Os melhores e piores posters da semana (05/02-11/02)

O olhar vidrado de uma bailarina pré-adolescente, o carisma de Keanu Reeves, ícones religiosos super coloridos e a música dos anos 80 dominam os melhores posters da semana.

É verdade que, ocasionalmente, apresentamos seleções dos melhores posters da semana em que a confusão visual e o detalhe minúsculo dominam. No entanto, há que celebrar a simplicidade concetual e gráfica – por vezes, o cliché está certo, e menos é mais. Por isso mesmo, esta semana escolhemos uma série de cartazes que primam pela sua simplicidade, com uma notória, mas igualmente sagaz e divertida exceção.

 


OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

 

Começamos esta coleção dos melhores posters da passada semana com três novas propostas gráficas para um filme que já muitas vezes passou por esta rubrica.

 

Novamente, os designers encarregues de criar o material promocional de John Wick: Chapter 2 continuam a mostrar a sua inteligência e soberbo sentido estético. Entre registos monocromáticos ilustrados, propostas tingidas com as cores saturadas de néones publicitários e uma abordagem reminiscente de banda-desenhada, todos estes posters continuam a apostar na presença de Keanu Reeves e seu peculiar magnetismo – e continua a resultar!

Lê Também: John Wick, em análise

 

the fits melhores posters

Outra proposta cheia de cor e a presença magnética de um ator é esta versão inglesa do poster de The Fits, onde a luz distorcida serve como indicador do movimento humano que domina o filme.

Lê Ainda: Os principais filmes esquecidos pelos Óscares

 

rey melhores posters

Por falar em cor, este cartaz de Rey é um pequeno milagre de divertida iconografia religiosa a ser subvertida com uma estética meio pop art. Para além disso, é memorável.

 

it comes at night melhores posters

Pelo contrário, este misterioso e desconcertante poster para It Comes at Night usa a falta de cor e luz como forma de salientar a profundidade da sua ameaçadora escuridão. Se formos honestos, este é um poster perfeito para um filme de terror e é um bom candidato ao título de melhor poster de 2017, mesmo que ainda nem tenhamos saído do segundo mês do ano.

 

guardiões da galáxia melhores posters guardians of the galaxy

Relativamente longe de noções de simplicidade elegante e minimalismo, temos o teaser poster de Guardiões da Galáxia, vol. 2. A Marvel continua a promover a sequela a um dos seus maiores sucessos com uma série de jogos visuais e referenciais apoiados na mixtape que foi uma das partes mais populares do filme original.

 


OS PIORES POSTERS DA SEMANA

 

Em relação aos piores posters da semana temos apenas uma simples e repetida crítica a apontar a todos os cartazes da nossa seleção.

 

piratas das caraibas poster

Genérico e facilmente esquecível, número 1.

 

grass stain poster

Genérico e facilmente esquecível, número 2.

 

humanity bureau poster

Genérico e facilmente esquecível, número 3.

 


Será que, para a semana, teremos algumas críticas mais variadas para os cartazes mais medíocres ou vamos, ao invés, ter uma inesperada razia de boas escolhas para os melhores posters da semana? Não percas!

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *