Classic Fever | Ghostbusters (1984)

O divertido e descomplexado tiro de ficção científica e comédia de Ivan Reitman tornou-se, inadvertidamente, num absoluto clássico de culto para as audiências dos anos 80 e 90.

A propósito da estreia em sala do reboot que substitui o quarteto original por quatro comediantes “de saias”, aproveitamos para revisitar o filme que em 1984 mudou tudo.

 

O QUE É QUE VOU RELEMBRAR HOJE?

Ghostbusters, ou no título português Caça-Fantasmas (1981), de Ivan Reitman e protagonizado por Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Sigourney Weaver..

ghost2

Lê mais: Caça-Fantasmas, em análise

 

 

MAS AFINAL DO QUE É QUE TRATA?

Peter Venkman (Bill Murray), Raymond Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três simpáticos parapsicólogos que estudam fantasmas e outros fenómenos sobrenaturais. Um dia decidem montar o seu próprio negocio: Os Caça-Fantasmas. No início, as pessoas não lhes querem pedir ajuda, mas assim que começam a trabalhar, surgem inesperados problemas com fantasmas. Entretanto, Peter Venkman sente-se atraído por uma rapariga, Dana Barrett (Sigourney Weaver), que tem um problema: o seu frigorífico está possuído por espíritos! Só Os Caça-Fantasmas podem resolver a situação.

ghost4

 

 

PORQUE É QUE NÃO POSSO PERDER?

Abram alas para a epítome das comédias dos anos 80 e para um dos filhos prodígios da cultura pop. Casando na perfeição a comédia com o terror e o espetáculo sci-fi, Ghostbusters tornou-se particularmente memorável pela abordagem cartoonizada ao seu universo fantástico, no entanto, não podemos ainda deixar de salutar o vanguardismo de alguns dos seus temas, como incluir um lote de “heróis de meia idade”, um retrato aguçado (mas verídico) da cobertura agressiva dos media ou as noções de portabilidade tecnológica.

Surgindo como o segundo filme mais rentável de 1984 – apenas atrás de O Caça Polícias com Eddie Murphy – Ghostbusters atingiu rapidamente o sucesso crítico e comercial. Nomeado para dois Óscares (Melhores Efeitos Visuais e Música), o filme de Reitman rapidamente atingiu o estatuto de culturalmente incontornável, sendo mesmo destacado por várias publicações e instituições como uma das melhores comédias americanas de sempre (AFI, Entertainment Weekly, Total Film, IGN, entre outras.

O enorme franchise que envolve a marca Ghostbusters inclui a sequela de 1989, séries televisivas, bandas-desenhadas, jogos e, como se concluiu esta semana, um fantástico e imaginativo reboot que transforma os protagonistas em mulheres para a nova era.

ghost3

Lê ainda: Caça-Fantasmas | Revelações do Elenco

 

 

UMA FRASE PARA A POSTERIDADE

If there’s something strange in your neighborhood. Who you gonna call?

ghost

 

 

PARA FICAR NO OLHO E NO OUVIDO (DA MENTE)

 


 

Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *