Os melhores e piores posters da semana (10/07-16/07)

Uma bandeira a servir de forca, um cavalo feito estrela de Hollywood e um par de luvas ensanguentadas são algumas das imagens presentes nos melhores posters da semana.

Apesar de esta rubrica tratar maioritariamente de posters de cinema, seria erróneo pensar que os posters para entretenimento se resumem apenas a essa parte do mercado. Afinal, no advento de uma das mais celebradas épocas da televisão, é de esperar que também haja grandes cartazes promocionais para criações do pequeno ecrã. E isso é sem nada referir de cartazes para música, teatro, museus, eventos ou mesmo designs alternativos feitos por fãs de cinema. Esses últimos são muitas vezes criados com mais originalidade do que as versões concebidas por equipas de marketing profissionais. Com isso em consideração, decidimos honrar, pela primeira vez, designs alternativos de cinema e cartazes de TV na nossa seleção dos melhores posters da semana.


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Essas duas novas vertentes da arte do design de posters cartazes promocionais ficam na nossa seleção dos melhores posters da semana que, excecionalmente, tem quatro cartazes em destaque.

 

melhores posters birth of a nation

Quando cineastas como Spike Lee em Malcolm X, subvertem a imagem da bandeira americana, a reação pública é usualmente agressiva. Não sabemos ainda se este recente cartaz para Birth of a Nation de Nate Parker vai causar ira no público dos EUA, mas é inegável que a imagem do seu protagonista a ser enforcado por uma bandeira enrolada é de uma força e choque consideráveis. Mas, refletindo sobre a história verídica em que o filme se baseia, é difícil não encontrar uma ácida verdade no poster. Afinal, para um escravo afro-americano do século XIX que liderou uma revolta violenta contra os seus opressores e acabou por ser executado pela sua rebelião, o símbolo patriótico dos EUA terá sido pouco mais que uma marca da mortífera opressão e desumanidade que lhe destruíram a vida e o roubaram de liberdade e básica dignidade.

Vê Também: The Birth of a Nation ganha o primeiro trailer

 

melhores posters

Outro cartaz que faz bom uso da história verídica do seu sujeito e o poder da face humana é o poster de Southwest of Salem: The Story of the San Antonio Four. Nas décadas de 80 e 90 do século passado, os EUA foram assolados por uma crescente histeria pública em volta de supostos casos de satanismo e bruxaria que muitas vezes envolveriam o abuso sexual de crianças. Como é de esperar, no meio da histeria generalizada, muitas pessoas foram injustamente acusadas e condenadas, incluindo as mulheres cuja história é contada por este novo documentário. O cartaz tem uma composição muito convencional, mas isso apenas chama mais a atenção para os seus principais elementos visuais, um retrato meio desfocado e obscurecido das quatro mulheres na atualidade, e as fotografias que foram tiradas aquando da sua detenção. Só o tempo roubado implícito nesta justaposição de informação fotográfica é suficiente para fazer alguém parar, observar o cartaz e vislumbrar alguma da tragédia humana contida nesta história infelizmente verídica.

 

melhores posters bojack horseman

De dois pesados filmes que ainda não estrearam passamos a uma das mais peculiares e surreais delícias da animação atual, a série televisiva BoJack Horseman. Apesar de ser um dos conteúdos menos celebrados da Netflix, esta história passada numa Hollywood povoada por animais antropomórficos tem a maravilhosa ousadia de se autopropor, no seu poster,como grande novo triunfo da era dourada da televisão americana. Afinal, depois dos Sopranos, Mad Men e House of Cards, só podia mesmo vir um cavalo feito estrela de cinema, não concordam?

 

melhores posters drive

Temos ainda que salientar o trabalho de designers de cartazes alternativos, como Matthew Woodson, que recentemente concebeu e divulgou o seu poster para Drive, a estilizada obra-prima de ação e crime de Nicholas Winding Refn. Este já é um filme de 2011, mas o poster é desta semana e não podíamos deixar de celebrar a sua maravilhosa utilização de alguns dos visuais mais memoráveis e instantaneamente icónicos desse filme, como o blusão de cetim cor-de-rosa e as luvas de condução, aqui manchadas de sangue.

Lê Também: Só Deus Perdoa, em análise

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Depois de uma variada e inspiradora coleção de posters, é uma tragédia ter de ferir a vista com a mediocridade dos piores exemplos de cartazes da semana. Felizmente, temos apenas duas atrocidades para examinar.

 

melhores posters cafe society

Para um filme acabado de sair de Cannes com críticas bastante positivas na sua generalidade, inspiração nos anos 20 e com algumas das mais apelativas estrelas na Hollywood moderna, é isto que temos como poster oficial de Café Society? Mais valia terem ficado na linha do teaser ilustrado, mas parece que as equipas de marketing não conseguem resistir a cabeças flutuantes e manipulação de fotos pouco convincente. Uma vergonha!

Lê Ainda: 69º Festival de Cannes (Dia 1) | O Café de Woody Allen

 

melhores posters rules don't apply

Pelo menos o cartaz do filme de Woody Allen tem algum apelo cromático e alguns toques de pueril charme. Em comparação, esta desolação de poster para Rules Don’t Apply é um crime contra os inocentes que são atentados com a sua existência. Caras de atores em grande plano, composição geométrica feita sem qualquer primor estético, cores escuras e sem força e uma silhueta que parece recortada por um aluno de Photoshop no seu primeiro dia de aprendizagem – que tristeza.

 


Para a semana talvez voltemos a ter cartazes de TV ou designs alternativos, mas uma coisa é certa: decerto, teremos mais desinspiradas cabeças flutuantes em maus posters. Não percas!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *