Mad Men

Melhores Aberturas de Séries de Sempre | 9. Mad Men

A Magazine.HD decidiu reunir os membros que compõem a equipa de Televisão, e escolheu as suas melhores aberturas de séries de sempre. A abertura de Mad Men é uma das nossas escolhas.


<< 10. OUTLANDER8. FRIENDS >>


9. Mad Men

Trinta e seis segundos. É este o tempo que dura a hipnotizante abertura de “Mad Men”. Numa homenagem ao grafismo de “Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes”, a série de Matthew Weiner edificou a simbiose perfeita entre música e identidade visual, metáfora perfeita para a sua personagem principal (Don Draper) e para o universo explorado.

Mas comecemos pelo fim. A última imagem dá-nos a farsa, quem Don projecta ser. Um homem a preto e branco sentado, descontraído e dominante, de cigarro na mão. No entanto, tudo o que antecede esse momento de contemplação, estilo e serenidade, é uma queda constante. Um escritório onde os quadros escorrem pelas paredes, as cadeiras desmaiam e até a elegante mala abandona o seu dono, aquele homem oculto que vê tudo desmoronar à sua volta. A isso sucede-se a queda literal. Camisa branca e fato branco num mergulho que se perde entre arranha-céus pintados por publicidade. Possível vê-lo como o desespero, a queda como consequência de uma catadupa de más decisões; ou apenas um mergulho criativo, o abraçar de um novo mundo, de uma nova persona.

Com um instrumental criado por RJD2 e um design da responsabilidade de Steve Fuller e Mark Gardner, a introdução de “Mad Men” mostra, mais do que qualquer outra coisa, um homem perdido e preso no sonho americano que vende. Todos os dias. Todos os episódios.


<< 10. OUTLANDER8. FRIENDS >>


Concordas com as nossas escolhas? O que mudarias? Diz-nos quais são, para ti, as melhores aberturas de séries de sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *