© Intel

Mochila da Intel ajuda cegos a caminhar em cidades

A nova solução da Intel para ajudar invisuais pode vir a substituir o cão-guia e dar mais segurança e liberdade aos utilizadores.

Nos últimos tempos, empresas como a Google e a Apple têm revelado preocupação em desenvolver soluções para ajudar pessoas com alguma deficiência visual. Já existem soluções como bengalas e aplicações de smartphone que ajudam os audiovisuais a compreender melhor o espaço envolvente, a identificar objetos, e que comunicam através de voz captadas por sensores.

A maior parte destas soluções melhoram a experiência da pessoa invisual em espaços públicos mas não lhes dá uma grande autonomia, sendo, por isso, em muitos casos, o cão-guia importante.

Recentemente a Intel apostou no desenvolvimento de uma tecnologia com recurso à inteligência artificial, materializada numa mochila, que ajuda os cegos a identificar vários elementos que os rodeiam como passadeiras, sinais de trânsito e diferentes objetos estáticos e em movimento, proporcionando uma maior segurança ao utilizador. A mochila é ativada por voz.

Lê Também:   BMW apresenta nova versao do iDrive

Jagadish K. Mahendran é o engenheiro programador, do Instituto de Inteligência Artificial da Universidade da Geórgia, responsável por esta tecnologia, e em conjunto com a sua equipa, desenvolveu uma mochila que vem equipada com um sistema de GPS. O utilizador terá, ainda, de levar consigo uma pequena bolsa com uma bateria, cuja autonomia é de, aproximadamente, oito horas, e um colete com uma câmara tripla escondida, que conta com a tecnologia IA espacial OAK-D da Luxonis. As notificações de áudio relacionadas com o ambiente em redor do utilizador são transmitidas através de um fone de ouvido por Bluetooth.

Ainda não há previsão de lançamento deste produto no mercado. Por enquanto, a solução ainda se encontra em fases de testes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *