MONSTRA 2016 | Apresentação do Festival

 

De 3 a 13 de março 2016 a MONSTRA anda à solta por Lisboa! Na sua 15ª edição, o Festival de Animação traz à capital mais de 500 filmes oriundos de 69 países de todos os continentes – e 50 são portugueses.

 

Na 15ª edição da MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa as ante-estreias e as longas-metragens estão em grande destaque, a par de uma grande homenagem ao cinema de animação da ex-Jugoslávia.

Os japoneses “Miss Hokusai“, de Keiichi Hara e “Memórias de Marnie“, de Hiromasa Yonebayashi, dos estúdios Ghibli, nomeado para Óscares 2016 são dois dos grandes destaques da secção de Competição.

LÊ AINDA: Óscares 2016, em análise | Melhor Animação, Documentário e Filme Estrangeiro

whenmarni_f02cor_2015111388

Ainda na competição de longas-metragens está o filme “O Profeta” cujo realizador principal é Roger Allers (“O Rei Leão”, “Open Season”) e que é baseado no romance homónimo de Khalil Gibran. “Little From the Fish Shop”, do realizador checo Jan Balej (vencedor do Prémio Melhor Longa-Metragem da MONSTRA 2007 com “One Night in the City”) também se encontra na competição de longas. Os cenários e personagens deste filme, uma adaptação moderna do conto “A Pequena Sereia” de Hans C. Andersen, encontram-se em exposição no Museu da Marioneta, em Lisboa, desde 5 de fevereiro até 30 de abril. Ainda na secção de competição de longas-metragens na MONSTRA 2016, estarão os filmes “Avril et le Monde Truqué”, baseado numa bd de Tardi e vencedor em 2015 do Cristal de Annecy para Melhor Longa-Metragem.

Em antestreia a 4 de março surge “O Rapaz e o Monstro“, de Mamoru Hosoda. Aqui presenciamos um conto de fantasia e ação sobre a amizade entre Kyuta, um rapaz só e infeliz que vive no mundo dos humanos (em Shibuya), e Kumatetsu, uma criatura solitária que vive em Jutengai, o mundo imaginário. A relação, por vezes tempestuosa, entre o monstro e o seu jovem aprendiz, vai ficando cada vez mais forte. Ao superarem a solidão, acabam por perceber o quanto precisam um do outro. Um feliz encontro que será o início de uma aventura que vai muito para além da nossa imaginação…

the-boy-and-the-beast

Destaque ainda para antestreia, na secção Pais e Filhos, de “Minúsculos: O Vale das Formigas”, o filme cuja série de televisão é exibida em Portugal e bem conhecida dos mais pequenos.

Novamente do Japão, serão exibidos os filmes “Metropolis”(2001), de Rintaro, “Viagem de Chihiro”(2001), de Hayao Miyazaki e “When the Wind Blows”(1986), de Jimmy Murakami na secção Históricos, que nesta edição do Festival completam 15 e 30 anos, respetivamente.

Como parte de celebração dos maiores clássicos de animação da ex-Jugoslávia, são mais de uma centena os filmes da Bósnia, Croácia, Eslovénia e Sérvia aos quais a MONSTRA dedica várias retrospetivas.

Já na secção DokAnim é apresentado um documentário sobre a importância do realizador Karel Zeman na história do cinema, nomeadamente nos efeitos especiais, filme que conta com depoimentos de vários realizadores como Tim Burton, Terry Gilliam, Kōji Yamamura, Kōsei Ono, entre muitos outros. O filme “Invention for Destruction” de Zeman pode ser visto na secção Históricos.

A MONSTRA volta a trazer o Cinema Mais Pequeno do Mundo com a companhia Ciné Troupe à Praça Luís de Camões, desta vez com uma programação dedicada à Primeira Guerra Mundial e uma seleção de filmes da competição curtíssimas, competindo pelo Amendoim de Ouro.

Noiserv3

A música está em grande destaque nesta edição do Festival. É apresentada pela primeira vez a secção Jazz e Animação, um programa que se realiza no Hot Club Portugal, onde os filmes são musicados ao vivo, e no Cinema Ideal, onde esta sessão é complementada com uma masterclasse sobre o tema. O músico português Noiserv é convidado para programar o ClipAnim, uma secção dedicada aos videoclips de animação que influenciaram a sua carreira.

À semelhança do ano passado, o Festival vai ter sessões pré-festival. Este ano está programado um Bike-in a realizar dia 26 de fevereiro, no átrio da Escola Luís de Camões, após o passeio mensal da comunidade Massa Crítica. O evento é aberto e gratuito, desde que os espectadores tragam a sua bicicleta.

Haverá ainda sessões da MONSTRINHA para Pais e Filhos, que decorrerão nos dois fim-de-semana do Festival no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade e Cinema Ideal. Uma das novidades deste ano, é um programa para bebés, uma sessão contínua gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *