Morreu Emmanuelle Riva, de “Hiroshima mon amour”

Emmanuelle Riva, actriz francesa, não resistiu a um cancro e morreu aos 89 anos.

A actriz francesa Emmanuelle Riva, de nome Paulette Germaine Riva, conhecida como um dos símbolos do amor da Nouvelle Vague morreu ontem, aos 89 anos, vítima de cancro. Emmanuelle sempre enfrentou a sua doença com bravura, tendo trabalhado até aos seus últimos meses de sua vida. No passado verão actuou na Academia de França, em Roma e gravou na Islândia.

Em 2013, Emmanuel recebeu um prémio de melhor actriz pelo papel desempenhado no filme Amour, de Michael Haneke, tendo-se tornado a actriz mais idosa a receber um Óscar nesta categoria.

Nasceu em 1927, na região de Vosges, numa família modesta de origem italiana. Era apaixonada pela poesia, pela literatura e pelo teatro. Desde cedo que se iniciou no mundo da representação, tendo entrado para um grupo de teatro amador. Este seria apenas o primeiro passo para uma carreira de sucesso, a que se seguiu a entrada na escola superior de artes e teatro.

O seu talento foi descoberto por Tilly e Michel Hermon nos anos 80.  No mundo do cinema, trabalhou com nomes como Roger Planchon, Dominique Poulange, Brigitte Jaques, Pierre Laville e era conhecida pela sua “essência poética”, tendo inclusive publicado os seus próprios poemas, mas foi no cinema e na televisão que se destacou.

Os seus papéis em filmes como  “Hiroshima, meu amor”, de Alain Resnais ou “Azul”, da trilogia de Kieslowski ficaram para a posterioridade.


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *