©Disney

Luca da Disney•Pixar e outros filmes sobre o verão em Itália

1 de 12

Quais os melhores filmes sobre o verão em Itália? De Luca a Chama-me Pelo Teu Nome vem connosco numa viagem com muito calor italiano.

Siete pronti per l’estate? Aqui na MHD somos fãs do melhor do cinema do verão, sobretudo de filmes sobre o verão em Itália. Com o lançamento de “Luca” na plataforma de streaming Disney Plus cada vez mais próximo, queremos celebrar o melhor do cinema italiano. Vamos viajar a Sorrento, Roma, Napóles, Capri, TortolìFlorença, Veneza ou até qualquer parte no norte de Itália.

Com muito entusiasmo, faremos as malas para viajar a esses locais, onde se vibram as energias de estrelas do cinema como Sophia Loren, Audrey Hepburn, Clark Gable, Gregory Peck, Katherine Hepburn, Giancarlo Giannini, Timothée Chalamet, Vittorio De Sica ou Marcello Mastroianni. Somos arrebatados pelas suas experiências solarengas e relaxantes em areal cintilante e em águas reluzentes.

Há realmente muito cinema sobre o verão para descobrir antes de “Luca” da Disney•Pixar, cujo mundo italiano é contado pela equipa técnica no vídeo partilhado a seguir. Acreditamos que esta lista de melhores filmes sobre o verão em Itália é a forma mais justa para celebrar a sua estreia e a história de amizade que nele nos é contada.

Pensar em cinema de verão é pensar muitas vezes no cinema leve, descontraído e também num cinema que aborda o crescimento e a transição para algo novo. Ora bem, quando os filmes sobre verão são feitos em Itália, parece existir uma harmonização dessas ideias com os principais valores da vida e cultura italianas. Sejam nativos ou estrangeiros à procura de conhecer um novo mundo, o verão em Itália no cinema simboliza a liberdade face às convenções sociais. Uma fuga necessária à tradição.

Historicamente, os filmes sobre o verão em Itália tem uma importância vital para as audiências do pós-segunda Guerra Mundial, sobretudo na década de 50. Enquanto o neorrealismo obrigava os italianos a confrontarem-se com a devastação social, cultural e humana das suas gentes, o cinema sobre o verão apropriava-se de alguns esses dogmas para analisar de maneira mais divertida e descomprometida os seus costumes. Foram por isso importantíssimos a transformação e o boom económico decorridos nos anos 50 e anos 60, onde la dolce vita italiana começou a ser uma ideologia vincada na rotina dos cidadãos italianos, naquele que vestiam, que comiam, nos carros que conduziam e até nos filmes que viam em salas de espectáculo. As transformações em termos laborais, garantiram melhor qualidade de vida e, por isso, muitos poderiam fugir da rotina em fábricas e escritórios para os locais mais paradisíacos ao redor da península. O mar e o calor deixaram de ser pesadelos intermináveis, aliados à pesca e à necessidade de obter alimento para alimentar os mais novos. O verão em Itália tornava-se um formidável reflexo da sociedade italiana, dos seus vícios, das suas virtudes e das suas maneiras de ser.

Além disso, no cinema de verão italiano há algo mais forte, que faz a identidade do indivíduo superar o seu sentido de comunidade ou de família. A comunidade e a família são temas inerentes a praticamente todo o cinema italiano, mas nos filmes sobre o verão em Itália, o que importa é a procura do indivíduo pelo seu sonho mais íntimo ou até mais secreto, que nem ele consegue mais esconder porque o calor é muito. Desta forma, o verão em Itália oferece-nos as personagens mais heterogéneas, que todos os espectadores merecem conhecer. Não nos focamos apenas em filmes de animação como “Luca”, mas em histórias dos mais distintos géneros e realizadores.

Aqui ficam os diferentes filmes sobre o verão em Itália, as suas personagens e a melancolia de uma estacão que passa mais rápido do que deveria, consumindo-nos de tamanha melancolia. Partilhamos não só os filmes como as maneiras onde os poderás assistir, seja em streaming como em DVD. Andiamo?

1 de 12

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1394 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.