Os melhores e piores posters da semana (30/10-05/11)

A mais espetacular super-heroína da DC Comics, uma pitada de miserabilismo romeno e um flashback para o verão marcam presença nos melhores posters da semana.

Chega novembro e chega uma das mais bizarras alturas do ano para posters de cinema. Por um lado, temos o cinema de prestígio de Hollywood a tentar captar a atenção do público na sua endiabrada sede por troféus. Noutro panorama, os grandes filmes de autor que dominaram os festivais de cinema europeus como Berlim, Cannes e Veneza, começam a estrear internacionalmente. Com orçamentos astronomicamente superiores a esses dois exemplos temos os blockbusters da época natalícia e aqueles que apenas vão estrear no ano seguinte mas que começam já os seus intermináveis cortejos de antecipação. E, evidentemente, por vezes aparece-nos a ocasional ovelha negra de um filme de verão cujos designers ainda andam a trabalhar em mais posters para públicos internacionais. Nesta tempestade de variedade, vejamos que filmes aparecem nas nossas seleções dos melhores posters da semana e dos piores.

 


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Nesta seleção começamos pelos resquícios do verão passado, com o poster de um filme que já por várias vezes passou por esta seleção semanal de excelência no panorama dos posters de cinema.

 

star trek beyond melhores posters

Falamos, pois claro, de um novo cartaz de Star Trek: Além do Universo, onde essa cliché combinação de cores do vermelho e preto voltam a mostrar por que razão os designers de todo o mundo são tão obcecados com esta escolha gráfica. Poderoso, impactante e com algum sentido de humor por entre o seu dramatismo – aquela minúscula silhueta de Kirk na mota – este é, sem dúvida, um dos melhores posters da semana.

Lê Também: Star Trek: Além do Universo, em análise

 

Depois temos outro filme em que Chris Pine se vai provar um herói de ação, mas aqui ele nem tem direito a aparecer no teaser poster pois, afinal, esta é a grande estreia de Wonder Woman como protagonista de um filme. Depois de uma série de projetos que provocaram o escárnio da crítica internacional, será que Wonder Woman terá o mesmo destino? Com imagens como estas e trailers igualmente espetaculares, esperamos bem que não.

Vê Também: Wonder Woman está pronta para salvar o mundo em novo trailer

 

o exame melhores posters

Finalmente, num registo radicalmente diferente, apresentamos um dos mais recentes cartazes ilustrados para O Exame, o novo filme do Novo Cinema Romeno a triunfar tanto nos festivais como nos mercados internacionais. Apesar do registo colorido e infantil destes grafismos, o filme é uma tragédia moral, mas é precisamente a relação e distanciação de um pai e sua filha que está no centro de toda a espiral de desgraças e constitui o alicerce emocional de todo o filme.

Lê Ainda: A Volta ao Mundo em 80 Filmes

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Se tivemos variedade na nossa seleção dos melhores posters da semana, na coleção de qualidade inversa o mesmo não acontece. Vejam lá se conseguem adivinhar o tema comum entre estes miseráveis exemplos de mediocridade gráfica.

passengers poster

all we had poster

run the tide poster

Caras. Caras de atores que os designers destes infelizes cartazes acharam ser o único elemento visual necessário para vender o seu filme. No caso de Passengers isso poderá muito bem ser verdade, com estrelas de um calibre tão grande como Jennifer Lawrence e Chris Pratt. Mas isso não significa que este poster seja algo mais que um poço de tédio visual sem fundo. Quer dizer, pelo menos os lábios franzidos e perfeitamente cor-de-rosa das duas estrelas têm algum interesse estético, algo que certamente não existe no cartaz de All We Had, onde Katie Holmes parece tão aborrecida como nós, e Run the Tide, um poster capaz de provocar ataques de narcolepsia tal é o seu potencial soporífero.

 


Para a semana, é possível que voltemos a ver super-heróis, só resta saber em que metade da nossa seleção, mas uma coisa é certa, esperemos que os piores posters da semana mostrem alguma variedade no seu horror e não a sonolenta e agonizante banalidade de hoje.


 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *