Jodie Foster em "O Mauritano" | © Cinemundo

O Mauritano | Livro em que se baseou o filme editado em Portugal

Já podes ler o livro que serviu de inspiração para o filme “O Mauritano”, nomeado aos Globos de Ouro 2021.

Originalmente publicado como “O Diário de Guantánamo”, o livro foi escrito por Mohamedou Ould Slahi durante os primeiros anos em que esteve detido e descreve todo o processo de captura, interrogatório e tortura de que foi alvo. O manuscrito original foi editado por Larry Siems, escritor e ativista dos direitos humanos, que durante muitos anos dirigiu o “Freedom to Write Program” do PEN American Center.

“Este texto fundamental, que o governo norte-americano tentou esconder do grande público, contém mais de 2500 linhas censuradas após seis anos de batalhas jurídicas.”, refere comunicado da  Vogais, editora do livro em Portugal. “Trata-se de registo extraordinário e um documento sem precedentes da história do século XXI: uma obra que descreve, com um detalhe e uma proximidade inéditos, os processos de captura, interrogatório, brutalização e tortura perpetrados pelas autoridades dos EUA ao abrigo da chamada War on Terror“.

Lê Também:   Globos de Ouro 2021 | Como ver os filmes nomeados

Mohamedou nasceu na Mauritânia em 1970 e ganhou uma bolsa para estudar na Alemanha, onde trabalhou durante vários anos como engenheiro. Regressou ao seu país em 2000 e no ano seguinte foi detido pelas autoridades mauritanas, a mando dos Estados Unidos, suspeito de ser um dos mentores do ataque terrorista de 11 de Setembro.

Foi enviado para uma prisão na Jordânia, reencaminhado para a base das Forças Aéreas de Bagram no Afeganistão e, finalmente, para a prisão de Guantánamo, na ilha de Cuba, onde foi vítima de tortura. Em 2010, um juiz federal ordenou a sua libertação imediata, mas o governo norte-americano contestou a decisão. Foi libertado em 2016.

 

Livro "O Mauritano"
O Mauritano © 20|20 Editora /Vogais

Baseado neste livro, “O Mauritano” é a transposição para o grande ecrã da história verídica de sobrevivência de Mohamedou após encarceramento desde 2002 a 2016, sem julgamento, na Prisão de Guantánamo.

Realizado por Kevin Macdonald, conta com um elenco abrilhantado por Jodie Foster, Benedict Cumberbatch, Shailene Woodley e Tahar Rahim. O filme foi nomeado nos Globos de Ouro 2021 na categoria Melhor Ator Drama – Tahar Rahim e Melhor Atriz Secundária Drama – Jodie Foster.

Com distribuição assegurada pela Cinemundo, a estreia de “O Mauritano” no cinema depende da evolução das restrições decorrentes do atual confinamento.

TRAILER | O MAURITANO É UM DOS MAIS ANTECIPADOS FILMES DE 2021

 

O que vais fazer primeiro: ler o livro ou ver o filme?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *