Mario Monicelli | Cem Anos de Cinema

 

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, dedica a sua programação de junho a Mario Monicelli, numa homenagem sincera.

Mario Monicelli

Na ocasião do centenário de Mario Monicelli, surge uma colaboração com a Cinecittà Luce o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, a Associação Il Sorpasso / Festa do Cinema Italiano e a Dante Alighieri de Porto.

“Monicelli representa (afirma o critico Steve Della Casa), com uma continuidade que tem algo de milagroso, a produção média italiana, que era o esqueleto de um cinema que parecia ter esgotado a própria herança, sem que novos modelos e novos módulos se afirmassem.”

Neste ciclo Cem Anos de Cinema, são propostos nove dos sessenta e nove filmes que o realizador concebeu, entre os quais alguns grandes clássicos como I Soliti Ignoti, La Grande Guerra e L’Armata Brancaleone.

A convidada especial desta homenagem, é Chiara Rapaccini, companheira de vida e colaboradora de Monicelli. Uma notável ilustradora que, além de apresentar ao público português alguns dos filmes programados, traz a Portugal uma série de obras gráficas inspiradas no trabalho do marido que serão expostas na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, a partir do dia 11.

Lê Também:   O Rapto, a Crítica | O filme de Marco Bellocchio chega à Festa do Cinema Italiano

Para acompanhar este evento, a Festa do Cinema Italiano edita em DVD uma nova versão restaurada de um dos seus mais célebres sucessos: I Soliti Ignoti (Gangsters Falhados). Uma obra prima da cinematografia italiana que conta as aventuras tragicómicas de um bando de ladrões, interpretada por um elenco de luxo (Vittorio Gassman, Marcello Mastroianni, Totò e Claudia Cardinale).

Mais informação sobre este ciclo aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *