Luca | Curiosidades do novo filme Disney*Pixar
O novo filme da Disney*Pixar já está disponível na Disney+! Por entre paisagens da Itália, conhece algumas curiosidades divertidas de “Luca”.
Por entre o mar das paisagens costeiras de Itália, passando por um verão divertido e com vários monstros marinhos cheios de cor, “Luca” é a nova animação da Disney*Pixar e promete agradar a miúdos e graúdos! Com estreia exclusiva na plataforma de streaming da Disney+, a Magazine.HD já teve oportunidade de espreitar esta maravilha e por isso decidiu partilhar alguns fun facts sobre a longa-metragem. Prontos para saber mais sobre o mundo de “Luca”?
SUBSCREVE JÁ A DISNEY+
UMA PESQUISA GASTRONÓMICA

A produção de “Luca” foi deveras deliciosa para as mentes criativas desta nova animação. Para preparar o filme, as equipas rumaram a Itália – mais precisamente às vilas coloridas das Cinque Terre – para pesquisar sobre a cultura local, arquitectura e o ambiente geral do local. Mas um dos pontos altos da pesquisa foi sem dúvida a comida; Enrico Casarosa, nativo de Itália, chegou mesmo a proporcionar um típico jantar italiano a alguns membros da equipa na casa de família de Genoa.
INSPIRAÇÃO DE WALT DISNEY

Apesar de ser um filme já dentro dos estúdios Pixar, as referências à Disney fizeram-se notar. Uma delas é o poster de “20,000 Leagues Under the Sea”, o filme da Walt Disney que estreou nos cinemas de Portorosso em dezembro de 1954.
A PAIXÃO PELOS ASTROS

Numa das cenas, Luca e Giulia espreitam pelo telescópio, com Giulia a referir que o mesmo pertence ao “Old Man Bernardi” (o velho homem Bernardi). Esta
TAKE A LOOK – When Luca and Giulia sneak a peek through the telescope, she mentions it belongs to a
“Old Man Bernardi.” This is a nod to set supervisor Chris Bernardi’s lifelong love of astronomy and
astrophotography. He personally owns six telescopes!
VOZES ITALIANAS

A equipa de “Luca” decidiu manter a produção o mais local possível e nesse sentido convidou crianças de Itália para dar voz às várias crianças do filme.
LUCA VS CINEMA ITALIANO

Itália foi uma grande inspiração para “Luca”, mas também os filmes italianos, principalmente da década de 50. Enrico Casarosa inspirou-se em vários mas em particular “La Strada” e “Roman Holiday”, que inclusive tiveram posters criados para aparecer no filme.
O MONSTRO MARINHO DE LUCA

A personagem marinha de Luca, enquanto monstro marinho, tem um total de 3436 escamas no seu corpo.
UMA GRAVAÇÃO DIFERENTE

A personagem de Alberto teve um processo de gravação de voz bastante diferente do habitual. Jack Dylan Grazer, o actor que deu voz a Alberto, gravou todos os seus diálogos dentro de um armário da sua mãe.
UMA QUESTÃO DE LÍNGUA

Emma Berman, a voz de Giulia, é de facto uma fluente em russo, mas com um paixão desmedida por spaghetti. Ela adora ir ao restaurante italiano do seu bairro em São Francisco e fazer os pedidos todos em italiano para treinar. Parece que esta paixão valeu bem a pena!
MELHORES AMIGOS

A personagem de Alberto, o melhor amigo de Luca, foi de facto inspirada no melhor amigo de infância de Enrico Casarosa, o realizador do filme. O seu nome também era Alberto.
EFEITOS SONOROS A PEDIDO

O som que Luca faz quando termina o seu primeiro prato de massa é de facto um “efeito sonoro” do próprio jovem actor, Jacob Tremblay. O arroto é de facto uma “habilidade” de Tremblay, que parece ter nesse pequeno gesto uma habilidade especial e a pedido.
A VOZ DO REALIZADOR

Enrico Casarosa, que teve em “Luca” a sua estreia como realizador, também acabou por emprestar a sua voz ao filme, com dois pequenos cameos. O primeiro é à personagem vencedora de um jogo de cartas, em Portorosso, e que grita “Scopa!”. A outra é um pescador que grita com um barco que acelera ao seu lado, gritando “What’s wrong with you, Stupido!”
UMA ANIMAÇÃO AO PORMENOR

As bocas de Luca e Alberto são dos momentos de animação mais detalhados de todo o filme. Para ajudar os animadores a criar as suas expressões faciais redondas, ao longo de todo o filme, sabe-se que a personagem de Luca possuia 221 pontos de controlo, e Alberto cerca de 223.
A BOLA DA PIXAR

A icónica bola da Pixar também fez a sua aparição em “Luca”. Amarela, vermelha e azul, é visível num telhado durante a Portorosso Cup, quando vemos a corrida de bicicletas a decorrer.
OS NÚMEROS PIXAR

Um filme Pixar não teria a mesma magia se não conseguíssemos encontrar pequenas referências icónicas. O número de 2assinatura”, A113, aparece num bilhete de comboio que é mostrado durante o filme. Para além disso, o número do comboio é 94608, o código-postal da cidade de origem da Pixar, Emeryville.
NOTA: Para quem não conhece a origem, A113 é o número da sala de aula da CalArts, um local onde muitos estudantes de cinema fizeram o seu percurso académico.
UM NEGÓCIO DE PEIXES

O trabalho de Luca, debaixo de água, é ser um ‘pastor de peixes’, os goatfish (trad. livre: peixes-cabra). Estas espécies existem na vida real e algumas delas nas águas costeiras de Itália. No filme Luca tem ao seu cuidado precisamente 24 peixes, um nod ao facto desta ser oficialmente a 24ª animação da Pixar.
Lê Também:















