melhores posters outubro mary queen of scots

Os melhores posters de outubro

Umas facadas sanguinárias, um tridente reluzente e duas rainhas em guerra são algumas das imagens em destaque nos melhores posters de outubro.

No mês do Halloween, muitos filmes de terror marcaram presença nos cinemas mundiais. Como seria de esperar, esses mesmos filmes marcam presença na nossa lista dos melhores posters do mês. A eles se juntam grandes êxitos críticos do circuito dos festivais que agora chegam ao público em distribuição comercial e algumas propostas referentes a obras que só estreiam mesmo em 2019. Enfim, nunca é cedo demais para começar a apostar num grande plano promocional.

Segue as setas para descobrires os 25 melhores posters de outubro. Caso concordes com a nossa seleção ou desejes deixar algumas sugestões de outros grandes cartazes, deixa o teu feedback nos comentários.

Lê Também:
20 filmes odiados pelas razões erradas (Parte I)

25. AQUAMAN

melhores posters outubro aquaman
Os posters para filmes de super-heróis tendem a ser caracterizados por montanhas de ruído visual, independentemente do estúdio responsável pelo projeto. Por isso mesmo, a simplicidade relativa deste poster de “Aquaman” e uso inteligente do adereço mais icónico do herói resultam numa proposta inteligente e refrescante.




24. ANNA AND THE APOCALYPSE

melhores posters outubro anna and the apocalypse
Zombies e gotas de sangue espalhadas pelo cenário são elementos essenciais para a promoção de qualquer musical natalício que se prese. Pronto, isso pode ser mentira na generalidade, mas não no caso de “Anna and the Apocalypse”, um híbrido de géneros tão maluco como admiravelmente audaz. A bizarria temática do poster e seu doentio esquema cromático emparelhado com iconografia de terror e Natal representam um cocktail visual estrondoso.




23. A MADEA FAMILY FUNERAL

melhores posters outubro a madea family funeral
Por vezes, é só necessária uma paródia de Beyoncé protagonizada por Tyler Perry para um poster merecer lugar neste top 10 mensal.




22.PET SEMATARY

melhores posters outubro pet sematary
Uma imagem quase apocalíptica de parafernália fúnebre e degredo natural emparelhada com uma tagline poderosa e bem destacada é tudo o que é preciso para “Pet Sematary” garantir lugar nesta lista dos melhores posters de novembro.




21. SHOPLIFTERS – UMA FAMÍLIA DE PEQUENOS LADRÕES

melhores posters outubro shoplifters
Este poster para “Shoplifters”, o filme que ganhou a Palme d’Or deste ano, prima pela união familiar da sua fotografia e pela suavidade reconfortante do esquema cromático. É belo e calmo, pacífico e elegante, uma joia de simplicidade gráfica e primor cinematográfico.




20. WELCOME TO MERCY

melhores posters outubro welcome to mercy
Um corpo a ser levitado, um feixe de luz a rasgar a escuridão, ameaçadores farrapos de fumo e uma misteriosa abertura luminosa no chão são os elementos que fazem deste poster de “Welcome to Mercy”, uma das mais belas e chamativas propostas promocionais no panorama do cinema de terror.




19. THE OATH

melhores posters outubro the oath
A mistura de autoridade poderosa sugerida pela bandeira americana e pelo grafismo retilíneo com o gesto brincalhão e enganador da mão ilustrada, é a combinação perfeita para promover esta comédia.




18. HAPPY DEATH DAY 2U

melhores posters outubro happy death day 2u
A máscara de bebé escondida na penumbra é o elemento mais genial e horrorífico deste poster para “Happy Death Day 2U”. Certamente não aceitaríamos nenhum bolinho desta sinistra figura. As plumas de fumo a flutuar por cima da vela acabada de apagar são um toque deliciosamente ominoso.




17. PETERLOO

melhores posters outubro peterloo
Um momento de caos congelado no tempo, o tumulto da História a desenrolar-se capturada numa fotografia que parece uma pintura oitocentista, assim é o poster de “Peterloo”.




16. BEETLEJUICE

melhores posters outubro beetlejuice
Para celebrar o aniversário deste clássico de Tim Burton, temos aqui uma interessante proposta ilustrada que joga com a iconografia de Beetlejuice, a personagem titular a quem Michel Keaton deu vida.




15. BOHEMIAN RHAPSODY

melhores posters bohemian rhapsody outubro
Considerando que a melhor razão para ir ver “Bohemian Rhapsody” no formato IMAX é a sua estrondosa reprodução do concerto Live Aid de 1985, este poster escolheu a imagem perfeita para destacar. Além disso, o contraste entre o amarelo do título e o roxo espampanante do fundo representa uma combinação gritantemente chamativa.




14. BODIED

melhores posters outubro bodied
Este poster de “Bodied” é um ótimo exemplo de como as citações críticas se podem tornar em mais um elemento gráfico a ser usado para tornar um poster corriqueiro numa imagem memorável. O melhor de tudo é a jocosa censura dos elogios críticos em destaque.




13. BIRD BOX

melhores posters outubro bird box
É estranho e desconcertante ver um poster cuja imagem central é a face de Sandra Bullock e em que os olhos da atriz superestrela estão cobertos, anonimizando a sua figura e desumanizando-a a ela e às crianças dentro da foto. “Bird Box” ameaça ser uma experiência bem perturbadora, pelo que um poster assim parece ser uma proposta promocional perfeitamente apropriada.




12. THE CLOVEHITCH KILLER

melhores posters outubro the clovehitch killer
Como este inquietante poster de “The Clovehitch Killer” nos mostra, por vezes é mais assustador mostrar a ameaça de violência, a calma antes da tempestade, que deixar a descoberto todo um festim de sangue e vísceras.




11. THE MAN IN THE HIGH CASTLE

melhores posters outubro the man in the high castle
Este poster para a nova temporada de “The Man in High Castle” serve como triste ilustração da luta ideológica no seu centro, cujas ramificações e reflexos no nosso mundo são chocantemente intensas. A chama de um símbolo de liberdade heroica a ser rudemente coberta pela iconografia fascista. A chama ainda arde, mas é impossível ignorar quão a suástica deformada domina a imagem.




10. MONROVIA, INDIANA

melhores posters outubro monrovia indiana
Uma foto da feira municipal de Monrovia na forma do estado do Indiana. Desta forma, o documentário “Monrovia, Indiana” ilustra o seu próprio título de modo inteligente, direto e chamativo.




09. THE CURSE OF LA LLORONA

melhores posters outubro the curse of la llorona
Esta composição horizontalmente simétrica parece quase uma pintura, onde a calma de uma superfície aquosa serve de tela para a sugestão de espectros escondidos entre nós. Trata-se de um cartaz mais belo que assustador, mas há que admirar a elegância aqui posta em evidência.




08. MARY, QUEEN OF SCOTS

melhores posters outubro mary queen of scots
Duas rainhas banhadas em ouro, sua pele clara, olhos azuis e cabelos ruivos em saturado destaque. Para um filme tão centrado na dinâmica entre as suas duas personagens principais como “Mary, Queen of Scots”, tal proposta é perfeita e maravilhosamente simples. A cereja no topo do bolo é o modo como esta proposta gráfica também coloca em destaque os figurinos ostentosos do filme, sem deixar que o design geral se torne demasiado ruidoso ou garrido.




07. HELLBOY

melhores posters outubro hellboy
Uma tagline atrevida e uma ilustração majestosa são todos os elementos necessários para um inesquecível poster para a nova encarnação cinematográfica de “Hellboy”.




06. ROMA

melhores posters outubro roma
Uma pose coletiva de carinho e afeto, talvez até de tristeza. Uma composição elegante, raios de sol no horizonte e o contraste entre gradações de cinza e o amarelo das letras. Todos estes elementos fazem deste cartaz de “Roma” um dos melhores do mês.




05. SUSPIRIA

melhores posters suspiria outubro
O primeiro poster de “Suspiria” a figurar na lista deste mês é um dos muitos cartazes de personagem que o filme tem vindo divulgar desde meio de outubro. Neste caso particular, a pose e a expressão enigmática de Tilda Swinton já seriam boas razões para admirar a imagem, mas junta-se a isso o jogo cromático entre a palidez da atriz e o fundo, entre as suas vestes rubras e o S no canto superior direito, entre os cabelos negros e o nome da personagem por cima da sua cabeça. O resultado é um poster que parece um retrato mais apropriado a uma galeria que às paredes de um cinema. Uau.




04. DISOBEDIENCE

melhores posters outubro disobedience
Um gesto de aproximação estilhaçado em fragmentos de movimento, de intenção, de medo e coragem. Este cartaz de “Disobedience” no modelo horizontal preferido pelo mercado britânico é uma das mais elegantes sumarizações de um romance cinematográfico em forma de poster que já vimos.




03. HALLOWEEN

melhores posters outubro halloween
Provavelmente o modo mais original de usar citações críticas em qualquer poster deste ano. Considerando a temática de “Halloween”, o ato sanguinário em destaque não poderia ser mais apropriado.




02. SUSPIRIA

melhores posters outubro suspiria
Voltamos a ter um poster de “Suspiria” neste topo 25. Desta vez, trata-se de uma proposta mais ilustrativa que transmite bem o misticismo demónico que o filme integra na sua narrativa e jogo tonal. A combinação de vermelho vivo, preto e branco é quase uma das imagens de marca do filme, neste momento.




01. COLD PURSUIT

melhores posters outubro cold pursuit
Uma imagem forte é tudo quanto basta para um poster ser declarado o melhor do mês. Prova disso é este cartaz para “Cold Pursuit”, que imediatamente captura a atenção de qualquer potencial espectador com a insana e muito violenta situação que aqui apresenta. Queremos ver o filme só para entender como é que este desastre caricato acontece. Isto sim, é excelente promoção, tão chamativo com audaz.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1693 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.