vida: é um poderoso magnata de Silicon Valley, empresário de renome mundial, pai de três filhos orgulhosos e bem-sucedidos. Mas o seu início de vida foi dramático: filho de um sobrevivente do Holocausto, tornou-se empreendedor para sobreviver à dor do seu pai, à pobreza e ao bullying que sofreu na infância, tornando-se especialista em reinventar-se. Conseguiu ser um dos homens mais ricos do mundo, mas toda a riqueza e o poder não conseguem esconder a verdade: a família Fester está não só falida, como também dilacerada por disputas e rancores.

Após um encontro com o psiquiatra Marco Polo, Theo descobre que existem milhões de pessoas que vivem prisioneiras dos seus próprios egos – de anónimos a celebridades, de miseráveis a milionários. A família Fester é um exemplo perfeito de miséria emocional. À beira da morte, o mega-empresário usará estratégias incríveis para libertar os seus filhos dos cárceres mentais e fazer deles pessoas mentalmente saudáveis – e descobrirá que é mais fácil acumular uma riqueza material do que enriquecer espiritualmente. Prepare-se para conhecer os seus próprios cárceres mentais, neste romance cativante e inesquecível.




LIVROS FICÇÃO

Plataforma
Plataforma ©Alfaguara

PLATAFORMA, de Michel Houellebecq

Sinopse oficial: Michel é um funcionário público parisiense, solteiro, quarentão, cínico e apático. A morte do pai converte-o, do dia para a noite, em herdeiro de uma fortuna que lhe permitirá viver comodamente sem precisar de trabalhar. Decide então partir de férias para a Tailândia, empenhado em esquecer tudo e mergulhar numa miríade de prazeres exóticos.

No oásis mundial do turismo sexual, conhece Valérie, quadro de uma agência de viagens. É uma mulher capaz de sentir prazer, não tem pudor de viver os seus desejos, e Michel vive com ela uma relação de imprevista intensidade. Regressado a Paris, decide criar com Valérie uma rede mundial de colónias de férias em que o sexo livre seja o lema, e o corpo a moeda de troca. O sucesso é imediato. Mas a tragédia está a um passo de distância.

Nesta nova edição do seu terceiro romance,  Michel Houellebecq, autor incontornável das letras francesas, faz uma reflexão implacável sobre a hipocrisia e a pretensa superioridade da civilização ocidental, com os seus seres desencantados e perversos. Um livro tão amargo quanto divertido, que releva o lugar do escritor francês como um dos mais lúcidos pensadores do nosso tempo.




LIVROS FICÇÃO

 

2001_Odisseia_no_Espaco
2001: Odisseia no Espaço ©Saída de Emergência

2001: ODISSEIA NO ESPAÇO, de Arthur C. Clarke

Sinopse oficial: Com posfácio do autor, inédito em Portugal, este é um extraordinário romance épico, com um amplo leque de interpretações e que permanece como um dos grandes clássicos da ficção científica.

“2001: Odisseia no Espaço” é uma viagem espacial de tirar o fôlego na busca por evidências de que o ser humano não está sozinho no cosmos. Uma expedição aos confins do Universo e da alma, na qual passado, presente e futuro se mesclam num contínuo enigmático.




LIVROS FICÇÃO

Devoradora_de_Pecados
A Devoradora de Pecados ©Saída de Emergência

 

A DEVORADORA DE PECADOS, de Megan Campisi

Sinopse oficial: Baseado num ritual praticado em Inglaterra até finais do Séc. XIX, este é um romance sombrio que mistura o folclore inglês com o poder feminino. 

Pelo crime de roubar pão, a jovem May recebe uma sentença para a vida: deve tornar-se numa Devoradora de Pecados– uma mulher proscrita, brutalmente marcada, cujo destino é ouvir a confissão final dos moribundos, ingerir alimentos que simbolizam os seus pecados como rito funerário e assim acolher as suas transgressões para conceder às suas almas acesso ao céu.

Órfã e sem amigos, aprendiza de uma Devoradora de Pecados com quem não pode falar, May tem de trilhar o seu caminho num mundo cruel e perigoso que não compreende. Quando um coração de veado aparece na urna de um moribundo que não confessou o pecado mortal que o alimento representa, a sua mestre recusa-se a ingeri-lo. É levada para a prisão, torturada e morta. Para vingar a sua morte, May terá de descobrir os responsáveis por uma ameaça que nas sombras põe em perigo o futuro de uma nação.




LIVROS FICÇÃO

 

A Condecoração
A Condecoração ©Círculo de Leitores

A CONDECORAÇÃO, de Danielle Steel

Sinopse oficial: Quando o exército alemão ocupa a França, em 1940, Gaëlle de Barbet tem 16 anos. Em poucos meses, o pai e o irmão são mortos, a mãe sucumbe à loucura e a sua melhor amiga, Rebekah Feldmann, é internada num campo de prisioneiros.

Correndo riscos terríveis, Gaëlle torna-se membro da Resistência, garantindo destemidamente a segurança de crianças judias sob o olhar da Gestapo e dos seus colaboradores franceses. As missões que secretamente leva a cabo no seio da Resistência marcá-la-ão por muitos anos.

Na fase final do conflito, Gaëlle põe em prática um plano para ajudar a salvar os tesouros artísticos do seu país. Contudo, quando a guerra acaba, é falsamente acusada como colaboracionista e foge para Paris, desonrada e em desgraça. É nessa cidade que começa uma nova vida, que acabará por levá-la a Nova Iorque, passando por uma carreira como modelo da Dior, pelo casamento, pela maternidade, por perdas terrivelmente dolorosas e por um amor duradouro, desenvolvido na idade madura, quando regressa a França.

Mas os fantasmas do passado nunca andam longe. Onde quer que vá, mantém-se o rótulo de colaboracionista até que a sua neta, uma respeitada jornalista especializada em política, inicia uma longa luta para que a sua avó seja finalmente reconhecida como uma heroína.




LIVROS FICÇÃO

Os Contos Mais Épicos de Conan
Os Contos Mais Épicos de Conan ©Saída de Emergência

OS CONTOS MAIS ÉPICOS DE CONAN, de Robert E. Howard

Sinopse oficial: Edição de luxo em capa dura, com ilustrações de artistas nacionais. Robert E. Howard não poderia imaginar que, quando publicou o primeiro conto de Conan, há quase cem anos, estava a criar uma das personagens mais memoráveis da literatura fantástica.

Do cinema à televisão, da animação à banda desenhada, dos jogos de tabuleiro aos RPG, dos videojogos à música e a todo o tipo de merchandise, o cimério tornou-se omnipresente na cultura pop. Sozinho, Howard criou o género sword & sorcery e a sua influência na fantasia só é ultrapassada por J. R. R. Tolkien.

Nesta edição de colecionador, barbaramente ilustrada por 23 ilustradores sanguinários, convidamo-lo a viajar até à Era Hiboriana e aos contos com mais energia, exotismo e sensualidade da literatura. E quem não concordar, por Crom, terá a cabeça rachada!




LIVROS NÃO FICÇÃO

Aproveita estas dicas para descobrir novos temas, aprofundar um assunto ou aumentar o leque de conhecimentos gerais. Tens muitos caminhos por desbravar!

Sugestões de livros de Não ficção
Não Ficção | © Pergaminho/ Oficina do Livro/ Desassossego

 




LIVROS NÃO FICÇÃO

 

Rodeado de psicopatas
Rodeado de Psicopatas ©Leya/ Lua de Papel

 

RODEADO DE PSICOPATAS, de Thomas Erikson

Sinopse oficial: Este é o novo livro de Thomas Erikson, especialista em comunicação, conferencista e autor do extraordinário bestseller “Rodeado de Idiotas” – que vendeu só na Suécia mais de 450 mil exemplares e foi traduzido para mais de 21 línguas.

O sucesso do seu primeiro livro de divulgação científica, focado em padrões de comportamento, e o modo como começou a ser posto em prática por pessoas mal-intencionadas, levou Thomas Erikon a escrever Rodeado de Psicopatas, centrado em estratégias para combater manipuladores. O autor constatou que há pessoas que não se reconhecem em nenhuma das cores atribuídas às várias personalidades tipo – vermelho (dominância), amarelo (inspiração), verde (estabilidade) e azul (capacidade analítica). Agem como camaleões e espelham a personalidade das vítimas para melhor as manipularem. Por outras palavras, são psicopatas.

Neste novo livro, Thomas Erikson volta a usar o sistema cromático DISA (criado pelo psicólogo William Marstom), não tanto para desmascarar os predadores (que não têm cor) mas sim para melhor identificar as forças e fraquezas das potenciais vítimas. Ou seja, se eu for “amarelo”, qual é a minha maior vulnerabilidade? E que armas poderei usar para me defender dos psicopatas que me rodeiam?

Livro essencialmente prático, é ilustrado com histórias arrepiantes de predadores disfarçados. E oferece aos leitores os conhecimentos e as ferramentas psicológicas para enfrentar qualquer manipulador e explorador, seja no emprego, seja na vida pessoal.

BOOKTRAILER | DESCOBRE “RODEADO POR PSICOPATAS”

 

 




LIVROS NÃO FICÇÃO

Até ao Fim dos Tempos
Até ao Fim dos Tempos ©Desassossego

 

ATÉ AO FIM DOS TEMPOS, de Brian Greene

Sinopse oficial: Esta é a nova e arrebatadora exploração que Brian Greene faz do cosmos e da nossa busca para o tentar compreender. Somos levados numa viagem pelo tempo, do que pensamos ser o princípio do universo até ao mais próximo que a ciência se consegue aproximar do que será o fim.

Exploramos como a vida emergiu do caos inicial e como as nossas mentes, ao ganharem consciência da sua própria temporalidade, procuraram formas de dar sentido à experiência através da história, do mito, da religião, da expressão criativa ou da ciência.

Através de uma série de histórias encadeadas que explicam camadas distintas mas interligadas da realidade, Greene apresenta-nos uma noção mais clara de como chegámos até aqui, uma imagem precisa de onde estamos atualmente e uma compreensão sólida de para onde nos dirigimos. Das partículas aos planetas, da consciência à criatividade, da matéria ao significado, Brian Greene permite-nos compreender e apreciar o nosso fugaz mas absolutamente fascinante momento no cosmos. Esta é uma perspetiva completamente nova do nosso lugar no Universo e do que significa ser humano.




LIVROS NÃO FICÇÃO

Citações e Pensamentos de José Saramago
Citações e Pensamentos de José Saramago ©Contraponto

 

CITAÇÕES E PENSAMENTOS DE JOSÉ SARAMAGO, de Paulo Neves da Silva

Sinopse oficial: Uma antologia de grandes frases de José Saramago, com organização de Paulo Neves da Silva, criador do site Citador.pt, uma referência na partilha de citações, excertos de textos e poemas em língua portuguesa, e autor de outros livros de sucesso deste género.

“Citações e Pensamentos de José Saramago” inclui 640 citações, enquadradas em 280 temas, e ainda 20 textos breves. O livro surge numa altura em que estão prestes a assinalar-se 11 anos sobre a morte do único escritor de língua portuguesa vencedor do Prémio Nobel de Literatura.

José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo, e fez-se leitor na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa. Em 1947, publicou o seu primeiro livro, Terra do Pecado, e, em 1953, terminou o romance Claraboia, publicado apenas após a sua morte. Foi editor, tradutor, crítico literário e jornalista. E, apesar de ter regressado à escrita em 1966, com Os Poemas Possíveis, só em 1976 se instalou no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra e fazer nascer o romance Levantado do Chão e o modo de narrar que passou a caracterizar a sua ficção e que hoje é conhecido em todo o mundo.

Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos como Memorial do ConventoO Ano da Morte de Ricardo ReisA Jangada de Pedra, O Evangelho segundo Jesus CristoEnsaio sobre a Cegueira, ou A Viagem do Elefante. Recebeu o Prémio Camões em 1995 e, em 1998, tornou-se o único autor de língua portuguesa distinguido com o Prémio Nobel de Literatura.




LIVROS NÃO FICÇÃO

Vidas Por um Fio – Histórias Milagrosas de Sobrevivência no século XXI
Vidas por um Fio ©Oficina do Livro

 

VIDAS POR UM FIO, de Luís Francisco

Sinopse oficial: “Vidas Por um Fio – Histórias Milagrosas de Sobrevivência no século XXI”, do jornalista Luís Francisco, conta situações limite em que a vida levou a melhor sobre a morte – contra todas as possibilidades.

Desastres naturais, acidentes dramáticos, ataques de animais, aventuras perigosas. Esta é a crónica dos que, contra todas as probabilidades, sobreviveram quando tudo parecia perdido. E também, em muitos casos, dos que operaram verdadeiros milagres para os salvar.

José Salvador Alvarenga andou à deriva no Pacífico durante 438 dias a bordo de uma casca de noz até dar com terra. Ewa Wisnierska foi sugada por uma nuvem de trovoada quando fazia parapente, subiu acima dos dez mil metros de altitude e transformou-se numa bola de gelo antes de cair a quase 120km/h, até que a sua asa susteve a queda; 12 rapazes tailandeses e o seu treinador de futebol foram resgatados das profundezas da terra na mais espantosa, arriscada e solidária operação de salvamento que o mundo já viu.

Em todos os 27 casos contados em “Vidas por Um Fio” pelo jornalista Luís Francisco, a vida driblou a morte. Contra todas as probabilidades. Quando a vida está por um fio, percebemos que viver não é um direito adquirido. Conquista-se, com determinação, coragem e inteligência. E, já agora, um bocadinho de sorte.




LIVROS NÃO FICÇÃO

Factos Escondidos da História de Portugal
Factos Escondidos da História de Portugal ©Oficina do Livro

 

FACTOS ESCONDIDOS DA HISTÓRIA DE PORTUGA, de José Gomes Ferreira

Sinopse oficial: “As referências que faço neste livro às teses de muitos autores nacionais e estrangeiros que contrariam a História Oficial de Portugal não se devem a uma fé incondicional da minha parte no que dizem ou escrevem, mas sim ao facto de as suas afirmações serem suportadas por provas concretas que existem e estão à vista de todos, em muitos mapas, atlas, livros, cartas e outros documentos que os historiadores mais ortodoxos simplesmente desprezam.

Essas teses, longamente ignoradas, mas devidamente fundamentadas, permitem chegar às seguintes conclusões:

-A figura do Padrão dos Descobrimentos e dos Painéis de São Vicente que nos dizem ser o infante D. Henrique é, na verdade, o infante D. Pedro, esse sim, o primeiro grande impulsionador dos Descobrimentos.

-O Brasil foi descoberto mais de cinquenta anos antes da data oficial, como prova o mapa de Andrea Bianco de 1448;

-O Canadá foi assim batizado por se tratar do nome da propriedade do descobridor algarvio João Vaz Corte Real: a Canada, em Tavira;

-Os portugueses descobriram a Austrália. Mapas de 1447 mostram-na desenhada ao estilo da nossa cartografia e com nomes lusitanos”.

Estes e outros factos continuam arredados da História oficial dos países envolvidos, porque os interesses políticos, diplomáticos e económicos pesam mais do que a verdade.  Com a ajuda das tecnologias de informação e o acesso a provas como mapas e outros documentos de época, cada vez mais cidadãos estão a tomar consciência de que a verdadeira História dos seus países tem muitas páginas escondidas – a de Portugal não é exceção, como nos revela esta investigação de José Gomes Ferreira.




LIVROS NÃO FICÇÃO

Honjok
Honjok ©Pergaminho

 

HONJOK, de Francie Healey e Crystal Tai

Sinopse oficial: Este é um livro no qual são partilhadas reflexões sobre a beleza da solitude e a profunda satisfação que decorre de investirmos na nossa vida interior. Trata-se, assim, de uma viagem de autorreflexão que conduzirá o leitor à sua interioridade através de um processo de observação diligente e de um cuidado questionamento.

Ao explorar os temas da solidão, do amor-próprio e da liberdade exercida do interior para o exterior, a leitura de Honjok oferecer-lhe-á a oportunidade de aprender mais sobre o seu eu verdadeiro e sobre os seus desejos e necessidades.

«O termo honjok […] emergiu na Coreia do Sul como chavão contracultural em 2017, altura em que um elevado número de jovens coreanos começou a usá-lo como um hashtag identitário e alusivo às suas atividades. “Hon” é uma abreviatura de “honja”, que significa só; “Jok” significa tribo. Juntando ambos, “honjok” significa “tribo de uma só pessoa”».




LIVROS NÃO FICÇÃO

 

È preciso ter lata
É Preciso Ter Lata ©Arteplural

 

É PRECISO TER LATA, de Lola Milne

Sinopse oficial: Este livro põe fim ao preconceito com os enlatados, mostrando que não precisamos de ingredientes frescos e dispendiosos para fazer receitas deliciosas. Imagine que foi convidado para jantar em casa de um amigo. Chega um pouco mais cedo e vê-o na cozinha, de volta de algumas latas de atum e de feijão branco. Admita: ia pensar que se tratava de uma refeição feita à pressa, algo para desenrascar.

Com o livro É Preciso Ter Lata, de Lola Milne, vai deixar de pensar assim. A food stylist e fotógrafa apresenta-nos 80 deliciosas receitas com conservas e enlatados, que vão deitar por terra a ideia de que alimentos em conserva são ingredientes menores.

«Hoje em dia é possível comprar uma lata de tomate ou de atum em quase qualquer parte. Os enlatados são um produto universal, económico e acessível. Pedantismos não são para aqui chamados: os enlatados são um recurso subvalorizado e ocupam um lugar de destaque em todas as receitas de É Preciso Ter Lata».

A autora escreveu este livro a pensar em quem pretende ter jantares mais arrojados, reinventar o uso dos alimentos de despensa e conhecer alguns ingredientes menos usados que estão à espera de ser descobertos. São receitas à base de grãos e leguminosas, tomates e legumes, peixe, fruta e doces, acompanhamentos criativos… todas deliciosas e saidinhas da lata!




LIVROS NÃO FICÇÃO

 

O Mel da Deusa
O Mel da Deusa ©Oficina do Livro

 

O MEL DA DEUSA, de Tamar

Sinopse oficial: Ser mulher é sê-lo consciente de quem somos. Conhecer o nosso corpo é conhecer-nos a nós. Neste, que é o primeiro e único livro de uma autora portuguesa sobre sexualidade feminina consciente, Tamar aborda assuntos que interessam a todas as mulheres e que todas enfrentam ao longo das várias fases da sua vida.

Tamar é educadora de desenvolvimento pessoal e sexualidade consciente há vários anos e na sua consulta e formações acompanha casais mas sobretudo mulheres de várias faixas etárias, desde pré-adultas até mulheres na menopausa.

Com o seu projeto O Mel da Deusa consegue, através das redes sociais falar para centenas de mulheres sobre as questões mais prementes: os seus ciclos, o prazer feminino, a autodescoberta, de situações de abuso, de violência e de afirmação feminina.

Neste livro vamos encontrar todos os assuntos que uma mulher ao longo das várias fases da vida, enfrenta e desfruta, ganhando assim ferramentas para viver uma vida mais plena e um prazer máximo e respeito como mulher.




LIVROS NÃO FICÇÃO

Cidades do Sol
Cidades do Sol ©Editora Objectiva

 

CIDADES DO SOL, de Paulo Moura

Sinopse oficial: A classe média asiática cresceu brutalmente nas últimas décadas. Dentro de poucos anos, será mais numerosa do que a classe média no Ocidente, com tudo o que isso significa em termos de viragem nos gostos, nos estilos de vida dominantes, no consumo, nas artes, na cultura popular, nas ideias políticas.

Nas vésperas da emergência da China como maior potência mundial e da Ásia como principal centro cultural e num momento em que, ao céptico Ocidente, faltam optimismo e ideias novas, o que tem o mítico oriente para oferecer ao mundo? Paulo Moura tenta responder a esta, e outras questões, com este empolgante livro.

 




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

Os livros podem ser companheiros de grandes desafios, histórias fantásticas e enredos mágicos. Qualquer que seja a tua idade…

Sugestões de livros Infanto-Juvenil
Infantil e Juvenil | ©Nuvem de Letras /Texto Editora/ASA



LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

Duelos- Michel Vaillant
Duelos- Michel Vaillant ©ASA BD 

MICHEL VAILLANT- DUELOS, de Denis Lapière, Benjamin Benéteau, Vincent Dutreuil

Sinopse oficial: Daniel Farid, jovem prodígio francês, é escolhido para pilotar o segundo Vaillante Cervin no WRC, o Campeonato Mundial de Ralis.

Fazendo equipa com Michel Vaillant, ambos se vão bater ao longo de toda a temporada contra Neuville, Ogier e Tänak…

Mas Michel Vaillant depressa se apercebe de que o seu verdadeiro adversário não é senão o seu companheiro de equipa, já que o objetivo deste último é efetivamente “mandar o veterano para a reforma”! Conseguirá Michel Vaillant refrear as ambições desmedidas do seu jovem rival?




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

A Raposa
A Raposa ©Bertrand Editora

A RAPOSA, de Isabel Thomas e Daniel Egnéus

Sinopse oficial: Esta é uma história sobre fins e inícios… Na floresta ainda coberta de neve no início da primavera, a raposa tem como missão encontrar alimento para as suas crias. À medida que elas crescem, a raposa ensina-as a sobreviver na Natureza. Até que, um dia, a raposa morre…

Então e agora? É possível que uma vida nasça daquela que terminou? Com versos apelativos e ilustrações magníficas, este extraordinário livro é a prova de que uma abordagem científica à morte pode ser tão bela e inspiradora quanto as histórias tradicionais.

Para além de informativo, é também um livro comovente, com ilustrações de tirar o fôlego. Indicado para crianças com mais de seis anos.




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

UEFA EURO 2020 - LIVRO OFICIAL
UEFA EURO 2020 – LIVRO OFICIAL ©Texto Editora

UEFA EURO 2020 – LIVRO OFICIAL 

Sinopse oficial: Repleto de factos e de estatísticas e com uma tabela para preencher à medida que o torneio decorre, o “UEFA EURO 2020: O Livro Oficial” é o guia perfeito para acompanhar a maior festa do futebol europeu

A 16.ª edição do Campeonato Europeu de Futebol da UEFA terá lugar entre 11 de junho e 11 de julho de 2021, em 12 cidades espalhadas um pouco por toda a Europa, desde Dublin a Bacu e de São Petersburgo a Roma.

Este livro explora todo o torneio, incluindo uma análise pormenorizada dos países em jogo e as suas hipóteses de êxito; as estrelas que deverão estar nas primeiras páginas dos jornais; e ainda a recordação dos momentos mágicos de mais de 60 anos de competições gloriosas.




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

Masha e o Urso- O Jogo de Futebol
Masha e o urso– O jogo de futebol ©Nuvem de Letras

MASHA E O URSO- O JOGO DE FUTEBOL, de Animaccord

Sinopse oficial: A Masha adora futebol! E o Urso também! Perfeito! Desta vez, estão de acordo. O que poderá correr mal?

A Masha está decidida a ver futebol no cadeirão do Urso… E o Urso também! Oh-oh! Tem de haver uma maneira de tirar a pequena marota do seu lugar. E há, mas não a que o Urso poderia desejar…

A Masha está cheia de entusiasmo para jogar futebol. E o Urso terá de a acompanhar. Vamos lá treinar, instale-se o público, porque o jogo vai começar!




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

O GRANDE LIVRO DOS SUPER TESOUROS QUE REALMENTE IMPORTAM
O Grande Livro dos Super Tesouros que realmente Importam ©Nuvem de Letras

O GRANDE LIVRO DOS SUPER TESOUROS QUE REALMENTE IMPORTAM, de Susanna Isern e Rocio Bonilla

Sinopse oficial: Memórias, professores, natureza, animais, sonhos… As coisas que realmente importam podem ser muito diferentes para cada um de nós.

Para a Sara, o mais importante de tudo são os amigos. Para o Álvaro, é o amor. Para o Manuel, é a família. São supertesouros valiosos que nos fazem felizes e dos quais devemos cuidar. Quais são teus?

Um álbum encantador que volta a reunir a psicóloga e escritora Susanna Isern e a aclamada ilustradora e pedagoga Rocio Bonilla.

 




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

UEFA EURO 2020 KIDS LIVRO DE FACTOS OFICIAL
UEFA EURO 2020 Kids- Guia de Factos Oficial ©Texto Editora

UEFA EURO 2020 Kids- Guia de Factos Oficial

Sinopse Oficial: O Guia Oficial para os mais jovens aprenderem e testarem os seus conhecimentos sobre o EURO 2020. Queres tornar-te um especialista no maior Campeonato Europeu de Futebol da UEFA de sempre? Este GUIA DE FACTOS OFICIAL explica-te tudo sobre o grande acontecimento desportivo do verão, o UEFA EURO 2020.

Com mais de 100 fotografias cheias de ação, este livro analisa as seleções que vão disputar a fase final e apresenta-te as estrelas que prometem iluminar a competição – onde se incluem Kylian Mbappé, Antoine Griezmann, Harry Kane, Eden Hazard, Cristiano Ronaldo e muitos outros. E, como verdadeiro adepto, tens ainda tabelas que podes preencher com os resultados dos jogos e registar tudo o que se vai desenrolando durante o torneio.




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

Matilde e o retrato amaldiçoado,
Matilde e o Retrato Amaldiçoado@ Nuvem de Letras

MATILDE E O RETRATO AMALDIÇOADO, de Patrícia Furtado

Sinopse oficial: Querem saber em que tipo de aventuras é que Matilde e os seus amigos se meteram desta vez? Só vos digo que mete um retrato amaldiçoado de um certo e determinado mago, uma cave cheia de tesouros e segredos, um misterioso homem barbudo e uma amiga mágica que vai ajudar Matilde a praticar novos feitiços. Sem esquecer Fred, o furaleão mais querido do mundo, claro.

Cheio de ação e alguns sustos, o novo livro da coleção Matilde precisa de ti e dos teus amigos para descobrir o que esconde, afinal, a cidade de Torres Altas e os seus habitantes.




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

A GAVETA MÁGICA,
A Gaveta Mágica ©ASA

A GAVETA MÁGICA, de António Mota e ilustrações de Cátia Vidinhas

Sinopse oficial: Quando a gaveta mágica das histórias que existe na cabeça dos avós fica subitamente vazia, é sinal de que algo se passa. Mas o quê? Quando isso aconteceu à avó do Santiago, o menino ficou muito triste. Também não era para menos! Ele gostava tanto das histórias que a avó costumava contar-lhe todas as noites, ao adormecer…

Mas o que o Santiago também percebeu foi que a avó tinha ficado tão ou mais triste que o neto, para além de preocupada e confusa. Foi então que o Santiago abriu a sua própria gaveta mágica das histórias e surpreendeu tudo e todos com a sua imaginação!




LIVROS- INFANTIL E JUVENIL

 

O Verão Secreto do Zé
O Verão Secreto do Zé ©Oficina do Livro

O VERÃO SECRETO DO ZÉ, de Jack Ryder

Sinopse oficial: Junta-te ao Zé e ao seu Bando Secreto numa inesquecível aventura mágica, cheia de humor e ternura, em dois volumes. O Zé não anda nada entusiasmado com a chegada das férias de verão – o pai trabalha horas sem-fim, por isso tudo o que ele tem à sua espera é uma casa vazia. Mas, quando os traquinas dos vizinhos do lado, os irmãos Bruno e Raul, decidem arrastá-lo para uma aventura, a vida do Zé dá uma reviravolta.

Juntos, os três novos amigos decidem explorar a estranha casa abandonada no topo da colina e não tardam a descobrir que, por baixo da hera que cobre as suas paredes, se escondem muitos segredos, entre os quais uma rapariga sem memória. Se ao menos ela se lembrasse de alguma coisa…

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.