Ghostbusters | © The Moviestore Collection Ltd

Morreu Harold Ramis, um dos Ghostbusters

Faleceu na manhã desta segunda-feira, com 69 anos, Harold Ramis, actor, realizador e argumentista, provavelmente mais conhecido pelo grande público como um dos “ghostbusters”, Dr. Egon Spengler.

Começou a sua carreira como comediante e argumentista, em programas televisivos como Second City Television e Saturday Night Live, onde trabalhou com nomes marcantes como Bill Murray, Rick Moranis, John Belushi, Martin Short e Dan Aykroyd. Foi um dos argumentistas por detrás do filme de 1978, A República dos Cucos, de John Landis, tal como um dos criadores e interpretes de Os Caça-Fantasmas, cuja realização foi deixada a cabo de Ivan Reitman, um veterano do cinema humorista norte-americano.

Foi na realização que Ramis imortalizou o seu nome, ao escrever com Danny Rubin e dirigir Groundhog Day (em português, O Feitiço do Tempo) que é considerado uma das comédias mais importantes e marcantes da história da Indústria Cinematográfica. Nesse filme, lançado em 1993, seguimos Bill Murray, um meterologista arrogante que se vê forçado a viver o mesmo dia, no mesmo local, durante um tempo indeterminado.

Lê Também:
Ghostbusters vira série animada da Netflix

Também dirigiu em 1996, o filme Analyze this (Uma Questão de Nervos), que segue Paul Vitti, interpretado por Robert De Niro, um mafioso deprimido que visita um psiquiatra, Billy Crystal. O filme teve uma sequela, também dirigida por Ramis, Analyze That (Uma Outra Questão de Nervos), lançada em 2002. Entre o seu espólio de 11 filmes, podemos encontrar Muliplicity, com Michael Kleaton e os seus clones e Bedazzled, onde Brendan Fraser é seduzido pelo diabo

O seu último filme, Year One, passado na pré-história, junta Jack Black e Michael Cera arrasado pelas críticas e com um mau desempenho nas bilheteiras.

Morreu em sua casa, em Chicago, devido a complicações de uma doença inflamatória rara que já o tinha obrigado a retirar-se da actividade cinematográfica. Deixa para trás a sua mulher, os seus três filhos e um último filme que não faz justiça à sua carreira.

Lê Também:
Ghostbusters vira série animada da Netflix

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.