Phil Elverum e Julie Doiron (foto de Rin-san Jeff Miller)

Mount Eerie de regresso com Lost Wisdom pt. 2

Mount Eerie e Julie Doiron preparam-nos um novo álbum, Lost Wisdom, a sair dia 8 de Novembro.

A cada ano (ou quase) chega-nos um novo álbum de Mount Eerie, o projeto musical de Phil Elverum. Este ano é a vez de Lost Wisdom pt.2, a continuação da colaboração com Julie Doiron, que sairá dia 8 de Novembro. Com este novo álbum, Elverum tem por objetivo, não descrever a confusão superficial e os eventos que nos acontecem, mas o que está na base de tudo. Por isso, este disco não será mais uma digressão pelo seu campo de experiência pessoal, antes uma análise maior do que o simples sentir.

Espero ter escrito músicas sobre a base fumegante por detrás de todo este caos superficial, sobre o amor que é eterno, músicas para além da simples tristeza.

Muito antes da primeira parte desta colaboração – o álbum Lost Wisdom de 2008 -, durante a década de noventa, já os dois músicos se conheciam e influenciavam mutuamente. Julie Doiron pertencia, nessa altura, à banda Eric’s Trip. Elverum afirma que Doiron “é a minha cantora favorita desde 1993 quando ouvi pela primeira vez a banda Eric’s Trip e subsequentemente dediquei a minha vida à música e à arte. Este caminho de 26 anos desde a minha obsessão adolescente até ser colaborador faz-me sentir um afortunado.” E, se por causa do contacto com a música de Doiron, temos um artista como Elverum, nesta parceria, chega-nos um álbum a cujo lado autobiográfico se acrescenta agora uma experiência transversal humana.

Entre estes dois capítulos da mesma história, muitas mudanças aconteceram. Elverum perdeu a mulher, ainda jovem, o que o levou a usar a arte como refúgio e busca de sentido na vida (ou documentação da sua falta). Neste espaço de tempo compôs dois álbuns, A Crow Looked at Me, em 2017 – que constou da nossa lista de Melhores Álbuns desse ano – e Now Only, em 2018.

Lê Também:
Sharon Van Etten anuncia Departure

Com o anúncio do álbum, vem o single “Love Without Possession”. Nesta canção, procura-se o que significa realmente amar. Não narra uma história, mas narra-nos a própria e universal história do amor, enigmática e surpreendentemente clara. E assim começa e acompanha, não diria este dueto, mas este trio, de Doiron, de Elverum e da  guitarra. Sem um deles, a música ficaria desequilibrada. Com os três, é-nos comunicada uma calma que vem da própria confiança e compreensão mútua. “What would be the use in becoming/a symbol of walking desolation?” começa esta reflexão. O que significa esta palavra tão pequena, mas que nos cobre a todos? A canção não nos dá a resposta. “‘Love’, a small word/ unable to hold/ while we stretch at its meaning” cantam, enquanto a levam a domínios desconhecidos.

MOUNT EERIE FT. JULIE DORIAN | “LOVE WITHOUT POSSESSION”

O álbum sairá dia 8 de Novembro, via P.W Elverum & Sun.

ALINHAMENTO| LOST WISDOM PT.2

01 “Belief”
02 “When I Walk Out Of The Museum”
03 “Enduring The Waves”
04 “Love Without Possession”
05 “Real Lost Wisdom”
06 “Widows”
07 “Pink Light”
08 “Belief pt. 2″

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *