Melhores Aberturas de Séries de Sempre | 10. Outlander
A Magazine.HD decidiu reunir os membros que compõem a equipa de Televisão, e escolheu as suas melhores aberturas de séries de sempre. Outlander é uma das nossas escolhas!
<< 11. A TEORIA DO BIG BANG | 9. MAD MEN >>
10. Outlander
A série da Starz tem um dos temas de abertura mais característicos e apelativos dos últimos anos. A música é uma adaptação da popular canção escocesa “The Skye Boat Song” que conta a história do Príncipe Charles Edward Stuart, o impulsionador da revolta jacobita, e da sua fuga para a Ilha de Skye depois da derrota na Batalha de Culloden.
Como todos os fãs de “Outlander” sabem, a batalha é um evento que é esperado desde o início da série. No entanto, esta não é a principal razão que torna a música tão icónica. A produção fez uns pequenos ajustes na letra de Robert Louis Stevenson para aplicar a canção não só a Charles, mas também a Claire.
Para além da letra única, outra particularidade da canção do compositor de “The Walking Dead”, Bear McCready, é o facto de a melodia acompanhar os protagonistas nas suas viagens. Os instrumentos celtas foram o foco da música na primeira temporada, enquanto a viola de gamba e as letras francesas deram a vibração parisiense da segunda temporada.
Na terceira temporada, os espectadores retomam a música original. Porém esta muda completamente com influências das Caraíbas no episódio nove, “The Doldrums”, quando Jamie e Claire começam a jornada para encontrar o jovem Ian.
No entanto, a música não é a única peça-chave de “Outlander”. A sequência de abertura apresenta diversos elementos característicos da série. Sempre que existem mutações espácio-temporais na história, a abertura também se altera visulamente. Se no primeiro ano tínhamos imagens de duelos e de tradições escocesas, no segundo já são apresentados costumes diferentes e carroças, bem como o regresso a Escócia e imagens da Batalha de Culloden. O último ano, além das imagens da Jamaica, também exibiu deslumbres da vida no século XX.
A relativa simplicidade da sequência não a torna menos artisticamente construída, muito pelo contrário. O arranjo melódico de McCreary da música e as imagens claras e nítidas do cenário escocês combinam.
<< 11. A TEORIA DO BIG BANG | 9. MAD MEN >>
Concordas com as nossas escolhas? O que mudarias? Diz-nos quais são, para ti, as melhores aberturas de séries de sempre!