Esta série portuguesa de ficção científica é uma perfeita pérola escondida do nosso Streaming
Viagens no tempo, figuras e reconstituições históricas, não podes perder a série portuguesa “Ministério do Tempo”, disponível no streaming.
A ficção cientifica é um dos géneros mais adorados pelo público. Histórias que abordam temáticas que não existem no mundo real é são escapes para o público. Nos últimos anos, a ficção televisiva portuguesa tem apostado em histórias e produções de qualidade que conquistam tanto o público nacional como internacional.
Séries que misturam história, ficção e aventura tornaram-se cada vez mais populares. Um dos subtemas mais aclamado de ficção científica são as viagens no tempo, levando os espectadores a revisitar o passado de formas inovadoras. Estes temas aparecem em produções como como, por exemplo, Back to the Future e Dark, mas também estão presentes em produções nacionais, que estão disponíveis no nosso streaming.
Ministério do Tempo: a série portuguesa que nos leva a viajar pela história
Lançada em 2017 pela RTP, o “Ministério do Tempo” é uma série que transporta os espectadores através dos séculos na história portuguesa, europeia e internacional. Com uma mistura de humor e ação e com a presença de várias figuras históricas, a produção é uma das mais cativantes e ambiciosas da televisão nacional. O projeto permite ao espectador conhecer mais sobre a história de Portugal, com cenários, figurinos e até efeitos especiais dignos de uma série americana.
Uma organização secreta e missões no passado
Na série, não há máquinas do tempo, mas sim Portas do Tempo. Descoberto por D. João II durante, o segredo das portas leva-o a criar uma organização secreta para proteger a história de Portugal (o Ministério do Tempo). Esta organização tem como objetivo garantir que ninguém viaja ao passado para alterar o presente. Desde então, o Ministério mantém-se ativo, recrutando agentes de diferentes épocas para garantir que o curso da história não é alterado.
Entre os agentes desta patrulha intertemporal está Amélia Carvalho (Mariana Monteiro), uma jovem do século XIX que foi a primeira mulher a estudar na Universidade de Coimbra. Determinada e inteligente, sente-se deslocada no seu tempo e encontra no Ministério uma oportunidade para explorar o futuro. Afonso Mendes de Noronha (João Craveiro), um militar do século XVI, é condenado à morte por uma conspiração na corte de D. João III, mas recebe uma segunda oportunidade ao integrar a equipa do Ministério. Por fim, Tiago Silva (Sisley Dias), um técnico do INEM de 2016, vê nesta organização uma forma de revisitar o passado e, possivelmente, salvar a sua mulher, falecida num trágico acidente.
Onde ver Ministério do Tempo?
A série conquistou o público e a crítica, mas conta apenas com 21 episódios (acredita que depois de começares a ver, vais sentir que são poucos). A história desenrola-se ao longo de duas temporadas, com a primeira a ter 16 episódios e a segunda apenas 5. Contudo, a série continua disponível gratuitamente na RTP Play, plataforma de streaming da RTP, permitindo que os espectadores revivam as aventuras da patrulha intertemporal sempre que quiserem.
Figuras históricas e um elenco de luxo
Além do trio principal, a série conta ainda com António Capelo no papel de Salvador Martins, o rígido diretor do Ministério do Tempo, responsável por garantir que todas as missões correm sem desvios. Luís Vicente interpreta Ernesto, o chefe de segurança, e Andreia Diniz dá vida a Irene, uma agente altamente treinada. Carla Andrino completa o elenco principal como Maria dos Prazeres, a secretária eficiente que mantém o Ministério organizado.
Também algumas das figuras mais marcantes da história de Portugal podem ser vistas ao longo dos 21 episódios. De D. Afonso Henriques a Luís de Camões, passando por Fernando Pessoa e Aristides de Sousa Mendes, os espectadores têm a oportunidade de ver estes personagens históricos em ação, muitas vezes em contextos inesperados.
Vais ver o Ministério do Tempo?