Milos Forman

Morreu Milos Forman, realizador de Voando Sobre um Ninho de Cucos

Milos Forman tinha 86 anos e morreu na passada sexta-feira, 13 de abril.

O realizador checo Milos Forman morreu na passada sexta-feira, dia 13 de abril, nos Estados Unidos da América, onde vivia desde 1968. Tinha 86 anos de idade e, segundo as declarações da sua mulher, Martina, à CTK (empresa checa de notícias), Forman já tinha estado doente por um breve período de tempo. Martina acrescenta ainda que a sua partida foi tranquila, estando o tempo todo rodeado daqueles que mais ama.

Milos Forman deixou-nos fantásticas obras cinematográficas, tais como “Voando Sobre um Ninho de Cucos”, cujo protagonista é Jack Nicholson e “Amadeus”, biografia do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, pelos olhos de Antonio Salieri. Estes dois filmes, em conjunto, conquistaram 13 Óscares, incluindo o de melhor realizador.

Natural da cidade Caslav da República Checa, Forman nasceu a 18 de fevereiro de 1932. No verão de 1968 deixou o seu país, em seguimento da invasão soviética da (na altura) Checoslováquia e refugiou-se nos Estados Unidos da América, tornando-se oficialmente um cidadão norte-americano em 1970.

Lê Também:
Top 10 Filmes Horror da Netflix que os espectadores não conseguiram acabar

Apesar da sua vida conturbada, Forman já se tinha estreado no cinema com dois documentários datados de 1960 e 1964 e uma curta-metragem, também em 1964. Entre outros vários projetos, em 1965 realizou “Os Amores de Uma Loira” e em 1967 “O Baile dos Bombeiros”, sendo que ambos foram destacados com um Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

É depois de se instalar devidamente nos EUA que Milos Forman realiza “Voando Sobre um Ninho de Cucos”, que foi muito aclamado pela crítica e pela Academia, tendo recebido cinco Óscares nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Argumento.

“Hary” e “Ragtime” foram mais dos seus trabalhos antes de Forman se destacar ainda mais com “Amadeus”, em 1984, que conquistou oito Óscares, incluindo nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador. Desde aí que Milos Forman abrandou no seu trabalho, mas continuou a presentear-nos com vários filmes fantásticos, tais como “Larry Flint”, “Homem na Lua” e “Os Fantasmas de Goya”.

TRAILER | REVÊ AS IMAGENS DE VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS

E tu? Qual o teu filme preferido de Milos Forman?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.