Os melhores e piores posters da semana (10/04-16/04)

Documentários inspiradores, ídolos musicais do passado e alguns dos mais célebres super-heróis do momento são os grandes temas e protagonistas de alguns dos posters desta passada semana.

Tal como acontece todas as semanas, reunimos aqui alguns dos melhores posters que foram divulgados pelos estúdios e distribuidoras nos últimos dias. Bem, selecionamos os melhores, mas também os piores, pois, infelizmente, no mundo dos cartazes de cinema existem tantos triunfos como terríveis fracassos.

 


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Esta seleção dos melhores posters da semana demonstra como nem sempre os melhores filmes, ou mesmo os mais mediáticos, são quem apresenta marketing mais visualmente inspirador e cativante.

 

Miles Ahead Melhores Posters

Miles Ahead pode estar a receber críticas destruidoras, mas há que admirar o grafismo deste novo cartaz para o filme biográfico sobre o músico Miles David. Outros posters anteriores para este mesmo filme já haviam utilizado a estilizada silhueta de Don Cheadle com um trompete, mas o uso de letras na composição da figura é uma novidade. O facto das palavras aqui escritas não serem sobre o filme, mas sim sobre a figura central e seu legado artístico é um golpe de puro génio de marketing, e o uso dos vincos do papel a cruzarem a imagem como se este fosse um cartaz vintage e já algo gasto é um toque de deliciosa sagacidade visual.

 

de palma melhores posters

Tal como o seu título indica, De Palma é um filme sobre o cineasta Brian De Palma, autor de obras tão célebres e memoráveis como Scarface, Missão Impossível e Carrie. O uso de ilustração neste poster é de destacar, especialmente o facto de ser feita num registo estilístico tornado popular aquando do auge deste realizador nas décadas de 70 e 80. Para além da admirável técnica temos o conteúdo que consiste num retrato do realizador junto a persianas, por onde conseguimos vislumbrar imagens dos seus filmes. O autor e sua obra em comunhão num poster formidável.

Lê Também: Coração de Cão, em análise

 

equal means equal melhores posters

Por último, temos um cartaz para outro documentário. Ao contrário de De Palma, contudo, esta obra não é uma homenagem celebradora da vida de um indivíduo, mas sim uma exploração das injustiças sistémicas que afetam metade da população americana. Não que a falta de igualdade entre sexos seja algo exclusivo dos EUA, mas Equal Means Equal toma como seu principal sujeito as injustiças enraizadas na própria constituição e legislação dessa nação, e, com uma brilhante e simples imagem, este poster transmite a mensagem do filme de modo claro e cortante. Por vezes ser-se direto e memorável é melhor que qualquer tipo de mais refinada subtileza, especialmente quando a causa em questão é tão merecedora de atenção.

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

A seleção dos piores cartazes desta semana é algo curiosa, tendo em conta que alguns destes filmes já foram, nesta mesma rúbrica, incluídos na secção dos melhores posters.

 

teenage mutant ninja turtles melhores posters

Primeiro temos o novo poster para o mais recente filme das Teenage Mutant Ninja Turtles. Outrora, o cartaz completamente ilustrado desta nova obra teve direito a lugar de primazia e louvor, o que faz desta desonra algo ainda mais doloroso. Depois do glorioso tratamento gráfico desse último cartaz, esta amorfa e completamente banal imagem é um incrível desapontamento e completamente esquecível em comparação.

Vê Também: Tartarugas Ninja Heróis Mutantes: O Romper das Sombras | Novo trailer

 

x-men apocalipse melhores posters

A semana passada, os cartazes individuais dos cavaleiros do apocalipse impressionaram pela sua magnificência e negra atmosfera. Na mesma medida em que esses posters foram memoráveis, o novo cartaz de X-Men: Apocalipse é uma triste montanha de atores unidos por mau Photoshop e observados pela cabeça gigante de Oscar Isaac como o vilão titular. Com má manipulação digital, composições forçadas, atores em desleixado agrupamento e caras de gigantescas proporções, este cartaz é um exemplo perfeito de clichés do design de cartazes hoje em dia. Infelizmente nem isso consegue fazer desta imagem algo minimamente interessante.

Lê Ainda: Filmes Mais Antecipados de 2016 | 4. X-Men: Apocalypse

 

capitão américa guerra civil melhores posters

Se os heróis mutantes do poster anterior se apresentavam em confusa mistura, então este cartaz de Capitão América: Guerra Civil é o píncaro da desorganizada salganhada de super-heróis. Cartazes anteriores deste muito antecipado filme, jogaram com a geometria de posicionar os heróis em oposição declarativa, mas aqui, tais sofisticações estéticas foram completamente postas de parte em prol de uma horrenda visão de desprezível marketing.

 

Terríveis posters parecem estar a ser a mais recente doença dos grandes estúdios de Hollywood, enquanto os melhores cartazes provêm de documentários. Será que esta tendência vai continuar para a semana, ou iremos ver algo novo?


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1577 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.