Os melhores e piores posters da semana (01/01-07/01)

Uma pintura musical, um comovente tableaux nipónico e a campanha presidencial de Taraji P. Henson constituem os melhores posters da primeira semana de 2017.

Nesta primeira semana de 2017, o mundo dos posters do cinema tem sido caracterizado por duas tendências. Tendo em conta que estamos a chegar ao auge da Awards Season (as nomeações para os Óscares são anunciadas no final do mês), é normal que as distribuidoras estejam a tentar chamar atenção para os seus mais prestigiados títulos. Afinal, mais do que uma pura meritocracia, os Óscares são um barómetro de atenção mediática.  A outra grande tendência foi a proliferação de posters de filmes que fazem o circuito dos festivais, nomeadamente os filmes que estiveram em Cannes, Berlim e Veneza em 2016 e vão ser agora finalmente distribuídos no circuito comercial.


OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Começamos por esses títulos dos festivais, que agora têm oportunidade de surpreender audiências fora do contexto exclusivo de Cannes e outros eventos semelhantes.

 

melhores posters after the storm

After the Storm é o mais recente filme do japonês Hirokazu Koreeda e , como é o caso de praticamente todos os filmes deste realizador, é um delicado melodrama familiar com uma relação intergeracional no seu choroso coração. Nesta magnífico cartaz ilustrado, o par cuja dinâmica constitui o centro emocional do filme aparece-nos à distância, bloqueados por uma janela que parece chorar com as gotículas de chuva na sua superfície transparente. Elegante, lírico e verdadeiramente belo.

 

melhores posters la la land

Tecnicamente, La La Land também é um dos filmes que fez sucesso nos festivais de 2016, nomeadamente Veneza, mas seria ingénuo pensar que os seus novos cartazes e crescentemente intensa campanha promocional devêm desse facto. Na verdade, estamos a ver uma campanha dos Óscares a chegar ao seu píncaro, quando já todos ouviram falar de um filme e os designers do poster podem atrever-se a criar uma peça tão estilizada, mas chamativa, como este novo cartaz para a versão IMAX do musical.

Lê Também: Depois de Leonardo DiCaprio, é hora de uma previsão aos Óscares 2017

 

melhores posters elementos secretos

Por muito intensa que esteja a ser a campanha promocional de La La Land, a de Elementos Secretos é dez vezes pior. E ainda bem que é, sendo que este filme está numa posição muito mais incerta que o musical de Damien Chazelle no que diz respeito aos Óscares, e que estes novos posters são maravilhosamente chamativos com a sua estética retro.

 

 


OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Depois da coleção de cartazes para Elementos Secretos, a nossa seleção dos piores posters da semana é bastante diminuta. Enfim, o ano está a somente no seu início, vamos tentar ser mais positivos que o costume.

 

personal shopper poster

Como tal, o pior poster desta semana é esta versão francesa do cartaz de Personal Shopper e, ao invés de apontar as suas muitas falhas, não vamos dizer nada. Afinal, basta olhar para esta tristeza para perceber quão medíocre é, não concordam?

Lê Ainda: Top MHD | Os melhores posters de 2016

 


Como será a seleção dos melhores posters da próxima semana? Será que continuaremos a ter uma predominância de filmes destinados a receber uma série de nomeações para os Óscares?

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1522 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *