Os melhores e piores posters da semana (18/09-24/09)

Uma mulher que grita desesperada no Halloween, dois irlandeses furiosos e um elegante hitman são as principais imagens dos melhores posters da semana.

Uma das críticas mais recorrentes que apontamos a posters de cinema nesta rubrica é a de que os designers se focaram em demasia na cara dos atores como elemento visual central. Tal como uma série de outras técnicas e estruturas, esta escolha estilística não é necessariamente má, só que a sua utilização e execução tendem a deixar muito que desejar. Esta semana, apresentamos exemplos disto, tanto na seleção dos piores como dos melhores posters da semana, evidenciando assim as multiplicidades de qualidade que esta abordagem pode assegurar a um cartaz promocional.


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Como sempre, começamos positivamente com a lista dos melhores posters da semana.

 

melhores posters tyler perry boo! Madea's Halloween

Logo à partida se vê que isto não é nenhuma seleção de posters com os melhores atores ou dos melhores filmes. Ao longo da sua carreira de grande sucesso, Tyler Perry tem vindo a afirmar-se como um dos mestres do entretenimento cinematográfico para um público afro-americano, sendo que, apesar de suas limitações como realizador e ator, quase todos os seus trabalhos se mostram triunfos comerciais. Por isso mesmo, é fácil entender como, para a promoção do seu filme Tyler Perry’s Boo! A Madea Halloween, seja escolhida uma abordagem como esta, onde se enfatiza a sua presença acima de tudo o mais, ou, mais especificamente, a presença da sua personagem paródica, Madea. É simples, impactante e até memorável na sua falta de gosto.

 

john wick melhores posters

A seguir temos um poster onde o corpo do ator também está presente com solene magnificência. John Wick foi um triunfo inesperado quando estreou em 2014, mostrando como um Keanu Reeves solene podia ainda ser um dos grandes heróis de ação do cinema de género. Agora, com a sua sequela John Wick: Chapter Two, os fãs do primeiro filme esperam outra mostra de espetacular violência cinemática concentrada em torno de Reeves, aqui exposto na severa elegância de um assassino profissional. O estoicismo elegante da sua figura é pontuado pelas mãos descontextualizadas com uma fita métrica que oferecem um toque de humor visual e uma valente pontuação a esta ideia de uma figura severa, estilosa e exata.

Lê Também: John Wick, em análise

 

trespass against us

Finalmente, temos o cartaz de Trespass Against Us, onde dois dos melhores atores irlandeses da atualidade se confrontam em close-up e banhados num tom de vermelho sanguinário. Com duas presenças tão titânicas como Michael Fassbender e Brendan Gleeson é entendível que as pessoas por detrás desta campanha promocional queiram enfatizar os protagonistas do filme, mas é o uso da cor, da composição e da linha branca que separa as duas faces que o poster atinge o seu máximo potencial, resumindo o tema de conflito familiar do filme numa poderosa imagem.

Lê Ainda: Macbeth, em análise

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Da excelência passamos à absoluta mediocridade, sendo que também passamos do cinema às produções originais de um dos mais insípidos estúdios de televisão imagináveis, o Hallmark Channel.

 

melhores posters piores

melhores posters piores

melhores posters piores

Quando não se tem grandes estrelas, seria de esperar que os designers de cartazes tentassem criar algum tipo de dinamismo visual que não simplesmente a apresentação enfadonha do elenco, mas parece que não. Estes três cartazes para filmes televisivos, Autumn Vineyard, Love on a Limb e The Irresistible Blueberry Farm, são tão maus e aborrecidos que parecem paródias. Admitam lá, é difícil olhar para estes desastres e não nos rirmos com escárnio da sua incompetência.

 


Será que, para a semana, vamos ter um estúdio ou canal televisivo a dominar outra vez uma das nossas seleções, ou vamos ter uma coleção de posters mais diversa? Não percas!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *