Metro Redux (PS4) | Análise

 

 redux_ps4_pegi_266x  

  • Editora: 4A Games
  • Produtora: Koch Media
  • Plataformas: PS4, Xbox One, PC

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Metro Redux é a mais recente remasterização a chegar à nova geração de consolas e oferece-nos Metro 2033 e Metro Last Light, tal como os DLCs existentes. Sendo um pack com dois jogos, as expetactivas são altas e as horas de jogo também, mas será que houve aqui um salto qualitativo?

Na realidade houve, sendo que 2033 demonstra esse salto como muito mais facilidade do que LL (Last light) que saiu o ano passado. Olhando para 2033, facilmente percebemos que o salto gráfico é bastante grande, aproximando-se do que LL oferece, mas 2033 não apresenta apenas melhorias técnicas. O que vemos neste pack é um belo conjunto de adições nos cenários, efeitos de luz e sombra de bom nível e várias personagens reconstruidas para oferecer um ambiente mais realista e coerente. A isto junta-se o facto de o jogo estar bastante fluido, sem quebras, proporcionando um ritmo levado do início ao fim e uma boa atmosfera. Este aproximar de 2033 ao que temos em LL é de tal forma significativo que ficamos perante a sensação de que estamos a jogar um único jogo dividido em duas partes.

metro redux

Esta sensação torna-se mais forte quando podemos escolher sob que dinâmica jogar cada jogo, e passamos a explicar: 2033 é um survival game puro, com poucos recursos, busca constante por munições, ritmo lento e uma atmosfera pesada que nos leva a caminhar lentamente e a ponderar cada passo para não arriscarmos demasiado. Last Light é um jogo de ação, com mais recursos, melhor armamento e um ritmo mais elevado onde disparamos e avançamos com melhores preocupações. O que nos surpreendeu foi a possibilidade de escolhermos sob que dinâmica queremos jogar os jogos, e nós escolhemos jogar no modo survival pois acreditamos que se enquadra melhor na atmosfera e no enredo do jogo.

metro-redux-3

Por fim, a jogabilidade de 2033 também se aproxima bastante da que encontramos em LL, com menus idênticos, e possibilidades que na versão anterior não erão possíveis. Infelizmente os problemas sonoros continuam presentes, com diálogos em que as vozes não estão sincronizadas com as fases e algumas vozes que não se enquadram com as personagens que vamos encontrando.

LL não demonstra uma evolução gráfica tão grande, óbvio se tivermos em conta que foi lançado o ano passado, mas consegue apresentar uma grande fluidez e, também aqui sentimos que o excelente trabalho na exploração dos efeitos de luz e sombra oferece uma grande melhoria na atmosfera de um jogo que é passado em grande maioria na escuridão. Outra melhoria encontra-se na inteligência artificial, principalmente em 2033, mas aqui nota-se que o trabalho ainda nao foi perfeito e sentimos que em alguns momentos estamos perante inimigos que ainda não conseguem usar os cenários de forma inteligente.

metro-redux2

Com um armamento interessante e monstros reconstruidos, Redux tem tudo para nos oferecer alguns sustos e momentos de adrenalina, mas devemos assinalar que o enredo tenta aprofundar uma sociedade sem esperança e onde alguns humanos são inimigos mais perigosos do que os monstros que passeiam por Moscovo. No entanto, apesar de demonstrar uma crítica social bem conseguida e um ambiente ainda melhor, por vezes esse ambiente perde-se com alguns diálogos que não encaixam totalmente no ambiente pesado e que é a imagem de marca deste jogo.

metro-redux

Redux é um jogo (na realidade são dois e mais uns DLCs) que apresenta altos e baixos. Se por um lado temos uma grande melhoria gráfica e uma fluidez que devemos aplaudir, por outro lado os problemas sonoros continuam, e mesmo com os movimentos das personagens melhorados, principalmete expressões faciais, continua a faltar emoção a alguns personagens num jogo que é mais do que ação, é emoção e ambiente. No entanto, Redux consegue agarrar no melhor de cada Metro e misturar tudo num bom pack, principalmente por ser possível escolher a dinâmica de jogo, aproveitando uma jogabilidade de stealth que nos dá prazer a cada instante.

Redux são dois jogos que merecem ser jogados. Não estamos perante um pack perfeito, mas estamos perante um jogo que tem muito para oferecer e que irá agradar aos fãs do género. Metro está de parabéns e mesmo não tendo um nome sonante no mundo dos videojogos, este é um pack de grande qualidade. Mais uma boa remasterização a chegar às novas consolas!

 

Pontos fortes:

  • Dois jogos num só, e mais uns DLCs
  • Grande melhoria gráfica em Metro 2033
  • Ambiente fantástico
  • Possibilidade de escolhermos sob que dinâmica jogar
  • Crítica social

Pontos fracos:

  • Alguns diálogos não encaixam no enredo
  • Dessincronização sonora em algumas falas
  • Falta emoção a algumas personagens

LP

Lê Também:   Este muito aguardado jogo de Star Wars para a PlayStation e Xbox já tem lançamento marcado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *